Que amamentar é um ato de amor, isso todo mundo já sabe, mas além de ser um ato de amor e cuidado para com o seu bebê, amamentar pode lhe trazer muitos outros benefícios, inclusive para sua beleza. Amamentar emagrece ou não?
Durante a gravidez a mamãe engorda de 07 a 15 kg (claro que isso varia de pessoa para pessoa, essa é apenas uma média). Voltar ao peso normal após o parto é algo que sempre preocupa as mulheres.
Fazer regime não é uma opção para as mamães, principalmente nos primeiros meses após dar a luz. Praticar exercícios pode ser uma solução, mas nem todo mundo gosta de ficar horas numa academia, e também é difícil manter uma rotina de exercícios logo nos primeiros meses após o nascimento do pequenino.
A boa notícia é que mesmo sem fazer exercícios e regimes, a mamãe pode perder uns bons quilinhos se amamentar o seu bebê durante pelo menos 06 meses. O emagrecimento é muio natural durante a amamentação.
- Dica de leitura: Papinha para o bebê: cuidados e dicas importantes
Por que amamentar emagrece?
Muita gente fica em dúvida se realmente é verdade que amamentar emagrece. Pesquisas científicas têm demonstrado que amamentar emagrece sim.
Isso se deve ao fato de que o corpo da mulher consome cerca de 700 kcal para produzir 01 litro de leite. Ora, para produzir o leite materno o organismo feminino precisa trabalhar bastante, gastar muita energia, logo é natural que ele queime bastante gordura.
Outra pesquisas também indicam que a quantidade de leite que a mulher produz pode variar conforme a frequência com que a mãe amamenta. Ou seja, quanto mais ela amamenta, mais seu corpo é estimulado a produzir leite e consequentemente queima calorias neste processo.
Mas por que algumas mulheres ganham peso durante o aleitamento?
O ganho de peso durante o período de aleitamento tem uma explicação bastante lógica. Muitas mamães ficam muito nervosas após o nascimento do bebê, então isso pode levá-las a ingerir mais calorias do que consomem. O resultado é que ganham peso.
Pode acontecer também da mulher sentir muita fome durante o período do aleitamento, isso acontece justamente por causa do gasto extra de calorias, mas se a pessoa comer mais do que realmente precisa, naturalmente ganhará peso.
Ou seja, o ganho de peso não tem relação com a amamentação e sim com o consumo de calorias em excesso. O que pode acontecer com qualquer mulher em qualquer fase da vida.
O melhor é manter uma alimentação saudável, assim você não corre o risco de ganhar peso e ainda contribui para que seja produzido pelo seu organismo leite de qualidade para seu bebê.
Como realmente emagrecer amamentando
Se você é uma mamãe que está amamentando e que deseja perder peso, fique muito atenta a sua alimentação. Amamentar emagrece, mas se você comer demais, e se comer alimentos muito calóricos, ao invés de perder alguns quilinhos, vai é ganhar uns bons quilos muito rapidamente.
O segredo é ter uma dieta saudável e equilibrada. Ingerir alimentos como grãos, cereais integrais, frutas e verduras, é essencial para dar ao organismo os nutrientes que ele precisa (ferro, cálcio, proteínas).
Não é recomendável comer sanduíches, batatas fritas e carnes mal passadas. Também não é bom comer alimentos ricos em gordura saturada, contudo, alguns alimentos são fontes de gorduras saudáveis que fazem bem à mãe e ao bebê. Alimentos como o abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão, são fontes de gorduras saudáveis, e a mamãe deve incluí-los na sua dieta.
Se a mamãe gosta muito de doces, não precisa cortar tudo quanto é doce da sua dieta, mas é bom consumir esse tipo de alimento com moderação. Uma dica é preparar vitamina de iogurte batido com frutas, fica muito gostoso e é uma boa maneira de despistar um pouco a vontade de consumir guloseimas pouco saudáveis.
Você também pode se dedicar a alguns exercícios físicos, mas com moderação. Vale à pena consultar seu médico para saber quando começar a fazer exercícios e qual a intensidade permitida. Lembre-se que você acaba de passar por uma gravidez e não é indicado exagerar. Passar dos limites pode comprometer sua saúde.
Vale lembrar que seu organismo já está gastando muitas calorias para produzir o leite materno e você não precisa fazer muitos exercícios para eliminar calorias.
- Dica de leitura: Acabou a licença maternidade: como voltar ao trabalho sem culpa
Conclusão
O leite materno traz muito benefícios para a criança. Pesquisas comprovam que o leite materno tem uma função muito importante no desenvolvimento do bebê, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento do sistema imunológico. A indústria atual, com toda a sua tecnologia avançada, ainda não conseguiu produzir um alimento tão completo quanto o leite materno.
Mamãe, o seu corpo possui um poder incrível de produzir o alimento perfeito que contribui para o crescimento saudável do se bebê. O seu leite contém tudo o que o seu pequenino precisa para crescer forte e saudável.
Compartilhe este artigo com suas amigas que também estão passando por este período de amamentação e querem saber se amamentar emagrece mesmo ou não.
Recomendados Para Você: