Viver Sem Vergonha
dicas sobre cozinha planejada de apartamento

7 Dicas para ter sucesso com uma cozinha planejada de apartamento

Investir em uma boa cozinha planejada de apartamento hoje em dia é fundamental para aproveitar melhor cada espaço disponível. A onda da personalização chegou de vez na arquitetura e pode revolucionar qualquer espaço.

Possuir uma cozinha bem planejada pode evitar inúmeros problemas, como falta de espaço, desconforto na utilização de algum eletrodoméstico e até mesmo impossibilidade de ter algum eletrodoméstico específico, pois ele não caberá no espaço disponível.

Mas, nem tudo são flores. A cozinha planejada de apartamento pode não suprir todas as necessidades dos moradores, caso não sejam observados todos os pontos necessários.

Existem inúmeras dicas que você vai aprender neste artigo para otimizar seu projeto e não se arrepender do que você vai fazer.

Ao fazer sua cozinha planejada não deixe de observar estas dicas, independentemente se você tem uma cozinha grande ou uma cozinha pequena. Você poderá prevenir inúmeros problemas.

7 Dicas para uma boa cozinha planejada de apartamento

1 – Contrate um bom profissional para fazer o projeto de sua cozinha:

dicas sobre cozinha planejada de apartamentoA primeira dica é fundamental. Bons profissionais realmente fazem a diferença na hora de desenvolver um projeto adequado de cozinha planejada.

Para saber se determinado profissional é a melhor opção para você é necessário observar aspectos como sua formação técnica e serviços já desenvolvidos anteriormente.

Também é importante que você esteja atento ao padrão de preço do profissional que você pretende escolher. Você pode encontrar um ótimo profissional com um preço mais acessível.

Além da parte técnica e financeira é necessário ter uma certa simpatia pelo profissional que será contratado. Caso contrário é possível que você não tenha a disposição necessária para participar das reuniões e discutir todas as ideias que serão propostas para sua cozinha planejada de apartamento.

Uma maneira de conhecer melhor cada opção do mercado é conversando com clientes antigos destes profissionais. Eles poderão te passar detalhes exclusivos do convívio com estes profissionais e a satisfação com o serviço desenvolvido.

2 – Contrate uma boa empresa para fabricação dos móveis:

A cozinha planejada depende de dois tipos de fornecedores, o projetista e a empresa que fabrica os móveis.

É comum encontrar profissionais que já possuem empresas parceiras e indicam estas empresas para fabricarem seus projetos desenvolvidos. Também é comum encontrar fabricantes dos móveis planejados que já desenvolvem todos os projetos para seus clientes.

Independente disto tudo é importante estar atento na qualidade dos móveis planejados que serão desenvolvidos. Verifique a qualidade do material, a durabilidade e os prazos de garantia do fabricante.

Não esteja atento somente à madeira, verifique as ferragens também, como dobradiças e puxadores. Tudo isso é importante para a qualidade final.

Conheça estes detalhes visitando projetos já concluídas da empresa fabricante. Muitas empresas também possuem um show room que pode te dar uma referência da qualidade dos móveis fabricados.

3 – Tenha calma e paciência, a pressa é sempre inimiga da perfeição:

Para desenvolver um bom projeto para uma cozinha planejada de apartamento não é permitido pressa. O ditado é sempre verdadeiro, a pressa é inimiga da perfeição.

Por isso, tenha paciência ao escolher um bom profissional e dê tempo adequado para este profissional desenvolver um bom projeto para você.

Faça reuniões durante o desenvolvimento do projeto e colabore com tudo que é do seu interesse. Tire todas as suas dúvidas a respeito do projeto antes dele ser enviado para a fabricação.

Participe ativamente do projeto de sua cozinha, mostre quais são os seus verdadeiros interesses e também como você pretende utilizar a cozinha. Não deixe nada passar sem ser aprovado por você.

4 – Faça sua cozinha para os eletrodomésticos que pretende adquirir:

Em uma cozinha planejada de apartamento todos os espaços são dimensionados para equipamentos específicos.

Por isso, é importante que você já tenha em mente os eletrodomésticos que você pretende ter em sua cozinha. Todos os eletrodomésticos são importantes e cada espaço é pensado para aproveitar melhor cada equipamento e dar conforto a você na hora da utilização.

Passe os modelos e dimensões dos equipamentos para o responsável pelo projeto.

É importante estar atento também à disponibilidade de pontos elétricos, pontos de água e pontos de gás para posicionar corretamente cada equipamento. Alterar estes pontos pode resultar em uma reforma ainda maior, que em alguns casos é quase impossível de não acontecer.

5 – Não perca nenhum centímetro da sua cozinha e aproveite cada espaço:

A quinta dica de como fazer uma boa cozinha planejada de apartamento é não perder nenhum centímetro disponível de sua cozinha.

Todos os espaços podem ser aproveitados. Faça bons armários, prateleiras, nichos, escorredores, bancadas e tantas outras opções. O importante é pensar em todos os detalhes e não deixar que nenhum espaço fique perdido.

Principalmente nos prédios mais novos as cozinhas são muito pequenas. Neste caso a atenção deverá ser redobrada para que o projeto desenvolvido não deixe nenhum espaço perdido.

Investir nos nichos e boas prateleiras irão colaborar muito nesta tarefa.

Nesta hora, a contratação de um bom profissional faz toda a diferença. A experiência em projetos anteriores dá ao profissional uma visão geral do ambiente e amplia as possibilidades de aproveitamento do espaço.

6 – Invista em uma boa decoração para criar um ambiente acolhedor:

A decoração é essencial para fazer de sua cozinha planejada de apartamento além de útil e prática uma cozinha bonita e acolhedora.

Na maioria dos casos o profissional que desenvolve o projeto dos móveis também faz a decoração do ambiente.

Fazem parte da decoração a escolha das cores dos móveis, eletrodomésticos, cores dos revestimentos das paredes, pedras das bancadas, e inúmeros outros detalhes.

Também farão parte da decoração pequenos elementos, como potes, vasos de flores, velas, fruteiras ou qualquer objeto de interesse do casal.

Estar atento à iluminação também é fundamental. A iluminação irá auxiliar na criação do ambiente desejado. É possível aproveitar da melhor forma possível a luz natural durante o dia e criar um ambiente confortável e acolhedor durante a noite.

7 – Mantenha o ambiente sempre organizado e limpo:

A última dica sobre como ter sucesso com uma cozinha planejada de apartamento não é mais sobre a fase de criação e sim sobre a fase de utilização.

As novas cozinhas planejadas necessitam de uma certa organização para manterem a boa aparência e manterem pontos positivos como a praticidade.

Por isso é fundamental que você se esforce para manter sua cozinha sempre limpa e organizada. Senão todo esforço será em vão, tudo que foi planejado poderá não ser tão útil mais se você não conseguir aproveitar como foi planejado.

É claro que nem tudo é perfeito. Você vai perceber que durante a utilização você poderá encontrar novas formas de utiliza os espaços disponíveis e aproveitar ainda mais a sua cozinha bem planejada.

Finalizando

Como você pode ver, ter uma cozinha planejada de apartamento de sucesso dependerá de pontos simples, mas que exigem a dedicação e cuidado. Aproveite as dicas acima e tenha muito sucesso com sua cozinha planejada.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de ter uma cozinha sensacional.

Recomendados Para Você: