Viver Sem Vergonha
a-importancia-do-sofrimento

A importância do sofrimento na vida humana

Você já pensou que o sofrimento tem uma função muito importante na vida humana? Isso pode parecer algo estranho, mas o sofrimento também é importante, ele existe por uma razão, e por isso, precisa ser entendido como um acontecimento que pode trazer benefícios, desde que utilizado de forma correta.

No artigo abaixo vamos discutir como utilizar o sofrimento para melhorar a sua vida, então, leia com bastante atenção.

Por que o sofrimento é importante?

Na sociedade atual, é pregado que é a felicidade é tudo que importa, assim, as pessoas ficam a maior parte do tempo tentando encontrar a felicidade. O sofrimento é rechaçado, varrido para debaixo do tapete, afinal, sofrer é feio, é vergonhoso.

a-importancia-do-sofrimentoA ciência se esforça para criar maneiras de eliminar o sofrimento, e a indústria lucra com venda de pílulas que prometem trazer mais felicidade para os nossos dias.

Mas, curiosamente, quanto mais o ser humano tenta extirpar o sofrimento, mais ele parece se fixar na vida humana, e hoje ele se apresenta sob a forma de estresse exagerado, ansiedade, depressão, dentre outros problemas que atormentam o homem do século XXI.

Isso acontece porque o sofrimento precisa existir, ele tem uma função muito importante, e se desprezarmos essa função, mais ele vai se esforçar para nos lembrar de sua importância.

Para crescer é preciso sofrer

Sem o sofrimento não há crescimento!

O ser humano alcançou o atual estado de desenvolvimento justamente por causa do sofrimento de nossos ancestrais. Graças ao sofrimento é que o homem primitivo conseguiu sobreviver e inventar meios de melhorar a sua vida e facilitar as suas tarefas diárias.

Sem o sofrimento não há movimento!

O sofrimento é um forte motivador que faz o homem buscar novas formas de viver e conviver com os desafios do mundo.

Quando enfrentamos o sofrimento com dignidade, coragem e consciência, conseguimos crescer, e com isso nos fortalecemos e ficamos mais fortes para enfrentar desafios maiores e mais complexos, e assim vamos galgando degraus e realizando feitos cada vez mais incríveis.

Sem sofrimento não há realizações!

O que precisamos na vida não é nos livrarmos do sofrimento. O que precisamos é aprender a sofrer, ou seja, aprender a utilizar o sofrimento para o crescimento, e não para a apatia ou para o vitimismo.

Aprenda a utilizar o sofrimento para melhorar a sua vida!

Não é fácil lidar com o sofrimento, e para que você consiga utilizá-lo para melhorar a sua vida, é necessário estar preparado emocional e espiritualmente.

Nesse sentido, você precisa se preocupar não em deixar de sofrer, mas em aprender a tirar algo de positivo dos momentos difíceis que você enfrenta na sua vida.

Minha recomendação é que você procure formas de abrir a sua mente, seu coração e seu espirito para o aprendizado, assim ficará mais fácil e tranquilo tirar algo de bom daqueles momentos sofridos que acontecem na sua vida.

Isso não é fácil, mas é possível, e bastante recompensador a longo prazo. Mas você deve estar se perguntando: “Como eu posso abrir minha mente, meu coração e espirito para o aprendizado?”.

Olha, existem muito recursos que você pode utilizar. Eu recomendo a Meditação e o Yoga, afinal, eles são ferramentas incríveis capazes de fortalecer o seu espirito, seu corpo e sua mente, de maneira que você seja capaz de enfrentar com serenidade, coragem e abertura os momentos difíceis que surgirem no seu caminho.

Recomendados Para Você: