Viver Sem Vergonha
chupeta-ortodôntica

Chupeta ortodôntica: realmente causa menos prejuízos?

Muitos pais se sentem indecisos quando o assunto é a compra ou não de uma chupeta para o filhote. Alguns acabam comprando, pois imaginam que um bebê precisa de uma chupeta, além disso, sabem que muitas vezes a chupeta ajuda a diminuir os acessos de choro do pequenino. Confira dicas neste artigo sobre a chupeta ortodôntica.

A maioria dos pais também sabe que a chupeta podem provocar vários prejuízos ao desenvolvimento saudável do bebê, então optam por comprar uma chupeta ortodôntica. Mas será que esse acessório realmente é a solução?

O bebê e sua necessidade de sucção

dicas sobre a chupeta ortodônticaO reflexo de sucção é muito importante para o bebê, pois é graças a ele que a criança muito jovem consegue se alimentar.

Além disso, sugar é algo que dá muito prazer ao pequenino.

Esses dois elementos levam o bebê a sentir uma grande necessidade de sugar, e se essa necessidade não for atendida, a criança pode ficar irritada e começar a chorar.

É aí que a chupeta muitas vezes funciona como uma salvadora para os pais que não sabem o que fazer para acalmar o choro do filhote.

Vale destacar que a chupeta não é a solução para o choro das crianças, é importante que você entenda o que seu filho deseja e o que o choro pode te indicar. Aqui no blog tem um artigo especial que vai te ajudar a entender melhor os reais motivos do choro do seu bebê (clique aqui).

manual da papinha

A chupeta ortodôntica

Muitos pais pensam que a chupeta ortodôntica é a solução. Eles acreditam que por ser uma chupeta especial, ela não prejudicará o desenvolvimento saudável da criança. Mas a realidade é bem diferente.

O uso da chupeta por longos períodos de tempo pode causar alterações na arcada dentária do pequeno. São mais comuns as seguintes alterações: inclinação dos dentes, dentes de cima projetados para frente, alterações na mordida.

Além disso, o uso prolongado da chupeta pode provocar alterações nos padrões respiratórios e também no desenvolvimento da fala.

Apesar da chupeta ortodôntica se adaptar melhor à boquinha e rostinho do bebê, os pais precisam saber que ela também pode provocar prejuízos ao desenvolvimento da criança.

Mas o que fazer então?

O bebê precisa sugar, portanto, é necessário oferecer algo que ajude a aplacar essa sua necessidade biológica. Mas a chupeta não é nem de longe a melhor solução. Existem várias outras maneiras de atender essa necessidade do bebê, como, por exemplo, a amamentação.

Para satisfazer a necessidade de sucção do bebê não é preciso deixar que ele fique o tempo todo sugando algo, portanto, o ato de mamar no peito já é suficiente para satisfazer essa necessidade do pequenino.

Porém, algumas vezes o peito pode estar muito cheio, então a criança não tem trabalho para sugar o leite, e em pouco tempo termina a mamada.

Nesse caso, ela mata a fome, mas permanece com a vontade de sugar. O melhor a fazer é retirar um pouco de leite antes de amamentar o bebê, assim ele terá mais trabalho para mamar, e isso será suficiente para satisfazer a sua necessidade de sucção.

A necessidade de sucção do bebê dura até por volta dos 12 meses de idade. Depois ela vai sendo substituída pelo mecanismo da mastigação.

Mas o meu filho já usa chupeta, o que posso fazer?

Se o seu filhote já usa chupeta, não se preocupe, você pode seguir algumas recomendações para evitar problemas.

O ideal é que a chupeta seja retirada aos poucos. Se o seu filho precisa da chupeta para dormir, você pode esperar ele dormir e então retirá-la da boquinha dele. A retirada da chupeta pode ser um momento difícil, caso não seja conduzida de maneira adequada, por isso, os pais devem ter atenção a este detalhe.

Essa técnica para retirada da chupeta funciona muito bem e deve ser usada sempre que necessário. Afinal, em algum momento seu filho precisa deixar a chupeta e quanto antes melhor.

Outra maneira é delimitar o tempo e o local em que a chupeta poderá ser utilizada. Por exemplo, você pode mostrar para a criança que a chupeta poderá ser utilizada somente no momento de dormir.

O ideal é que você tenha paciência e tente perceber o que o seu filho deseja, pois muitas vezes um choro não quer dizer que ele está querendo a chupeta.

Finalizando

Estou certo de que estas dicas irão te ajudar a utilizar de maneira adequada a chupeta ortodôntica. É importante que você observe também a relação de seu bebê com a chupeta, em muitos casos ele pode te dizer muito sobre a utilidade ou não da chupeta.

Aproveite para compartilhar este artigo com suas amigas e amigos que também estão passando por este momento de escolha de uma chupeta para seus filhos.

Recomendados Para Você: