Viver Sem Vergonha
Chiqueirinho para bebê

Chiqueirinho para bebê: como usar e quais benefícios ele proporciona

Muitas mamães ficam com dúvidas sobre quais os benefícios que um chiqueirinho pode proporcionar, outras compram o chiqueirinho para bebê, mas o utilizam de maneira inadequada, ou seja, deixam o bebê muito tempo dentro do cercadinho.

Não há dúvidas de que o chiqueirinho para bebê é um artigo muito útil e que pode proporcionar muitos benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê, contudo, ele deve ser utilizado de maneira correta, de forma que não prejudique a saúde e o desenvolvimento saudável da criança.

Como utilizar corretamente o chiqueirinho para bebê

Chiqueirinho para bebêNada substitui o colo dos pais, portanto, no que diz respeito ao chiqueirinho para bebê, essa regra deve ser aplicada.

O chiqueirinho não pode ser utilizado para deixar o bebê o dia inteiro, nem deve ser utilizado simplesmente como um lugar onde se coloca aquela criança espertinha que já descobriu que pode fazer bagunça e andar pela casa inteira.

O chiqueirinho para bebê é muito mais que apenas um cercadinho para conter a criança. Se a mamãe souber utilizá-lo com sabedoria, ele se transforma em um aliado bastante eficaz que pode ajudar até mesmo no desenvolvimento saudável do bebê.

Para aproveitar todas as possibilidades que o chiqueirinho para bebê oferece, ele deve ser utilizado de maneira planejada. Mas não se preocupe, é muito fácil criar um planejamento para utilizar o chiqueirinho. Abaixo apresentamos um modelo de planejamento que você pode utilizar.

1 – Crie uma rotina para o seu bebê ficar no chiqueirinho. Coloque seu filho no chiqueirinho para bebê todos os dias no mesmo horário, sempre quando ele estiver descansado, portanto, é melhor você levá-lo para o chiqueirinho depois que ele dormiu e descansou, assim o bebê aproveitará o tempo brincando, se divertindo e aprendendo.

2 – Alterne os brinquedos no chiqueirinho para bebê, ou seja, não coloque os mesmos brinquedos todos os dias, vá fazendo um rodízio de brinquedos. Mas fique atenta, não coloque brinquedos inadequados para a idade do seu bebê. Lembre-se sempre de guardar os brinquedos após o período de brincar no chiqueirinho, e aproveite para ir ajudando o seu filho na arrumação, assim ele vai sendo educado para organizar os brinquedos, e vai aprendendo várias outras coisas, pois durante essa arrumação você pode estimulá-lo de diversas maneiras, por exemplo, mostrando os brinquedos e falando o que é, falando das cores, formas, etc.

3 – Não deixe o chiqueirinho para bebê sempre no mesmo lugar, mude-o de lugar de vez em quando, coloque-o em lugares onde você consiga monitorar a criança, mas sem que ela consiga ver você, assim ela pode brincar sem se distrair.

Benefícios que o chiqueirinho para bebê pode trazer à criança

Se utilizado de maneira correta, o chiqueirinho para bebê pode trazer vários benefícios à criança.

O chiqueirinho oferece boas oportunidades de aprendizado ao bebê, além disso, quando você deixa a criança brincar durante um tempo sozinha, ela vai desenvolvendo capacidades como concentração, criatividade e organização.

Além disso, quando o bebê passa um tempo sozinho no chiqueirinho, ele vai também aprendendo a ter autonomia, pois pode brincar como quiser, experimentar maneiras diferentes de posicionar brinquedos, de posicionar o corpinho, etc.

Mas quanto tempo a criança pode permanecer no chiqueirinho para bebê?

Não existe um tempo padrão, mas abaixo colocaremos algumas sugestões para lhe ajudar:

  • Crianças com até 05 meses de vida – de 20 a 30 minutos 02 duas vezes ao dia, não mais que isso.
  • Crianças que já conseguem se sentar sozinhas – de 20 a 40 minutos 02 vezes ao dia.
  • Crianças que já conseguem engatinhar – 30 a 50 minutos uma vez ao dia.
  • Crianças com idade entre 15 a 20 meses – não deixe mais que 01 hora e 15 minutos (apenas uma vez ao dia).

Essas são apenas sugestões. Mas o alerta é: utilize o chiqueirinho para bebê de forma moderada e responsável, ou seja, nunca deixe a criança presa no chiqueirinho por várias horas. Isso pode até lhe dar liberdade para realizar tarefas, mas pode fazer muito mal à criança, principalmente no que diz respeito a sua saúde emocional.

Outras dicas importantes

Ter um bebê é uma maravilha, mas exige também muita responsabilidade e cuidados. Além de se preocupar com a qualidade do chiqueirinho é necessário estar atento a diversos outros aspectos, como a chupeta correta, os brinquedos de cada fase e o tempo que você pode dedicar para sua criança.

Por isso, não deixe de estudar e aprender o que é melhor para sua criança. Os pais são os principais responsáveis pelo bom desenvolvimento dos seus filhos, boa educação e boas condições de desenvolvimento. Aqui no blog você encontrará inúmeras dicas sobre gravidez e maternidade que poderão te ajudar a viver bem esta fase.

Em alguns casos vale a pena contratar uma babá para te auxiliar em todos os cuidados, principalmente quando você precisa trabalhar além de cuidar da casa e de seus filhos.

Conclusão

O chiqueirinho para bebê realmente é um artigo de grande utilidade, porém, para realmente trazer benefícios, precisa ser utilizado de forma correta.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também possuem filhos, mostre para elas a importância de utilizar o chiqueirinho corretamente.

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.