Viver Sem Vergonha
dicas de boas atividades para idosos com alzheimer

5 Atividades para idosos com Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que atinge inúmeras pessoas no mundo todo. Na maioria dos casos, é uma doença que inicialmente demonstra pequenos sinais de esquecimento, mas pode se agravar rapidamente. Neste artigo, você encontrará dicas de boas atividades para idosos com Alzheimer, que ajudarão a pessoa a ter melhor qualidade de vida durante esta etapa tão dura da vida.

Inúmeras atividades são benéficas para quem está demonstrando os primeiros sinais da doença, mas é importante estar atento para não exagerar.

A sobrecarga de atividades pode ser prejudicial para a pessoa, visto que ela pode se sentir pressionada com tantas atividades, como se estivesse sendo testada a todo momento.

Também é interessante que as atividades propostas estejam relacionadas com atividades que o idoso já se identificava. Introduzir novas atividades pode ser bom para a saúde da pessoa, mas pode não ser atrativo.

Antes de partir para as atividades para idosos com Alzheimer vale à pena dar uma última dica, é importante agir com naturalidade, assim o idoso vai considerar que são atividades do dia a dia e não um teste permanente de como sua doença está progredindo ou não.

Boas atividades para idosos com Alzheimer:

1 – Peça ajuda para a realização de atividades do cotidiano:

dicas de boas atividades para idosos com alzheimerEsta é uma atividade muito simples, mas que pode trazer inúmeros benefícios para uma pessoa com Alzheimer.

Muitas pessoas acreditam que a doença inabilita o idoso para todas as atividades e acabam colocando o idoso em uma redoma, impedindo que o mesmo faça as atividades simples do dia a dia que ele ainda consegue fazer. Isso só piora a situação, pois pode proporcionar grande baixa estima.

Você pode pedir ajuda para coisas simples, como preparar a mesa para o almoço, contar quantos talheres serão necessários, organizar a despensa, limpar a mesa ao final das refeições, e tantas outras atividades que farão com que o idoso se sinta útil e ainda exercite sua memória.

Vale à pena destacar que as atividades devem estar de acordo com o estágio da doença. É importante ter o bom senso de exigir do idoso aquilo que ele ainda tem capacidade de fazer, sem que a tarefa se torne algo estressante.

2 – Incentive a leitura de livros, revistas e jornais:

A segunda dica da nossa lista de atividades para idosos com Alzheimer é a leitura de livros, revistas e jornais. Colocar esta atividade em prática é mais fácil quando o idoso já possui o hábito da leitura.

A leitura pode colaborar significativamente com a saúde do idoso, é um ótimo exercício cognitivo.

Habilidades como a compreensão de texto, raciocínio, memória e a linguagem são exercitados durante a leitura. Além de estimular o conhecimento que o idoso já possui, como por exemplo, ler textos relacionados à hobbies antigos ou sobre a profissão que exercia.

A leitura do jornal também é muito interessante, em especial um jornal diário, onde o idoso pode ler a data diariamente da publicação das notícias. Funciona como um bom calendário, para que o idoso não se sinta perdido no tempo.

3 – Ouvir música também é uma ótima atividade:

Além das tarefas diárias e da leitura, a música é outra atividade muito simples que pode ajudar o idoso que passa pelo mal do Alzheimer (confira um vídeo muito especial aqui).

O primeiro motivo é que a música tem grande poder de mudar o humor das pessoas, algumas músicas podem acalmar e outras podem animar a pessoa idosa. A música pode ser uma ótima aliada na hora de proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas.

Além disso, a música tem grande poder de estimular a memória das pessoas, pois muitas músicas podem recordar momentos marcantes. Por isso, é interessante conhecer os gostos musicais da pessoa idosa e também as músicas que para ela são as mais marcantes.

Ouvir uma música parece uma atividade muito simples, mas traz inúmeros benefícios para as pessoas idosas. Elas podem ser estimuladas a bater os pés conforme o ritmo, a acompanhar a música com palmas e cantar os trechos que mais gosta.

4 – Tenha um grande álbum de retrato para a pessoa idosa:

As fotografias não poderiam ficar de fora desta lista de atividades para idosos com Alzheimer. As fotos podem trazer inúmeros benefícios, em especial o exercício da memória.

Vale à pena espalhar porta retratos e quadros pela casa. Utilize fotos da família, fotos antigas e fotos de momentos marcantes da vida da pessoa.

Ter um bom álbum de retrato é muito importante, você poderá guardar inúmeras fotografia que ajudem a pessoa idosa a relembrar momentos especiais e pessoas especiais.

É interessante que ao olhar as fotografias a pessoa idosa seja estimulada a exercitar da memória e tentar trazer à mente os acontecimentos do dia, as lembranças boas que ela tem de determinados eventos. Tudo isso será muito bom e saudável para uma pessoa com Alzheimer.

5 – Aproveite a religiosidade da pessoa para exercitar a mente:

Outra forma de proporcionar boas atividades para idosos com Alzheimer é a prática da religiosidade.

Para pessoas idosas religiosas estas atividades podem ser muito importantes, mesmo que elas não consigam exercê-las plenamente. Você poderá convidar a pessoa idosa para que no dia a dia ela faça suas práticas piedosas como de costume, suas orações, leitura de textos religiosos e atém mesmo participação de celebrações.

Além de exercitar a memória, a prática religiosa poderá confortar a pessoa. Estas atividades são fundamentais para pessoas que sempre foram muito religiosas.

Finalizando

Como pode ver, todas as atividades para idosos com Alzheimer que foram mencionadas no artigo são muito simples. Não exigem de você nenhum conhecimento profissional, mas dedicação e amor pela pessoa que você cuida. São atividades para o dia a dia e podem trazer maior qualidade de vida para a pessoa que vive a doença.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também precisam destas dicas para cuidar melhor das pessoas que ama, você também poderá ajudar inúmeras pessoas.

Recomendados Para Você: