Viver Sem Vergonha
peixes para aquário de água doce e dicas essenciais para não ter problemas

Aquário de água doce: Passo a passo e dicas essenciais

Ter um aquário de água doce em casa não é tarefa difícil, mas exigirá de você cuidados importantes. Como todo tipo de animal, os peixes exigem cuidados específicos como uma alimentação adequada, um bom local para ficarem e uma limpeza constante do seu ambiente.

Existem inúmeros tipos de aquários, cada aquário exigirá um investimento financeiro diferente e cuidados específicos. É possível ter aquários para um único peixe, aquários para cardumes, aquários para peixes maiores e aquários com um ambiente específico, como os aquários que simulam mangues e pântanos.

Para um iniciante é importante começar com um aquário mais simples, para assim, aprender na prática todos os cuidados exigidos pelos peixes. Ter um aquário é uma excelente forma de ensinar para as crianças o compromisso com a alimentação dos peixes e com a limpeza da água.

Para ter um aquário de água doce completo você deverá investir em diversos tipos de equipamentos e produtos específicos, como filtros, aquecedores, substratos, plantas de decoração e os próprios peixes.

Logo, é importante comprar um aquário dentro de suas condições financeiras, senão os custos podem superar suas expectativas.

Passo a passo para ter um aquário de água doce

1 – Escolha o tamanho e o tipo de aquário:

peixes para aquário de água doce e dicas essenciais para não ter problemasO primeiro passo para ter seu aquário é escolher o tamanho e o tipo de aquário. Existem aquários de diversos formatos e dimensões, é comum comprar um aquário pelo volume de água que ele comporta.

Caso este seja seu primeiro aquário é indicado que você escolha um aquário que não supere o volume de 100 litros de água. Assim, você terá mais facilidade para lidar com os cuidados necessários do dia a dia.

Além do tamanho, você deve escolher o material constituinte do aquário. O material convencional para a escolha de um aquário é o vidro, sendo o mesmo vedado com silicone. Os aquários também podem ter formas distintas, mas o mais utilizado é o aquário retangular.

2 – Defina um local em sua casa para colocar seu aquário:

O passo seguinte para ter seu aquário de água doce é definir um local adequado para instalar seu aquário. Para isso você deve observar alguns critérios importantes, para que você não tenha problemas no futuro.

É necessário um local com uma tomada próxima. Também evite locais com incidência da luz do sol. Caso você tenha outros animais em casa, tome cuidado com o acesso destes animais até seu aquário, assim você evitar inúmeros imprevistos.

Um bom aquário é aquele que você consegue observar com conforto e tranquilidade, logo posicione seu aquário em um local de fácil visualização e acesso. Ou seja, não esconda seu aquário no canto de uma sala ou no corredor.

Tome muito cuidado com o móvel que irá suportar o seu aquário. Aquários são pesados e precisam de um bom suporte. Um aquário de 100 litros pode ter um peso bem acima de 100 kg conforme todos os objetos que estiverem dentro.

3 – Compre os equipamentos para seu aquário de água doce:

Agora é hora de equipar seu aquário com todos os equipamentos que são necessários no dia a dia.

Você vai precisar de pelo menos os seguintes equipamentos:

  • Filtro externo ou interno;
  • Termômetro;
  • Termostato com aquecedor;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Sifão;
  • Rede para manutenção dos peixes.

Na hora de comprar seus equipamentos é importante procurar uma loja especializada. Converse com um vendedor experiente e explique todas as características do seu aquário, assim ele terá condições de indicar para você os equipamentos ideais para seu aquário.

Existem muitos tipos de filtros e variações de cada tipo de equipamento. É importante comprar equipamentos com uma boa procedência e fazer uma manutenção preventiva, verificando o perfeito funcionamento de cada um.

Caso você não perceba que algum de seus equipamentos não está mais funcionando isso colocará a vida de seus peixes em risco, pois o ambiente perderá as condições necessárias para sua sobrevivência.

4 – Crie um ambiente adequado para seus peixes:

Você também deve proporcionar para seus peixes um ambiente adequado e além disso, pensar na aparência do seu aquário. É certo que você deseja ter um aquário bonito, que decore e valorize sua casa, para isso é necessário investir.

É necessário comprar o substrato para seu aquário. Este substrato é geralmente o cascalho colocado no fundo do aquário. Existem alguns tipos de substratos específicos para certos aquários, por isso, na hora de comprar o substrato esclareça todas as características de seu aquário e quais os peixes você pretende comprar.

Além do substrato você deverá investir em plantas ornamentais. Estas plantas podem ser naturais ou artificiais. A vantagem das plantas naturais é que elas colaboram com a alimentação de alguns peixes, mas também precisam receber alguns cuidados.

Também é possível investir em uma decoração mais elaborada, como pequenas rochas ou elementos de resina que buscam recriar o ambiente natural dos peixes e deixar o seu aquário de água doce ainda mais bonito.

5 – Escolha peixes certos para seu aquário:

Também existem cuidados especiais na hora de definir quais os peixes você terá em seu aquário. Existem inúmeras espécies e nem sempre é possível ter todas as espécies que você deseja no mesmo aquário.

Existem espécies que podem conviver juntas, mas outras não. Algumas espécies necessitam de características distintas na água e no ambiente, o que inviabiliza o uso de certas espécies no mesmo aquário. Outro cuidado fundamental é com os peixes que são predadores de outras espécies, verifique este detalhe antes de colocar mais um peixe em seu aquário.

Na hora de comprar seus peixes você deve estar atento para a qualidade dos animais. Por exemplo, você deve evitar comprar peixes nas seguintes condições:

  • Lojas com aquários sujos e peixes mortos;
  • Peixes que estiverem muito parados, escondidos ou respirando na superfície;
  • Peixes com olhos manchados, opacos ou inchados;
  • Peixes com dificuldade para se locomoverem.

É claro que algumas espécies possuem algumas características acima, como ficarem sempre escondidos ou se movimentarem pouco. Mas, é importante estar atento à saúde dos animais que você deseja comprar.

O melhor a fazer é escolher boas lojas especializadas em peixes para aquários de água doce.

6 – Aprenda a cuidar da água do seu aquário:

O elemento mais importante para a qualidade de vida de seus peixes é a água. Por isso, você deve aprender a cuidar da água de forma adequada, para que nenhum imprevisto ocorra com os peixes de seu aquário.

O primeiro cuidado é com a presença do cloro na água potável. Você deve eliminar o cloro da água e para isso você pode utilizar produtos específicos ou deixar a água descansar por três dias para que o cloro evapore.

Antes de você colocar seus peixes no aquário é importante que você encha seu aquário com água e ligue o oxigenador por pelo menos 15 dias.

Além da presença do cloro é importante cuidar do pH da água. O pH é um índice que mede a acidez do ambiente, este índice deve permanecer entre 6 a 7,6. Caso sua água esteja com um pH inadequado seus peixes e plantas poderão ficar doentes.

Existem outros testes específicos para aquários mais complexos e maiores, mas não são necessários para quem está começando a montar seu primeiro aquário.

7 – Aprenda a fazer a manutenção do seu aquário de água doce:

Por fim, o último passo para ter seu aquário é aprender a fazer a manutenção diária. Ou seja, é necessário alimentar seus peixes, cuidar da qualidade da água, verificar se algum peixe está com um comportamento estranho e limpar seu aquário.

Estes cuidados são essenciais, pois na falta de algum deles seu aquário será prejudicado, seja pelo surgimento de doenças ou até mesmo morte de seus animais.

Por isso, invista em conhecimento e não tenha medo de colocar a mão na massa, afinal existem coisas que só podem ser aprendidas na prática.

Finalizando

Como pode ver, não existe nenhum mistério em ter seu primeiro aquário de água doce. Agora é aproveitar as dicas e começar a planejar seu aquário. Lembre-se de todos os passos, eles serão essenciais para você ter um aquário bonito e ainda proporcionar um bom ambiente para seus peixes.

Confira mais uma vez o passo a passo para ter seu aquário em casa:

  • Escolha o tamanho e o tipo de aquário;
  • Defina um local em sua casa para colocar seu aquário;
  • Compre os equipamentos para seu aquário de água doce;
  • Crie um ambiente adequado para seus peixes;
  • Escolha peixes certos para seu aquário;
  • Aprenda a cuidar da água do seu aquário;
  • Aprenda a fazer a manutenção do seu aquário de água doce.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem ter um aquário.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.