Viver Sem Vergonha
importancia educação empreendedora

A importância da educação empreendedora

Neste post você vai conferir pontos importantes da educação empreendedora. Vai aprender a falta que ela faz e também como desenvolver uma mentalidade forte para empreender. 

Todos nós sabemos que para encontrar um bom emprego é necessário investir em qualificação profissional. Não é à toa que passamos boa parte da vida indo à escola, e não é à toa que as pessoas investem em tantos cursos de formação, capacitação, etc. 

Tudo bem, para arrumar um emprego as pessoas sabem que é necessário investir em qualificação, entretanto, quando se trata de empreendedorismo, são poucas as pessoas que possuem uma educação adequada que favoreça a atitude empreendedora.

Muitas pessoas acreditam que o empreendedor já nasce pronto, como se ele fosse um predestinado a vencer. Entretanto, a realidade não é essa e uma educação empreendedora também é fundamental para quem quer ter este estilo de vida.

Quem é o empreendedor?

importancia educação empreendedoraUm empreendedor é alguém que precisa saber resolver problemas, que precisa saber identificar oportunidades e aproveitá-las.

Ninguém nasce sabendo empreender, visto que as habilidades empreendedoras são aprendidas, entretanto, algumas pessoas são estimuladas desde jovens a ser empreendedoras, outras são estimuladas desde cedo a trabalharem como empregadas.

Quem é estimulado a ser empreendedor tem mais facilidade para compreender o que é necessário para ter sucesso nos negócios, por outro lado, quem sempre foi estimulado a trabalhar como empregado, pode encontrar muitas dificuldades para compreender o que significa empreender e o que é necessário para se transformar num empreendedor de sucesso.

A realidade brasileira no que diz respeito à educação empreendedora

Infelizmente a cultura brasileira não é focada em formar empreendedores, ela é focada em formar empregados. As escolas brasileiras (e aqui incluo as universidades) têm seus currículos direcionados à formação de empregados.

A criatividade dos alunos é muito pouco trabalhada; a educação financeira é totalmente negligenciada; e poucas vezes a palavra “empreendedorismo” é mencionada nas salas de aulas e nos livros didáticos. Essa triste realidade prejudica sobremaneira o desenvolvimento do país e o bom desempenho das pessoas que desejam criar um negócio próprio.

Consequências da falta de educação empreendedora

A verdade é que um brasileiro que deseja criar um negócio próprio encontra muitas dificuldades para alcançar o sucesso, sendo que boa parte dessas dificuldades são o resultado da falta de educação empreendedora.

A falta de educação empreendedora também deixa as pessoas inseguras, pois elas foram ensinadas desde pequenas que o certo é estudar, arrumar um emprego e trabalhar para receber um determinado salário no final do mês. Se elas pensam em empreender, logo surge o tenebroso pensamento: “Eu não vou ter salário, como vou fazer para pagar as despesas?”. Portanto, é muito difícil para o brasileiro identificar oportunidades de mercado e começar um negócio de forma planejada e com um pensamento otimista que realmente lhe ajude a ter sucesso.

Ah, outra coisa. Abrir um negócio no Brasil é um verdadeiro desafio, pois o governo insiste em manter uma burocracia absurda que acaba por deixar as pessoas ainda mais inseguras quanto a iniciar um negócio. 

Como desenvolver sua mentalidade empreendedora

Como eu disse acima, a cultura brasileira é focada na formação de empregados, portanto, para se tornar um empreendedor de sucesso, a primeira coisa que você precisa mudar é a sua mentalidade de empregado.

Para conseguir firmar uma mentalidade forte e vencedora, ou seja, uma mentalidade lhe ajude a empreender com firmeza e com altas possibilidades de sucesso, você precisa investir em conhecimento, precisa investir em educação empreendedora. Mudar a sua mentalidade de empregado deve ser uma das suas principais preocupações, caso contrário, você pode se deparar muito rapidamente com o fracasso.

Quando somos empregados, nós trabalhos por dinheiro, ou seja, só saímos de casa e ficamos o dia todo fazendo atividades que muitas vezes nem gostamos simplesmente para receber um determinado salário no final do mês. Muitas pessoas não trabalhariam nos seus empregos se não dependessem do salário que recebem.

Quando investimos em um negócio próprio, durante um bom tempo é bem provável que fiquemos sem receber pelo nosso trabalho, pois um negócio pode demorar um bom tempo para gerar algum lucro. Portanto, se você não tiver uma mentalidade adequada, enfrentará muitas dificuldades para conseguir trabalhar sem receber o tão precioso salário.

Considerações finais

Se você deseja ser um empreendedor de sucesso, precisa investir em educação empreendedora o quanto antes. E investir em educação empreendedora não quer dizer que você precisa fazer um curso de Administração, por exemplo.

Na verdade, quer dizer que você precisa procurar informações e cursos sobre o que é empreendedorismo; como enfrentar os desafios no mundo dos negócios; como encontrar nichos de mercado rentáveis, etc. Além disso, você precisa investir em educação financeira, para ser capaz de lidar com o dinheiro de maneira mais eficaz.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também desejam ser empreendedores. Muitas pessoas também precisam aprender como desenvolver uma mentalidade empreendedora forte!

Recomendados Para Você: