Viver Sem Vergonha
usar bebê conforto com moderação

Bebê conforto: é bom usar, mas com moderação

O bebê conforto é a onda do momento, muita gente tem adquirido esse artigo e usado amplamente, pois ele facilita muito a vida das atarefadas mamães. Mas apesar do bebê conforto ser um recurso realmente excelente, seu uso deve ser dosado, para evitar problemas e garantir um desenvolvimento saudável do bebê.

Lembre-se que em primeiro lugar vem a saúde do seu bebê. Mesmo que este item seja muito útil e facilite sua vida você não deve exagerar.

Existem inúmeros cuidados que você deve ter para que o uso deste item não prejudique o seu bebê. Neste artigo você encontrará dicas que são muito importantes, por isso, não deixe de ler até o final e aprender tudo que você precisa.

O bebê conforto não substitui o colo dos pais

usar bebê conforto com moderaçãoApesar do bebê conforto ser realmente confortável, macio e aconchegante, ele não substitui o colo dos pais.

Para ter um desenvolvimento saudável a criança precisa de contato com os pais, precisa sentir o calor e a textura da pele das pessoas ao seu redor.

O colo é o lugar seguro onde o bebê tem oportunidade de receber e dar carinho, de trocar sorrisos, olhares e contato. Através do colo, do contato pele a pele, o bebê é estimulado, e esses estímulos são indispensáveis ao seu desenvolvimento saudável.

O bebê conforto é um recurso muito útil e seguro que pode ser sempre usado, por exemplo, no carro, mas não pode ser usado de forma indiscriminada.

É claro que é tentador para os pais deixar a criança deitadinha no bebê conforto enquanto realizam alguma tarefa qualquer, mas isso não pode se tornar um hábito, deve ser bem dosado para que o vínculo entre pais e filhos não seja prejudicado.

Uma criança é um ser pequenino que está em busca de estímulos que lhe proporcionem oportunidades de aprendizado e troca, e a maneira mais fácil e gostosa de conseguir esses estímulos é estando no colo dos pais, um lugar quentinho e aconchegante, com cheiros, texturas diversas, sons e movimentos peculiares.

O bebê conforto é realmente muito confortável e gostoso, alguns modelos possuem até mesmo elementos que proporcionam estímulos, mas mesmo o modelo mais sofisticado não chega nem perto daquilo que o colo dos pais pode proporcionar à criança.

manual da papinha

Por isso, não utilize o bebê conforto como um item que substitua o colo dos pais. Lembre-se sempre de fazer o que é melhor para seu bebê, e o melhor para ele é ter você sempre por perto, mesmo nos dias em que você estiver cansada do trabalho ou dos afazeres da casa.

Outros cuidados no uso no bebê conforto

Além das questões citadas acima, o uso do bebê conforto fora do carro é algo que pode levar a acidentes.

Uma pesquisa norte americana publicada na revista Pediatrics (essa revista é da Associação Americana de Pediatria) demonstra que por ano nove mil bebês são levados ao hospital devido a acidentes que foram provocados pelo uso do bebê conforto fora do carro.

Constatou-se que muitas vezes os pais colocam os bebês em lugares altos, como mesas, de forma que eles ficam na altura dos olhos, porém distantes do chão. O problema é que muitos pais acham que os bebês muitos novos não são capazes de se movimentarem, porém são pegos de surpresa por movimentos bruscos dos filhos que quase sempre resultam em quedas e machucados.

Portanto, tome alguns cuidados ao usar o bebê conforto:

  • Certifique-se de que a criança está bem afivelada ao bebê conforto sempre que fizer uso do equipamento, deixar a criança livre pode facilitar o acontecimento de acidentes que poderiam ser evitados;
  • Verificar com cuidado se o bebê está realmente confortável no equipamento, nunca deixe o seu bebê no equipamento de forma que ele se sinta desconfortável, isso poderá prejudicar até mesmo a saúde do seu filho;
  • Não deixar a criança muito tempo no bebê conforto, lembre-se de preservar o vínculo entre você e seu filho, o item pode ajudar você, mas não substitui seu colo;
  • Não use o bebê conforto para o soninho da criança, este não é o local adequado, para isso utilize o moisés ou então o berço do seu bebê;
  • Nunca coloque o bebê conforto com a criança em lugares altos ou superfícies irregulares ou inclinadas, o bebê pode se movimentar e cair do equipamento.

Estas dicas simples podem evitar inúmeros acidentes e ainda colaborar com o desenvolvimento saudável do seu bebê, não deixe de colocá-las em prática.

Conclusão

Além do colo proporcionar a manutenção do vínculo saudável entre pais e filhos, e de proporcionar estímulos essenciais ao desenvolvimento do bebê, ele também é mais seguro.

O bebê conforto é um recurso muito útil que pode ajudar muito as mamães, porém, deve ser sempre usado com responsabilidade e moderação.

Compartilhe este artigo com outras mães, elas também precisa aprender como utilizar corretamente este item tão útil na vida do bebê.

Recomendados Para Você: