Viver Sem Vergonha
Como combinar tapetes, cortinas e sofás dicas

Como combinar tapetes, cortinas e sofás?

A sala é um dos ambientes mais frequentados da casa, por isso, precisa de um cuidado maior no momento da decoração. O ambiente mais confortável é aquele em que você se identifica e que combina com seu jeito de ser. Neste post você aprenderá dicas incríveis sobre como combinar tapetes, cortinas e sofás!

A tarefa de organizá-la com o seu estilo, pode ser muito fácil, quando se sabe o significado que cada cor possui e o quanto elas podem influenciar no ambiente. Como combinar tapetes, cortinas e sofás de forma que fiquem harmoniosos e com a sua cara?

Qual a melhor forma de usar as cores para combinar tapetes, cortinas e sofás?

Circulo-CromáticoPara que você saiba um pouquinho como combinar as cores, nós vamos buscar auxílio no Círculo Cromático, se trata de uma paleta contendo doze cores, que são:

  • As cores primárias: essas cores dão origem às demais cores, elas são o amarelo, o azul e o vermelho.
  • As cores segundarias: é a junção de duas cores primárias que originam a cor laranja, o violeta e o verde, entre outras.
  • As cores terciárias: são formadas pela mistura das cores primárias e sofrem variações das cores pretas e brancas.

O circulo é divido em duas partes, a primeira denominada cores quentes, como o amarelo, o vermelho e o laranja, essas cores podem transmitir a sensação de calor, luz e também alegria ao ambiente. A segunda parte do circulo, as cores chamadas de frias, elas transmitem uma percepção de tranquilidade, são cores menos vibrantes como o azul, verde e o roxo.

As combinações de cores recebem nomeações, que funcionam como uma espécie de critério para nos auxiliar no uso das cores, são elas:

Decoração Harmônica

A combinação das cores denominada de decoração harmônica é a junção de três cores quentes ou três cores frias, ou seja, a ligação das cores que estão em sequência ou adjacentes. Como exemplo, as cores em sequência o vermelho, laranja e o amarelo, ou as cores mais próximas, como o vermelho, o laranja e o violeta.

No entanto, deve-se eleger uma cor como dominante, sempre buscando o tom que seja mais neutro, para se destacar. Em sequencia utilizar as demais cores para compor as peças e os detalhes da decoração.

Decoração Complementar

A combinação das cores que estão de lados opostos é denominada de decoração complementar. Como exemplo as cores violeta e amarelo, essa é uma combinação que pode ser equilibrada com cores em tons pastéis ou cores neutras.

Decoração Monocromática

Por fim, existe a opção de utilizar uma única cor para compor a decoração e usá-la em vários tons, ou seja, dos tons mais claros aos mais escuros, esse tipo de decoração é chamado de monocromática.

Para tanto, ao criar uma decoração com o seu toque, os decoradores e consultores afirmam que se deve apostar em cores neutras, como tons pastéis, marfim, branco e afins. Essas tonalidades contribuem para dar equilíbrio às peças, por serem cores bem versáteis e combinarem com qualquer outra cor, seja ela quente ou fria. As cores neutras e tecidos mais leves, podem proporcionar mais frescor e aconchego ao ambiente.

Sendo assim, o sucesso da decoração deve-se inicialmente à escolha das cores. É recomendável usar no máximo três cores para compor a decoração. Lembrando que uma cor deve ser escolhida para destaque, que seja preferencialmente uma cor neutra. E as outras duas cores que estejam apenas nos detalhes e nos objetos.

Portanto, para se alcançar uma sintonia na combinação e se ter uma noção de como combinar tapetes, cortinas e sofás, é preciso equilibrar as cores, contrastá-las e buscar harmonizá-las.

Assim, para saber como combinar o tapetes, o sofás e a cortinas, vale a pena definir a peça central, aquela que você quer evidenciar a cor, como exemplo, o sofá. Em sequência, escolher as outras peças, como o tapete e a cortina, contrastando na paleta de cores com a cor definida na peça de destaque. É importante não se esquecer de buscar a harmonia desses objetos com as cores dos pisos e das paredes.

Como escolher o Sofá

Como combinar tapetes, cortinas e sofás dicasO sofá é uma peça de grande destaque na decoração, por isso, deve ser muito bem pensada e planejada e deve estar em harmonia com tapetes e cortinas. Deve-se ficar atento à cor, o tamanho, formato, tecido, entre outros fatores. Caso contrário, o sofá pode ser tornar um objeto alvo de grande antipatia, incômodo ou enjoo, a não ser que a peça escolhida seja de cor neutra, assim, pode-se diminuir os riscos de se tornar uma peça pesada no ambiente.

Os sofás neutros têm suas vantagens, pois ampliam as possibilidades de se utilizar mais cores para compor a decoração, pois fica mais fácil usar as cores e saber como combinar tapetes, cortinas e sofás com tons mais neutros, além de correr menos risco de errar na decoração.

Como escolher a Cortina

A cortina pode proporcionar um aspecto mais aconchegante ao ambiente. É muito importante saber como combinar a cortina com o tapete e o sofá e os demais objetos que compõem o ambiente.

Para escolher a cortina é importante medir com uma fita métrica o espaço que ela ocupará e acrescentar uma média de 15 a 20 centímetros a mais de tecido na parte superior, inferior e nas laterais, para que ela tenha um bom caimento e preencha de forma mais harmônica o ambiente.

Existem vários tipos de tecidos que podem ser usados para cortina, os tecidos mais utilizados são o voil, algodão, renda, linho, fibra natural, seda e cambroia, entre outros. Para escolhê-los é importante observar a incidência de sol no local, pois existem tecidos como a seda que é pouco resistente ao sol.

No entanto, deve-se ficar cauteloso quanto às cores, pois é um objeto que ocupa boa parte do ambiente e pode torná-lo cansativo.

Quando se opta por usar persianas, deve-se ficar atento ao ar de seriedade que elas dão ao ambiente. Para quebrar esse aspecto de escritório tão próprio das persianas, pode-se investir em objetos, como mantas no sofá, tapetes com estampas e com cores mais vivas e almofadas.

Como escolher o tapete

É recomendável que o tapete seja o último item a compor a decoração da sala, pois ele deve estar em sintonia com os demais objetos do ambiente. Se você optar por sofás e cortinas lisos, o tapete pode ter algumas estampas, ou formas geométricas. Ao contrário, se o sofá for mais colorido, ou com estampas deve-se dar preferência para tapetes com cores mais neutras e lisas.

É importante que o tamanho do tapete seja proporcional ao ambiente, no mínimo, o tapete deve ser do tamanho do sofá. Recomenda-se que sejam reservados alguns centímetros do tapete, para ser colocado debaixo do sofá, não devendo ser uma regra, mas apenas uma sugestão para proporcionar um visual mais agradável, além de evitar que ele cause acidentes, como escorregões.

Considerações finais sobre como combinar tapetes, cortinas e sofás

Nesse artigo vimos que ao se pensar em como combinar tapetes, cortinas e sofás, o que não deve ser feito é abusar das cores. O máximo escolhido para a decoração devem ser três cores, para não pesar muito o ambiente. E que uma das cores, será eleita como a cor de destaque e as demais irão compor a decoração em pequenos detalhes e nos objetos.

Vale lembrar que o tamanho do móvel sempre será definido a partir do espaço disponível. Por isso, a importância em medir o espaço com uma fita métrica antes de sair às compras.

Observe bem o ambiente antes de sair às compras, pois lugares que recebem menos luz natural, as cores quentes são bem vindas, para proporcionar uma sensação de um ambiente aquecido e aconchegante. Ao contrário, locais que recebem muita luz solar, podem ser usadas mais cores frias, pois são tons que provocam uma sensação de frescor e calmaria.

Enfim, existem muitas possibilidades de decorações para a sua sala de estar e é possível combinar sofá com tapete e cortina em perfeita harmonia e equilíbrio, de modo que a organização dos objetos reflita você, as suas preferências, ou seja, tenham a sua cara! 

Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais, tenho certeza que todos irão gostar muito e você poderá ajudar muitas pessoas. Muitas pessoas também querem aprender como combinar tapetes, cortinas e sofás.

Recomendados Para Você: