Viver Sem Vergonha
dicas para comprar carros usados sem correr riscos

7 Dicas para comprar carros usados sem correr riscos

Comprar um carro novo nem sempre é possível ou interessante financeiramente para muitas pessoas, o melhor então é fazer a opção por um carro usado. Neste artigo você vai encontrar dicas para comprar carros usados e não ter problemas na hora de escolher um bom veículo.

Escolher um carro usado é um pouco diferente quando comparado a escolher um carro novo. É necessário ter mais cuidado e estar atento à qualidade do veículo, à boa condição mecânica e também a boa aparência.

É certo que a maioria das pessoas não sabem avaliar a parte mecânica de um veículo usado, isso é natural, pois é um serviço especializado de mecânico. Então estas dicas serão muito úteis para comprar seu carro.

Vale destacar que comprar um carro usado pode ser um grande negócio, ou um grande problema. Tudo dependerá do veículo que você vai escolher, é possível encontrar carros usados muito bons e também carros em péssimas condições. Estou certo de que você quer fazer bons negócios, então confira as dicas para comprar carros usados sem correr riscos.

7 Dicas para comprar carros usados sem correr riscos:

1 – Não compre veículos de pessoas suspeitas:

dicas para comprar carros usados sem correr riscosO primeiro passo é comprar veículos de pessoas ou concessionárias de confiança, evite comprar carros na mão de pessoas suspeitas.

O mercado de carros usados pode ter inúmeras surpresas, como por exemplo, carros roubados, carros que passaram por fortes colisões ou com defeitos que estão por acontecer.

Duvide sempre de carros com valores muito abaixo do normal, a não ser que você confie na pessoa que está vendendo o veículo para você. É sempre bom tomar cuidado quando as vantagens são muito grandes para o comprador.

Para ter sucesso com um carro usado é importante limitar os riscos, mesmo que alguma oportunidade pareça ser muito boa em um primeiro momento.

2 – A pressa é inimiga de uma boa compra de veículo:

Esta é uma das dicas para comprar carros usados mais importantes para quem vai comprar seu primeiro carro, não compre um carro na pressa, essa é uma atividade que não pode ser feita na correria.

Quando uma pessoa está com pressa para comprar certo veículo muitas verificações deixam de ser feitas e muitos defeitos passam em branco. Isso pode trazer inúmeros problemas em curto e médio prazo para o comprador do veículo.

Por isso, tenha tempo para pesquisar as melhores opções do mercado para você. Não caia na pilha de um vendedor, pois ele sempre fará com que você fique com a impressão de que você precisa tomar uma decisão urgente, pois senão perderá uma grande oportunidade.

Fique tranquilo, sempre haverá boas oportunidades para quem tem paciência.

3 – Descarte carros sem valor no mercado:

Existem alguns veículos que dão duas alegrias ao dono, a alegria na hora de comprar e a alegria na hora que consegue vender. Você deve evitar veículo que ninguém quer, modelos que não tem valor no mercado.

Aqui é importante entender a diferença de valor e preço. Existem carros baratos que tem um grande valor de mercado, são bons veículos que são vendidos facilmente. Também existem veículo caros, mas que não possuem valor de mercado, a pessoa literalmente casa com o veículo pois não consegue desfazer dele.

Então fique atento a este detalhe importante, pois é provável que você não fique com este veículo para o resto da vida.

Evite carros que sofreram alterações estruturais, como os carros rebaixados, carros com a pintura muito deteriorada, modelos que já saíram de linha e não possuem peças para manutenção disponíveis no mercado, evite também carros com cores extravagantes, eles só fazem sucesso durante o lançamento.

4 – Verifique se o carro passou por graves acidentes:

Outro ponto importante é que ninguém gosta de comprar veículos que passaram por graves acidentes, como por exemplo grandes colisões ou carros que passaram por situações de enchentes.

Carros que passaram por esta situação podem possuir inúmeros problemas que são irreversíveis, além de perder muito valor no mercado.

Para evitar comprar um carro que passou por este problema é importante avaliar o carro com cuidado. Comece pela lataria, observe ondulações, amassados, diferenças nas quinas, simetria das portas, alinhamento do para-choque e a presença de massa no carro.

Caso você não tenha experiência adequada para isso é necessário contar com auxílio de um bom profissional para avaliar o veículo. Alguns carros vêm com avisos, indicando que o veículo passou por algum sinistro.

5 – Evite veículos com pendências jurídicas:

A quinta dica da nossa lista de dicas para comprar carros usados é evitar veículos com pendências jurídicas.

Estas pendências jurídicas podem ser multas de trânsitos, débitos com o pagamento das taxas anuais de IPVA e seguro obrigatório (você poder verificar tudo isso no site do DETRAN). Ou então, carros que sejam oriundos de disputas jurídicas, como divórcios que ainda não tiveram desfecho, falência de empresas ou pessoas físicas.

O importante é ficar longe de problemas, pois qualquer detalhe que fuja do seu controle poderá demorar mais tempo do que você imagina para se resolver.

Não leve para casa um problema que é das outras pessoas, compre um carro sem problemas e sem nenhuma dificuldade para passar para seu nome. Fique de olho aberto com este detalhe.

6 – Contrate um mecânico de confiança para verificar seu veículo:

A sexta dica é contratar um mecânico de confiança para fazer um checkup geral no veículo que você deseja comprar. A maioria das pessoas que já tem um veículo conhecem um mecânico de confiança que pode ajudar na hora da compra.

Caso você tenha um bom conhecimento de mecânica você mesmo pode fazer as verificações necessárias, caso contrário vale à pena gastar um pouco dinheiro nesta verificação.

Carros usados sempre podem vir com algum problema mecânico, alguns destes problemas podem ser simples e não inviabilizar a compra do carro, enquanto outros problemas podem ser tão complexos que podem onerar muito a manutenção do veículo comprado.

7 – Faça um teste drive antes de decidir qual veículo comprar:

Para finalizar a nossa lista de dicas para comprar carros usados é importante dizer que você precisa experimentar o veículo, isso mesmo, dê uma volta no carro antes de se decidir.

Algumas pessoas se adaptam melhor em alguns tipos de veículos. Algumas pessoas preferem veículos mais altos ou mais baixos. Também é importante experimentar a dirigibilidade do veículo, se realmente vai te agradar.

Você terá uma visão do uso diário do seu carro, como os pontos cegos, o conforto ao dirigir, a qualidade das informações do painel de direção e tudo que um motorista precisa no dia a dia.

Finalizando

Estou certo de que todas estas dicas serão úteis para você comprar um bom carro usado e não se arrepender depois. Você terá boas condições de escolher uma boa opção e não ter problemas no futuro.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também querem aprender estas dicas para comprar carros usados sem ter problemas, você poderá ajudar inúmeras pessoas.

Recomendados Para Você: