Viver Sem Vergonha
dicas e passos sobre como contratar uma babá para seus filhos

Como contratar uma babá para seus filhos com 5 dicas práticas

Muitos pais não têm condições de passar todo o dia com seus filhos devido aos compromissos profissionais. Neste caso é necessário recorrer a ajuda de outras pessoas para cuidar das crianças enquanto estão fora de casa, são as chamadas babás. Neste artigo você vai conferir algumas dicas importantes sobre como contratar uma babá com segurança para sua casa.

Os filhos são os bens mais importantes para os pais, por isso, não podem ficar com qualquer pessoa. O cuidado, a segurança e a educação serão compartilhados com outra pessoa a partir de agora.

Por isso, é fundamental escolher a babá certa que irá conviver diariamente com seus filhos. Esta tarefa não é fácil, exige paciência e bons critérios para que você encontre a pessoa ideal para estar em sua casa enquanto você não estiver por lá.

manual da papinha

Além das dicas que você verá a seguir sobre como contratar uma babá é fundamental para a contratação que os pais tenham empatia pela pessoa que será contratada. Isso facilitará o convívio de todos, afinal uma babá passa a ser parte da família.

Veja a seguir dicas especiais para escolher a baba ideal para seus filhos e ter tranquilidade para trabalhar e estar fora de casa.

5 Dicas sobre como contratar uma babá

1 – Defina o perfil da profissional que você precisa:

dicas e passos sobre como contratar uma babá para seus filhosAntes de sair à procura de uma babá é fundamental que você defina o perfil da profissional que você precisa.

Para a construção deste perfil leve em conta a idade de seus filhos, a necessidade de cuidados especiais e tarefas extras que a babá precisará desempenhar em casa.

Por exemplo, a babá precisará colaborar na cozinha então ela precisa saber cozinhar. Caso a babá tenha que levar as crianças na escola é necessário que ela saiba dirigir e tenha carteira de habilitação.

Veja se você terá necessidade de que a babá faça horas extras ou trabalhe também nos fins de semana. Tudo isso deve estar claro para ambas as partes no momento da contratação.

Ter em mãos todas as tarefas que a babá deverá desempenhar e os conhecimentos que ela precisa ter facilitará sua procura pela babá ideal para sua casa.

2 – Procure referências de trabalhos anteriores:

A segunda dica sobre como contratar uma babá para sua casa é conhecer referências de trabalhos anteriores.

A babá mesmo poderá dizer quais eram as tarefas que ela desempenhava e como era o convívio com a família dos trabalhos anteriores. Mas, não deixe de verificar as informações com os pais das crianças do antigo trabalho.

Tome alguns cuidados durante a busca por referências. Tenha preferência em ligar para números fixos e até mesmo conheça pessoalmente algumas pessoas. Uma boa babá nunca irá se importar em passar os contatos de seu antigo trabalho, pois terá certeza de que será bem elogiada e indicada pela antiga família.

Evite babás que estão sempre pulando de galho em galho. Veja qual o prazo médio que a candidata permaneceu em seus antigos trabalhos. Prazos muito curtos podem demonstrar problemas de convívio com a antiga família ou até mesmo uma busca constante por trabalhos com salários maiores.

3 – Faça uma boa entrevista para conhecer cada candidata:

Fazer uma boa entrevista também é importante na tarefa de como contratar uma babá adequada para cuidar de seus filhos.

Mesmo que você não tenha experiência com entrevistas não fique intimidada. Faça um grande esforço para perguntar tudo que seja necessário para você e sua família, não fique receosa em perguntar demais. É melhor esclarecer todos os pontos e fica tranquila no futuro com a decisão tomada.

É importante que você pergunte a respeito da vida particular da pessoa, como escolaridade, local onde mora e se a babá já teve filhos. Pergunte a respeito da convivência com a família anterior e com as crianças.

Não deixe de perguntar sobre a expectativa que ela tem para o trabalho e durante a entrevista mostre todas as funções e tarefas que ela deverá desenvolver. Também é bom verificar as possíveis reações da candidata em caso de imprevistos, como acidentes com as crianças e problemas no comportamento.

4 – Verifique as redes sociais de cada candidata:

A quarta dica sobre como contratar uma babá é uma boa forma de conhecer um pouco da vida pessoal da candidata. Pelas redes sociais é possível conhecer muito sobre cada pessoa, como os locais que frequenta, o modo que se comporta e preferências pessoais.

Não tenha vergonha e nem receio em verificar com cuidados as informações que podem ser obtidas nas redes sociais, até mesmo as grandes empresas fazem isso com seus candidatos.

Esta verificação é importante sim, mas saiba separar o lado profissional do pessoal. Mesmo sendo uma babá, a pessoa é livre para escolher o que fazer em sua vida pessoal.

Mas, pelas redes sociais você terá indicações de comportamentos que podem prejudicar o trabalho desempenhado pela babá.

5 – Confira a saúde e disposição de cada candidata:

As necessidades de uma criança variam conforme sua idade, desta forma cada fase exigirá da babá um desempenho diferente.

Por exemplo, se seu filho ainda é um bebê ele exigirá cuidados básicos de um bebê como a troca de fraldas, banho, alimentação na quantidade e horário adequados e tantos outros detalhes.

Agora, se você já possui filhos um pouco maiores eles poderão exigir maior disponibilidade das babás para passeios, brincadeiras e uma maior atenção para possíveis acidentes.

Desta forma, você poderá encontrar candidatas que tem um perfil mais adequado para cuidar de bebês e outras candidatas que tem melhor perfil para cuidar de crianças maiores. Não deixe de levar isso em consideração na hora de escolher sua babá.

Finalizando

Antes de finalizar o artigo é necessário deixar mais algumas dicas. A primeira delas é fazer a preferência por uma candidata que more o mais próximo possível de sua casa, assim sua babá terá tranquilidade de ir e vir sem o risco de ficar horas no trânsito.

Além disso, você pode escolher uma candidata que você se identificou que não possui todos os conhecimentos que você esperava. Neste caso você pode oferecer para esta babá um treinamento para melhorar suas habilidades e poder desempenhar todas tarefas.

Lembre-se que conhecimentos técnicos todos aprendem, agora bom caráter e bom coração mais difícil de desenvolver.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender como contratar uma babá com segurança para seus filhos.

Recomendados Para Você: