Cãibras na gravidez: o que fazer para prevenir

Se você está sofrendo com cãibras na gravidez, saiba que isso é normal, e elas não trarão nenhum risco ao bebê. Contudo, vamos falar com sinceridade aqui: elas são extremamente desagradáveis.

A boa notícia é que você pode tomar algumas atitudes simples para preveni-las, e é sobre isso que falaremos nas linhas abaixo. Não deixe de ler o artigo até o final, você encontrará dicas muito simples e eficientes para conviver melhor com este problema.

Cãibras na gravidez: porque elas aparecem?

veja como evitar as cãibras na gravidezAs cãibras são simplesmente contrações involuntárias das fibras musculares, e elas doem bastante. Conforme a intensidade das cãibras é possível sentir muito incômodo e dor. Elas podem se tornar ainda mais insuportáveis durante uma gravidez.

Normalmente elas acontecem devido à prática de exercícios físicos em excesso ou de alto impacto, ou por causa de deficiências de sais minerais no organismo.

No caso da mulher grávida, o surgimento das cãibras é normal, já que seu corpo está em processo de mudança e adaptação.

Durante a gravidez é comum o ganho de peso, e a partir do segundo trimestre de gestação o aumento de peso já é considerável, então os músculos ficam sobrecarregados e as cãibras podem aumentar.

As cãibras na gravidez podem ocorrer também por falta sais minerais como o potássio, magnésio e cálcio. Por isso é muito importante cuidar muito bem da alimentação durante toda a gravidez.

O que fazer para prevenir as cãibras na gravidez

Uma dieta adequada é essencial, ela deve ser rica em alimentos que contenham elementos como o cálcio, o potássio e o magnésio. Veja abaixo quais alimentos você pode comer para manter bons níveis desses sais minerais no seu organismo:

Cálcio: leite, ovos, queijo, couve, espinafre, tofu, brócolis, iogurte e feijão branco.

Potássio: banana, suco de laranja, espinafre, couve, rúcula, cenoura, frutas em geral.

Magnésio: amêndoa, avelã, castanha-do-pará, grão-de-bico, amendoim.

Durante a gravidez evite tomar refrigerantes. Prefira sempre água, pois ela ajuda a hidratar e não prejudica os níveis de cálcio no seu organismo. Evite também consumir alimentos industrializados, pois eles possuem altos níveis de ácido fosfórico, o que pode acarretar a perda de sais minerais.

Você pode procurar um nutricionista para ter uma alimentação balanceada e adequada para o seu período de gravidez.

Você pode prevenir as cãibras na gravidez realizando atividades físicas regulares. Uma caminhada diária de 30 minutos, sem muito esforço, já pode contribuir para a diminuição das cãibras. Vale à pena conversar com seu médico para que você não passe dos limites com os exercícios físicos, o exercício é ótimo, mas em excesso pode prejudicar sua gravidez.

Também é válido lembrar que pessoas que passem por uma gravidez com um pouco mais de risco é necessário ter um acompanhamento de profissionais especializados.

Hidroginástica também pode ajudar bastante, pois ela ajuda os músculos a se reforçarem, de maneira que suportem melhor o aumento de peso durante a gravidez.

É importante também fazer muitos alongamentos. Os alongamentos são excelentes para aliviar as dores provocadas pelas cãibras. Os alongamentos devem ser feitos antes de dormir e também logo pela manhã, assim que você se levantar.

Exemplo: estique bem os braços e apoie as mãos na parede, nessa posição, afaste as pernas no sentido vertical, depois você deve flexionar a perna que está na frente, como se fosse ficar de joelhos. Agora mantenha a perna de trás esticada, você sentirá os seus músculos inferiores se esticando.

Para prevenir as cãibras é importante também que você evite ficar muito tempo sentada, de pé ou com as pernas cruzadas. Uma dica muito interessante é, quando você estiver sentada, realizar movimentos com o tornozelo e com os dedos dos pés, isso ajudará a diminuir um pouco a frequência das cãibras.

Quando aparecer uma cãibra, procure contrair a musculatura no sentido contrário à dor. Massagens também contribuem para a diminuição da dor, bem como um banho quente e uma bolsa de água morna colocada sobre o local afetado pela cãibra.

Conclusão

As cãibras são manifestações normais que acontecem durante a gravidez. Apesar de bastante desagradáveis, não oferecem risco à saúde do bebê e nem à saúde da mamãe. Entretanto, se a cãibra provocar uma dor muito forte e constante, e se o local ficar inchado e muito sensível, é importante procurar orientação médica.

Para prevenir as cãibras durante a gravidez é importante realizar atividades físicas regulares, e cuidar muito bem da alimentação. Como pode ver, o importante é cuidar do seu corpo, como um corpo saudável você reduzirá seus problemas de cãibra durante a gravidez.

Aproveite para compartilhar este artigo com suas amigas que também estão grávidas, tenho certeza que elas também querem se livrar das cãibras e passarem por uma gravidez mai confortável.

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *