Viver Sem Vergonha
conforto com absorvente pós-parto

Absorvente pós-parto: será que realmente preciso comprar?

Se você está em dúvida se realmente precisa comprar absorvente pós-parto, vai gostar deste artigo, pois vamos falar a respeito do que acontece logo após o parto, e da necessidade de se utilizar absorventes especiais nas primeiras semanas após o nascimento do filhote. 

Aproveite todas as dicas deste artigo para se prepara para este momento tão especial de sua vida! Afinal, foram 9 meses esperando até chegar este grande dia.

É importante estar preparada para não passar por nenhum tipo de imprevisto. Seu médio poderá te passar todas as instruções, mas é importante que você fique atenta a alguns detalhes, como camisolas e calcinhas confortáveis, além de absorventes adequados para este momento.

Sangramento após o parto

Logo após o parto ocorre um sangramento bastante intenso (os médicos chamam esse sangramento de lóquio). É natural um sangramento vermelho vivo, acompanhado até mesmo de alguns coágulos praticamente sólidos.

Pode ser assustador para as mamães de primeira viagem, entretanto, esse sangramento é normal e é uma maneira do corpo eliminar o material que servia para revestir o útero durante a gravidez. Este fluxo acontece em todas as mães, independentemente do tipo de parto realizado.

conforto com absorvente pós-partoO sangramento intenso deve durar apenas algumas horas, depois continuará vindo um fluxo, e possivelmente ele será bem maior que o da sua menstruação.

Esse fluxo se manterá mais ou menos estável se você ficar quietinha, mas se levantar e começar a andar de um lado para o outro, ele aumentará bastante.

Mas não precisa ficar assustada, pois dentro do corpo fica armazenada uma grande quantidade de sangue, assim, quando você se movimenta, ele é liberado quase que instantaneamente.

Mas de qualquer maneira você precisa ficar de repouso, afinal, você fez um grande e cansativo trabalho — fique atenta à quantidade de fluxo, e se perceber qualquer anormalidade, chame o médico imediatamente.

O fluxo pode durar algumas semanas, contudo, a duração varia de mulher para mulher. Mas normalmente após uma semana o fluxo vermelho vivo desaparece, dando lugar a um fluxo rosado.

Lá pela segunda ou terceira semana o fluxo se tornará marrom, e um mês após o parto ele estará bem pequeno, e pode desaparecer de vez na quinta ou sexta semana.

É normal o fluxo aumentar um pouquinho quando você estiver amamentando o bebê. Quando o bebê suga o seio, o corpo da mãe é estimulado a produzir hormônios que fazem o útero se contrair.

Essas contrações fazem com o que o útero volte ao seu tamanho normal. O fluxo pode aumentar também se você ficar se movimentando muito de um lado para o outro.

É necessário comprar absorvente pós-parto ou não?

O absorvente pós-parto tem quase o mesmo tamanho do absorvente noturno, a diferença é que ele é um pouco mais grosso, e tem maior capacidade para absorver grandes quantidades de fluxo. Nas primeiras horas após o parto é interessante utilizá-lo, porque realmente a quantidade de fluxo é grande, e o absorvente noturno pode não conseguir absorver tudo.

Vale lembrar que o fluxo pode variar conforme cada mulher. Por isso, caso você seja mãe de primeira viagem é interessante se precaver. É comum conversar com mulheres e ouvir que o absorvente noturno foi suficiente, entretanto é possível que estas mulheres tenham tido um fluxo menos intenso.

A equipe da maternidade normalmente recomenda que o absorvente seja trocado toda vez que a pessoa fizer xixi, entretanto, dependendo da quantidade de fluxo, pode ser necessário trocar o absorvente a cada duas horas.

Contudo, você não precisa comprar vários pacotes de absorvente pós-parto. Você pode comprar um pacote de absorvente pós-parto e levar mais uns dois de absorvente noturno. Assim, nas primeiras horas após o parto você usa o absorvente pós-parto, e depois, quando o fluxo estiver menos intenso, você pode trocar pelo absorvente noturno.

Em casa deixe também alguns pacotes de absorvente noturno, porque o fluxo fica bem intenso durante algum tempo, então é bom ter sempre à mão um absorvente mais poderoso.

Quando já estiver em casa, é importante trocar o absorvente com frequência, isso deve ser feito para evitar infecções. É necessário também lavar bem as mãos antes e depois de trocar o absorvente.

Outro cuidados importantes

Além do cuidado com o absorvente é importante contar com calcinhas confortáveis e maiores, pois tanto o absorvente noturno quanto o pós parto são um pouco maiores que o convencional.

Leve para a maternidade mais de uma camisola, pois imprevistos podem acontecer e você não vai gostar de receber visitas ou ficar em repouso com sua camisola suja de sangue.

Nunca se esqueça de priorizar neste momento o seu conforto. A beleza é importante, mas neste momento deve ficar em segundo plano, priorize a sua saúde e segurança. Afinal, você acaba de ser mãe e sua história com seu bebê está apenas começando.

Finalizando

Compartilhe este artigo com suas amigas que também serão mamães, tenho certeza de que estas dicas também podem ser muito importantes para elas.

Recomendados Para Você: