Viver Sem Vergonha
dicas para uma boa decoração de ambientes pequenos

7 Dicas para ter sucesso com decoração de ambientes pequenos

Morar em pequenos apartamentos tem se tornado cada vez mais comum. Algumas pessoas fazem esta opção por necessidade, enquanto outras desejam um estilo de vida minimalista, onde menos é mais. Neste artigo você vai conferir dicas para você ter sucesso com decoração de ambientes pequenos.

Em pequenos apartamentos espaço é assunto sério, aproveitar todo o espaço possível é fundamental. Nesta hora uma boa decoração faz toda a diferença, é importante um bom planejamento e criatividade para transformar pequenos espaços em grandes ambientes.

Para ter sucesso com a decoração de pequenos ambientes todos os detalhes fazem a diferença, desde a escolha e posicionamento dos móveis, cores das paredes, revestimento do piso, acessórios de decoração e iluminação.

O sucesso na decoração dependerá de um conjunto de elementos e ainda colaboração dos moradores para manter todos os espaços em ordem.

O melhor é que a tarefa de decorar pequenos ambientes pode se tornar muito agradável e divertida. Você verá que a criatividade e o desprendimento serão grandes pilares para uma boa decoração.

Dicas para decoração de ambientes pequenos

1 – Faça um projeto de decoração para seu ambiente:

dicas para uma boa decoração de ambientes pequenosFazer a decoração de um pequeno ambiente é bem diferente da decoração de grandes espaços. O desafio pode ser ainda maior, pois você verá que muitas coisas não irão caber em nenhum lugar.

Por isso, é necessário fazer um bom projeto de decoração de seu ambiente. O primeiro passo é medir todos os ambientes.

Não só meça as dimensões dos ambientes, mas todas as aberturas, janelas, portas, bancadas, nichos para eletrodomésticos, pé direito da edificação e qualquer outro detalhe.

Conhecer bem o espaço que você tem é fundamental para que você tenha sucesso na decoração. Isso irá evitar que você também desperdice dinheiro comprando coisas que não cabem nos seus devidos lugares.

Caso você tenha condições é interessante contar com o auxílio de um profissional para elaborar um projeto executivo de designer de interior.

2 – Pense em criar espaços multifuncionais:

A segunda dica para ter sucesso com decoração de ambientes pequenos é sempre pensar em espaços multifuncionais.

Pequenos ambientes geralmente não comportam espaços específicos e bem definidos. Em grandes residências é fácil identificar a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, a sala de TV e tantos outros ambientes, isso é impossível em pequenos ambientes.

Por isso, o foco é ter ambientes multifuncionais. Para isso é necessário muito planejamento, desde a posição e escolha dos móveis e eletrodomésticos.

É possível transformar o sofá da sala em cama para visitas, a sala de jantar em uma confortável sala de estar e TV e tantas outras opções. Tenha criatividade e não se esqueça de que em ambientes pequenos os melhores móveis são os que te trazem flexibilidade e se adequam a diversas funções.

3 – Aprenda a abrir mão de algumas coisas:

É certo que uma boa decoração e um bom planejamento fazem com que os espaços se multipliquem, mas não fazem milagres.

Por isso, caso você tenha feito a opção de morar em um pequeno apartamento é necessário abrir mão de algumas coisas. Não caberá tudo dentro de sua casa, é hora de eliminar o que é desnecessário.

Ter um estilo de vida minimalista irá te auxiliar a reduzir muitas coisas em sua vida. É hora de se desfazer das roupas que não usa e dos objetos antigos que não são úteis mais.

Aproveite para ajudar as outras pessoas, as roupas que não são úteis para você podem ser úteis para outros. Móveis que não cabem mais em seu apartamento podem servir para outras pessoas. Por isso, desapegue-se sem medo das coisas antigas e lembre-se que menos pode ser muito mais.

4 – Invista em nichos e espaços inteligentes:

Todos têm em casa livros, revistas, objetos de decoração e tantas outras coisas que precisar sem guardadas em algum lugar.

Para tudo se adequar em um ambiente pequeno é importante investir em nichos e espaços inteligentes. Aproveite todo tipo de canto de parede, fundo das escadas e pequenos corredores.

Os nichos irão colaborar com os espaços necessários para guardar os objetos e também tem grande potencial de compor uma boa decoração.

5 – Dê preferência aos móveis planejados:

A quinta dica para ter sucesso com a decoração de ambientes pequenos é dar preferência aos móveis planejados.

Com móveis planejados é possível aproveitar da melhor maneira possível todos os espaços de seu apartamento. Além de personalizar com detalhes que combinem com tudo que você já tem.

Bons fabricantes de móveis planejados podem propor inúmeras opções de móveis flexíveis para ambientes pequenos. O que vale nesta hora é a criatividade e a capacidade de trabalhar com a madeira, afim de produzir móveis flexíveis e duráveis.

Geralmente, os móveis planejados podem ser um pouco mais caros que os móveis convencionais. Mas é um investimento que compensa.

6 – Cuidado com as cores quentes e vibrantes:

Uma boa decoração de seu ambiente pequeno dependerá das cores que você escolher para as paredes e também para os revestimentos do piso.

Cores muito fortes e vibrantes podem dar a impressão de que os ambientes são ainda menores do que parecem ser. Cores claras e neutras trazem mais benefícios para pequenos espaços.

Além disso, é mais fácil enjoar de cores fortes. Caso você goste de um ambiente mais colorido aproveite os móveis e eletrodomésticos para dar cor ao ambiente, mas não abuse.

7 – Invista em uma boa iluminação:

Ambientes pequenos e mal iluminados podem se tornar desconfortáveis e até mesmo sufocantes. Por isso a iluminação cumpre um papel fundamental na decoração de ambientes pequenos.

Durante o dia nada melhor que a iluminação natural, janelas bem planejadas podem garantir que a luz nunca falte durante o dia.

Para a iluminação artificial é interessante investir me uma iluminação mais quente nas áreas de convívio sociais e uma iluminação mais fria nas áreas dedicadas ao trabalho, como cozinha e área de serviço. Fique atento com a temperatura de cor adequada para cada ambiente.

Não deixe faltar criatividade na iluminação, ambientes pequenos combinam com todo tipo de acessórios para iluminação.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa e decorar bem seu ambiente. Lembre-se que espaços pequenos bem aproveitados podem valar tanto quanto grandes espaços.

Seja criativo e coloque as dicas acima em prática, estou certo de que você será capaz de decorar seu apartamento com sucesso.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender mais sobre a decoração de ambientes pequenos.

Recomendados Para Você: