Viver Sem Vergonha
sintomas de gravidez

09 sintomas de gravidez na primeira semana – Será que estou grávida?

Se você está sentindo algumas coisas diferentes, e suspeita que é gravidez, vai encontrar neste artigo muitas informações que podem lhe ajudar a descobrir se realmente está grávida. Descubra agora 09 sintomas de gravidez que aparecem já na primeira semana de gestação.

Os primeiros sintomas de gravidez na primeira semana

Os primeiros sintomas de gravidez não costumam aparecer na primeira semana. Geralmente os primeiros sintomas de gravidez surgem somente 03 semanas após a fecundação. No entanto, em algumas mulheres os sintomas começam a aparecer 06 dias após a fecundação do óvulo, portanto, é perfeitamente possível já sentir os primeiros sintomas de gravidez logo na primeira semana.

Quais os primeiros sintomas de gravidez?

barriga de mulher com sintomas de gravidezSão vários os sintomas que podem surgir nas primeiras semanas de gravidez. Neste artigo citaremos apenas os 09 principais.

1- Sangramento vaginal

Um pequeno sangramento vaginal pode ser sinal de gravidez. Isso pode acontecer porque o embrião que foi gerado após a fecundação do óvulo percorre as trompas e vai se fixar na parede do útero, essa fixação pode gerar pequenos sangramentos, que muitas vezes podem ser confundidos com sinais de menstruação.

2 – Menstruação atrasada

Menstruação atrasada é um dos sinais mais claros de gravidez. Mas nem sempre esse sintoma leva a mulher a constatar que está grávida. Muitas mulheres possuem ciclos menstruais bastante irregulares e, nesses casos, um atraso na menstruação pode não ser entendido como um sintoma de gravidez. Além disso, por causa dos pequenos sangramentos citados acima, a mulher pode nem perceber que sua menstruação está atrasada.

3 – Muitas náuseas e vômitos

Esses sintomas costumam aparecer entre a 6ª e a 12ª semana de gravidez. Mas não se assuste se você já sentir esses sintomas logo na 2ª ou 3ª semana de gestação.

Esses sintomas são bastante comuns, e podem ser tão intensos que podem levar a mulher a ter dificuldades até mesmo para se alimentar. Em casos mais extremos é importante procurar o médico o mais rápido possível.

Você pode aprender como aliviar este sintoma neste outro artigo, é só clicar aqui.

4 – Prisão de ventre

A gravidez leva ao aumento da quantidade de um hormônio chamado progesterona. O aumento na produção do hormônio progesterona faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo feminino fiquem um pouco mais “relaxados”. Isso acontece para facilitar o crescimento do filhote, garantindo que ele fique acomodadinho na barriga da mamãe durante toda a gestação. Mas isso leva os intestinos da mamãe a sofrer alguns prejuízos no que diz respeito à capacidade de contrair, o que acaba por provocar prisão de ventre.

Existem dicas que podem te ajudar a evitar a prisão no período de sua gravidez, aqui no blog tem um artigo muito bacana sobre isso (aprenda a evitar a prisão de ventre).

5 – Desejo de comer determinadas coisas e aversão a alguns alimentos

Um dos sintomas de gravidez mais conhecidos é o desejo de comer certas comidas. Você pode nunca ter tido vontade de comer um grande prato de lentilhas e, de repente, sente uma vontade louca de comer lentilhas.

Pode acontecer também de você, de repente, não conseguir mais nem ouvir falar de certas comidas. Isso é natural, mas não deixe que a vontade de não comer algo impeça que você se alimente bem.

6 – Aumento significativo dos gases intestinais

É comum algumas gravidinhas perceberem um aumento significativo dos gases intestinais logo nas primeiras semanas de gravidez. Infelizmente esse sintoma de gravidez é realmente bastante chato.

Nas primeiras semanas de gravidez é comum a mulher ficar com vontade frequente de arrotar, e em alguns casos a gestante pode sofrer com flatulências. 

7 – Modificações olfativas e do paladar

As modificações do paladar e do olfato são sintomas muito comuns da gravidez. A gravidinha pode, de repente, achar que tudo está com um gosto diferente, que o doce que antes gostava tanto agora está tão doce que é quase impossível comê-lo. Também não é incomum passar dias com um gosto metálico na boca.

8 – Aumento das mamas

O aumento dos seios pode surgir logo na 1ª ou 2ª semana de gravidez. Também pode acontecer dos seios ficarem muito mais sensíveis tornando difícil até mesmo suportar o soutien.

Esse aumento das mamas ocorre por causa das alterações hormonais que tem por função estimular as glândulas mamárias, processo importante que garante a amamentação do bebê que está por vir.

9 – Cansaço muitas vezes excessivo, sem motivo aparente

De repente você começa a se sentir muito cansada, mesmo sem ter feito nada diferente e sem ter feito nenhum exercício. Essa fadiga aparentemente inexplicável é um sintoma de gravidez bastante comum. Caso você tenha uma rotina muito pesada, realmente a coisa pode ficar bem complicada, porque no final do dia você se sentirá extremamente cansada.

Outra coisa. Se você começar a sentir sono toda hora, e começar a sofrer muito para se levantar pela manhã, pode ser que realmente esteja grávida.

Esses sintomas são mais intensos no primeiro trimestre de gravidez, no segundo trimestre eles tendem a desaparecer.

Conclusão

Esses são alguns dos principais sintomas de gravidez que surgem logo na primeira semana. Contudo, eles podem variar de mulher para mulher, ou seja, não necessariamente você experimentará todos eles, e não necessariamente não experimentará outros que não estão neste artigo.

De qualquer maneira, é importante procurar apoio médico, para verificar se está tudo bem. Caso seja constatado que você realmente está grávida, o próprio médico se encarregará de lhe dar todas as instruções para você ter uma gravidez o mais tranquila possível.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender os primeiros sintomas de uma gravidez.

Recomendados Para Você: