7 Dicas para você definir qual o melhor tênis para corrida

Escolher um bom tênis é fundamental para quem deseja começar a correr. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil para quem está iniciando neste esporte, visto o número de opções que existem no mercado. Neste artigo você vai aprender 7 dicas que são fundamentais para você definir qual o melhor tênis para corrida.

Um bom tênis irá colaborar para que você sinta menos dores e também irá prevenir possíveis lesões nos seus pés e articulações. Escolher o tênis correto vai muito além da beleza e do preço.

Para escolher o seu tênis é preciso conhecer o seu corpo, onde você irá correr e as características dos tênis que você tem a disposição no mercado.

Todas as marcas possuem boas opções de tênis para corrida, por isso, não fique preso somente à etiqueta. Caso você faça isso, poderá pagar mais caro do que precisa e talvez não compre um tênis tão confortável como você esperava.

Veja a seguir as 7 dicas para você definir qual o melhor tênis para corrida.

Como escolher um bom tênis para corrida com 7 dicas

1 – Compre um tênis com o seu tipo de pisada:

dicas para escolher qual o melhor tenis para corridaO conceito de pisada é recente e poucas pessoas observavam este detalhe importante. Na definição de qual o melhor tênis para corrida é importante estar atento ao seu corpo, para cada tipo de pisada existe um modelo com características diferentes.

 

Existem três tipos de pisadas:

  • Pisada neutra;
  • Pisada pronada;
  • Pisada supinada.

A maneira mais simples de identificar qual o seu tipo de pisada é observando o desgaste dos calçados que você utiliza. Caso o desgaste seja uniforme sua pisada é neutra, a pisada pronada tem como característica um desgaste maior na parte interna dos calçados e a pisada supinada possui um desgaste maior na parte externa.

Caso você tenha dúvidas quanto ao seu tipo de pisada você poderá consultar um profissional, visite um médico ou fisioterapeuta com especialização em medicina esportiva.

2 – Verifique o tipo de terreno onde seu tênis será utilizado:

Você também deverá observar as condições em que você irá utilizar o seu tênis, conhecer o tipo do terreno onde você fará suas corridas é fundamental para que você escolha um tênis adequado.

De forma simplificada existem dois tipos básicos de corrida que levam em consideração o tipo de terreno.

O primeiro deles é a corrida de rua, onde o terreno é mais estável e rígido, sendo geralmente realizada sobre superfícies de asfalto ou concreto. O segundo tipo de corrida é a corrida de trilha, onde a corrida é realizada sobre a terra, este tipo de corrida apresenta menor estabilidade para o corredor.

Para cada tipo de corrida existirá um tênis ideal.

3 – Leve em consideração a resistência e durabilidade:

Ninguém quer comprar um tênis novo todo mês, por isso você deve levar em consideração qual a resistência e a durabilidade do tênis que você vai escolher.

Para isso, você poderá consultar fóruns na internet de pessoas que já utilizam o tênis que você pretende comprar, ou utilizar a sua experiência com produto da marca em questão que você tenha comprado.

Verifique também se o tênis é fácil de ser limpo e se exige muitos cuidados especiais na hora de lavar. Quanto mais exigente são os cuidados na hora de limpar seu tênis, mais dificuldades você terá para conservá-lo. Em muitos casos, menos é mais, quanto mais simples melhor.

4 – Compre um tênis confortável para você:

A quarta dica para escolher qual o melhor tênis para corrida é imprescindível, pois trata-se do conforto durante a utilização do seu tênis.

O conforto é fundamental para que você tenha a sensação de que fez um ótimo negócio comprando o seu tênis. O conforto confirmará se você fez a escolha correta ou não.

Por isso, antes de decidir qual tênis comprar experimente todas as opções. Veja o que se encaixa melhor no formato de seu pé. Nesta hora não adianta levar em consideração somente a opinião dos amigos ou do vendedor, pois cada corpo é diferente e a sensação de conforto dependerá de você.

Você vai perceber que nem sempre a maraca mais famosa ou o tênis mais caro será o mais confortável. O segredo é estar aberto à todas as opções que estão à disposição e experimentar cada uma delas com cuidado.

5 – Escolha um tênis leve para sua corrida:

A tecnologia aplicada no desenvolvimento de tênis cada vez mais modernos faz com a característica da leveza fique quase que equiparada entre as principais marcas.

Mesmo assim, é importante salientar que ter um tênis leve irá facilitar sua vida de corredor. Lembre-se que quanto menos peso você carrega com você, maior será seu rendimento.

Por isso, não queira complicar a sua vida de corredor, escolha um tênis leve que favoreça a prática do esporte e colabore com seu alto rendimento. Não deixe de verificar este detalhe importante.

6 – Avalie o custo benefício de cada opção:

A sexta dica de como escolher qual o melhor tênis para corrida é avaliar o melhor custo benefício das opções que você tem no mercado.

O melhor custo benefício não leva somente o preço como critério, mas também todas as outras características que são importantes para um bom tênis de corrida.

Por exemplo, um tênis que custe 250 reais pode ter um ótimo preço, mas talvez tenha uma duração de 6 meses. Enquanto que um tênis que custe 400 reais, mais caro que a primeira opção, tenha uma duração mínima de 12 meses.

O segredo é não ficar preso ao preço e avaliar com critério todas as características que foram citadas até aqui. Em alguns casos o tênis mais caro será a melhor opção, em outros casos o tênis mais em conta dará conta do recado sem nenhum tipo de problema.

Um aviso importante é que preço alto não é garantia de um bom tênis.

7 – Escolha um design que te agrade:

Por fim, a última dica é referente a aparência do seu tênis. É importante que você escolha um design que te agrade, pois você conviverá quase que todos os dias com seu tênis para corrida.

Tome cuidado com muitos modismos que aparecem no mercado. Escolha algo que realmente combine com você e que você não arrependerá de ter comprado na semana seguinte.

Antes de olhar para o pé dos outros e querer copiar o que as outras pessoas estão usando, pense em você. Veja o que realmente combina com seu estilo. Escolha um tênis com que você se sentirá à vontade em utilizar e se sentir bem.

Finalizando – Qual o melhor tênis para corrida?

Estou certo de que estas 7 dicas, de como definir qual o melhor tênis para corrida, irão te ajudar a escolher o seu tênis ideal. Como pode ver, estas dicas são atemporais, você poderá utilizá-las quando quiser.

Tome cuidado com listas que indicam marcas específicas pois em diversos casos é apenas uma forma de promover produtos. Lembre-se que toda marca pode ter ótimas opções de produtos para você. Vale à pena recordar as dicas antes de finalizar a leitura deste artigo:

  • Compre um tênis com o seu tipo de pisada;
  • Verifique o tipo de terreno onde seu tênis será utilizado;
  • Leve em consideração a resistência e durabilidade;
  • Compre um tênis confortável para você;
  • Escolha um tênis leve para sua corrida;
  • Avalie o custo benefício de cada opção;
  • Escolha um design que te agrade.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também praticam corrida e querem aprender a escolher um com tênis.

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *