Viver Sem Vergonha
dicas e sujestões sobre como cuidar de gatos corretamente

Como cuidar de gatos corretamente com 7 dicas especiais

Os gatos são animais de estimação que são tidos como mais independentes que os cães. Isso é verdade, mas isso não quer dizer que os gatos não necessitam de cuidados e o carinho de seu dono. Neste artigo você vai aprender como cuidar de gatos corretamente.

Caso você queira ter um gato em sua casa ou apartamento será necessário adaptar um pouco sua casa, proporcionando assim espaços adequados para o seu felino.

Além disso, é importante também ter consciência que ter um gato exigirá tempo de você. Você terá que se dedicar aos cuidados essenciais de seu gato e também dedicar tempo útil ao seu animal de estimação.

É certo que ter um gato exigirá menos tempo de você que um cão, mas você deverá ficar atento ao seu gato e dedicar um tempo mínimo, para que ele não tenha padrões de comportamento inadequados ao longo do tempo.

Como todo animal de estimação os cuidados básicos e essenciais são simples e fáceis. Para colocar em prática as dicas de como cuidar de gatos corretamente você não terá nenhum tipo de dificuldades.

7 Dicas especiais de como cuidar de gatos

1 – Leve seu gato regularmente ao veterinário:

dicas e sujestões sobre como cuidar de gatos corretamenteComo todo animal de estimação, os gatos precisam fazer visitas regulares ao veterinário. Isso garantirá que qualquer tipo de doença seja identificado com facilidade e o tratamento seja facilitado.

Procure um veterinário de confiança e que tenha o costume de cuidar de felinos. Aproveite estas visitas para deixar as vacinas sempre em dia e também para dar banhos, limpar os dentes e cuidar do pelo do seu gato.

Caso você suspeite de algum comportamento estranho de seu gato ou até mesmo alguns sinais físicos, como olhos marejando ou cera nos ouvidos, não deixe de procurar o seu veterinário de confiança.

Como falado anteriormente, quanto mais rápido você identificar as doenças em seu gato, mas fácil e barato será o tratamento.

2 – Alimente seu gato de maneira adequada:

Os gatos também precisam ser alimentados corretamente, este é um cuidado básico que não pode passar em branco.

Caso você alimente seu gato com a ração seca, você poderá deixar a ração disponível para seu gato sempre que ele sentir necessidade de comer. Isso não pode ser feito com alimentos enlatados, pois estes podem perder ou ficar com mal cheiro.

Caso você não queira deixar a ração disponível o dia todo você deverá alimentar seu gato com pequenas porções durante três vezes ao dia. Filhotes precisam ser alimentados pelo menos quatro vezes ao dia.

Basicamente os gatos podem ser alimentados com ração, mas algumas pessoas preferem preparar o próprio alimentos dos felinos.

3 – Prepare um espaço confortável para seu gato:

A terceira dica de como cuidar de gatos corretamente é preparar um local para que seu gato possa dormir e descansar.

Este local também servirá para seu gato relaxar e dar um tempo de todo o convívio que existe dentro de uma casa. Ter um lugar agradável ajudará você a não encontrar seu gato sobre as camas ou em locais inadequados.

Por isso, prepare um local bem aconchegante, macio e confortável para seu felino. Lembre-se sempre de lavar panos, travesseiros ou mantas que forem utilizados pelo seu gato, isso irá colaborar para a boa saúde do seu gato.

4 – Compre uma caixa de areia para seu gato:

A caixa de areia é outro item essencial para ter um gato em caso ou em um apartamento.

É na caixa de areia que seu animal de estimação fará todas suas necessidades, logo é importante que esta caixa de areia tenha um bom tamanho e também esteja sempre limpa, para que seu gato não deixe de utilizá-la e passe a utilizar os cantos da cozinha ou o carpete da sala.

Caso seu objetivo é ter mais de um gato, você terá que ter mais de uma caixa de areia. Pois a caixa de areia é um território para o felino e eles poderão entrar em conflito por um local que seja unicamente de cada um deles.

5 – Cuide bem da higiene do seu gato:

Pode não parecer, mas o seu gato também precisa de banho e de uma escovação nos pelos.

Por isso, esta é a quinta dica de como cuidar de gatos corretamente. Muitas pessoas acreditam que um bom banho não faz parte da rotina dos felinos, pois esses têm a impressão de seus gatos estão sempre limpinhos.

Mas, você deverá dar banho em seus gatos sempre que possível e também escovar os pelos para eliminar os pelos mortos.

Durante o banho é importante verificar se o gato possui pulgas ou carrapatos. Os banhos ajudam a prevenir o aparecimento deste tipo de vetor.

6 – Dedique tempo ao seu gato:

Como falado no início do artigo, os gatos são animais que também precisam de tempo de qualidade de seus donos.

Alguns gatos tem a aparência de serem muito independentes, mas precisam da companhia e podem ser muito carinhos e companheiros com o passar do tempo.

É claro que o comportamento de um gato não é o mesmo de um cão, você não conseguirá ensinar os mesmos truques para seu felino, mas poderá se divertir muito dedicando um tempo para seus gatos.

Também é importante socializar seu animal, por isso, sempre que possível apresente seus gatos para outros animais e também para outras pessoas. Mas, lembre-se que ele é um animal e poderá colocar em prática seus instintos quando encontrar com um animal abaixo de sua cadeia alimentar.

7 – Tenha a castração como uma opção para seu felino:

A última dica sobre como cuidar de gatos corretamente é referente à castração. Muitos veterinários indicam a castração ou esterilização do felino nas primeiras visitas.

Caso você não tenha interesse na reprodução nem deseje encontrar filhotes indesejados em sua casa, a castração é a melhor opção para sua gatinha.

Evite aplicar vacinas que elimina o sio do seu animal, estas vacinas podem levar seu gato à morte, pois aumentam potencialmente o risco de câncer em animais devido à alta dose hormonal.

Finalizando

Como você pode ver, todos os cuidados são simples e fáceis de serem colocados em prática. O melhor a fazer é avaliar se você terá condições de dar ao seu felino as condições necessárias para viver com qualidade.

Caso você perceba que não terá estas condições pense duas vezes em ter um gato como animal de estimação.

Confira mais uma vez como cuidar de gatos com 7 dicas especiais:

  • Leve seu gato regularmente ao veterinário;
  • Alimente seu gato de maneira adequada;
  • Prepare um espaço confortável para seu gato;
  • Compre uma caixa de areia para seu gato;
  • Cuide bem da higiene do seu gato;
  • Dedique tempo ao seu gato;
  • Tenha a castração como uma opção para seu felino.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem cuidar bem de seus felinos.

Recomendados Para Você:

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.