Viver Sem Vergonha
canguru-para-bebê-comparação

Como comprar um bom canguru para bebê: cuidado com alguns modelos

Se você está pensando em comprar um canguru para bebê, este artigo pode lhe ajudar, pois vamos dar dicas importantes sobre como comprar um canguru de qualidade que não prejudique o desenvolvimento saudável do seu pequenino.

Caso você seja seja mãe de primeira viagem estas dicas ainda são mais importantes, pois tenho certeza que você tem muitas dúvidas na hora de escolher o que é melhor para seu bebê. Vale à pena ler este artigo até o final e aprender como escolher bem o canguru para seu filho.

Canguru para bebê: cuidado na hora da compra

canguru para bebê comparaçãoO canguru para bebê realmente é muito prático, pois permite que você fique com as mãos livres ao mesmo tempo em que o filhote fica bem pertinho do seu corpo.

Porém, nem todos os cangurus existentes no mercado são adequados para o uso — e não se iluda com as marcas famosas, pois mesmo marcas muito reconhecidas fabricam e vendem cangurus inadequados para o uso.

Um canguru para bebê adequado e seguro (canguru ergonômico) precisa garantir que a criança seja carregada numa posição de “rã”.

Essa posição consiste em o bebê ser carregado com as perninhas abertas, e com quadril flexionado de forma que seus joelhinhos fiquem numa posição acima das nádegas.

Se você olhar um bebê sendo carregado num canguru que permita que ele fique numa posição adequada, vai perceber que o peso da criança se concentra na região das nádegas.

manual da papinha

Já os outros modelos, se você reparar, vai perceber que o peso da criança fica concentrado na região dos genitais. Essa posição, segundo especialistas, pode causar danos à bacia e perninhas do bebê.

Veja na foto ao lado a comparação entre os dois modelos. Note a diferença no que diz respeito à posição em que o bebê fica. É fácil perceber quando o bebê não está apoiado adequadamente. Este é o principal ponto de atenção na hora de escolher qual o melhor canguru para seu filho.

Quero ressaltar mais uma vez que escolher apenas pela marca não resolverá seu problema, o melhor a fazer é experimentar o canguru e encontrar o que se melhor se adéqua à sua criança.

Canguru ergonômico: quando posso começar a utilizar?

Você só deve começar a utilizar o canguru para bebê quando o seu pequenino completar pelo menos 05 ou 06 meses, e quando ele já for capaz de sentar. Antes disso você não deve utilizar, pois pode causar danos à coluna da criança. Não tenha pressa na hora de introduzir o canguru, nesta fase a criança se desenvolve rapidamente e um mês ou dois podem fazer muita diferença.

Como já foi visto acima, nem todos os modelos são adequados, portanto, ao comprar um canguru, compre um que seja ergonômico, ou seja, que permita que o bebê seja carregado na posição de “rã”.

Outra coisa importante! Nunca carregue o bebê virado para frente, carregue-o sempre virado para você. Mesmo no canguru ergonômico, se você colocar o bebê virado para frente, o peso da criança irá se concentrar na região genital, e não nas nádegas.

Essa posição é totalmente inadequada, e pode causar sérios prejuízos à bacia, perninhas e coluna do pequenino. Por outro lado, ao colocá-lo virado para você, o peso do bebê não ficará só com ele, um pouco irá para você, e ele ficará sentado numa posição confortável e que não prejudicará as articulações. Isso vale também se você for carregar o bebê nas costas.

Outra coisa que você deve observar, é que é necessário ajustar o canguru para bebê de acordo com a altura de quem for carregar a criança. Isso é importante para garantir conforto ao pequenino e também àquela pessoa que o estiver carregando.

O melhor a fazer é utilizar o canguru com bom senso. Ou seja, faça isso apenas quando necessário, tenha um bom modelo para seu bebê, regule bem antes de utilizar e não quebre as regras acima. Muitas mães não gostam de utilizar o bebê conforto desta forma pois privam o bebê de ver o que está à sua frente, mas isso não é o mais importante para seu bebê. Lembre-se que você deve priorizar a saúde de seu filho.

Conclusão

O canguru para bebê é realmente um ótimo artigo que compensa comprar, contudo, é sempre bom testar o canguru e observar se ele realmente oferece conforto e segurança ao bebê. Fique de olho nas dicas acima e não se prenda ao preço e marcas, é possível encontrar uma boa opção com preço justo.

Vale à pena também conversar com outras mães que já utilizaram o canguru, assim elas te passarão dicas do que acharam e qual marca utilizaram.

Aproveite para compartilhar este artigo com as mamães que você conhecer, muitas ainda não conhecem estas dicas importantes e você poderá ajudá-las.

Recomendados Para Você: