Viver Sem Vergonha
dicas-importantes-sobre-como-cuidar-de-orquideas

Como cuidar de orquídeas: dicas e cuidados importantes

As orquídeas são plantas maravilhosas, e encantam pessoas no mundo inteiro. Mas apesar de ser absolutamente lindas, não é difícil cultivar essas belezas em casa, desde que você saiba o que está fazendo. Por isso, saber como cuidar de orquídeas é essencial para que você consiga enfeitar a sua casa com essas maravilhas da mãe natureza.

Neste artigo você vai aprender dicas especiais para cuidar corretamente das suas orquídeas. Estas dicas são essenciais para você não perder suas orquídeas ou mudas que estiver ganhando.

É hora de fazer suas orquídeas florescerem!

Como cuidar de orquídeas: dicas para te ajudar a cultivar essas plantas

As orquídeas são plantas muito resistentes que compõe a família Orchidaceae. Elas apresentam uma incrível quantidade de formas, tamanhos e cores, e estão presentes em todos os continentes, com exceção do Antártico.

dicas importantes sobre como cuidar de orquídeasUma curiosidade a respeito das orquídeas, é que algumas crescem em árvores, mas apesar disso, não são plantas parasitas. Elas utilizam as árvores apenas como apoio para buscar luz, portanto, não se alimentam da seiva da árvore. Sua fonte de nutrição são os materiais em decomposição que caem das árvores, e se prendem as suas raízes emaranhadas.

Outra curiosidade muito interessante, é que algumas espécies de orquídeas florescem apenas na primavera, enquanto outras florescem mais vezes no ano.

Para te sucesso no cultivo de orquídeas, é preciso entender as características dessas plantas, e procurar criar na sua casa um habitat propício à vida dessas maravilhas.

Por isso, saber como cuidar de orquídeas pode te ajudar a poupar muito tempo, e conseguir o mais rápido possível ter as mais lindas orquídeas enfeitando a sua casa e o seu jardim.

como cuidar de orquídeas

Dicas práticas sobre como cuidar de orquídeas

Agora vamos aprender na prática como cuidar de orquídeas, lembrando que aqui vamos apresentar algumas dicas, portanto, se você deseja aprofundar os seus conhecimentos, e se tornar um verdadeiro mestre no cultivo de orquídeas, recomendamos que faça um curso sobre o assunto.

 

1 – Como regar orquídeas

Ao contrário do que muita gente pensa, as orquídeas são plantas muito resistentes e, por isso mesmo, não é preciso regá-las todos os dias.

Uma dica interessante para te ajudar a regar corretamente as suas orquídeas, é observar o vaso onde a planta está. Se estiver úmido, não é necessário regar, caso esteja seco, é preciso colocar água somente até começar a escorrer água pelo fundo do vaso.

Portanto, para evitar molhar demais as suas orquídeas, procure observar sempre essa dica. Nada melhor que observar bem suas plantas e não exagerar na quantidade de água.

2 – Importância da iluminação para orquídeas

As orquídeas gostam, e precisam, de muita luz natural, no entanto, você não deve colocá-las expostas ao sol, pois se fizer isso, elas podem secar. Uma dica é colocá-las perto da janela, de maneira que elas recebam luz natural sem correr o risco de queimar.

Colocar as orquídeas na varanda também é uma ótima opção, além de galhos de árvores que proporcionem boa sombra para as orquídeas.

3 – Temperatura adequada para orquídeas

As orquídeas são plantas que se dão bem com o calor, podendo suportar temperaturas de até 24° C, por causa dessa característica, podem ser colocadas dentro de casa sem problemas.

A temperatura tem influência na quantidade de água que a planta necessita para sobreviver. Se a temperatura estiver muito alta, ela precisará de mais água, se estiver mais baixa, a planta necessitará de menos água, portanto, você precisa aprender a observar isso no momento de regar as suas orquídeas.

4 – Fertilização para orquídeas

Para que as suas orquídeas fiquem sempre bonitas e saudáveis, é preciso utilizar fertilizantes próprios para orquídeas. É preciso fertilizar a terra com regularidade, mas tome cuidado para não fertilizar com intervalos menores do que 4 meses. Utilize sempre fertilizantes orgânicos.

Caso você tenha dúvidas de qual fertilizante utilizar é necessário você  consultar um profissional. Lojas especializadas em flores podem te indicar a melhor opção para suas orquídeas.

5 – Vasos próprios para orquídeas

Os vasos de barro são os melhores para cultivar orquídeas, visto que possuem vários furos no entorno, o que é bom para facilitar a ventilação das raízes das plantas. Algumas pessoas utilizam vasos de plástico, no entanto, eles não são bons, pois esquentam demais, prejudicando o desenvolvimento e saúde das plantas.

O importante é garantir que o vaso não se esquente muito e também que permita a boa ventilação das raízes.

Considerações finais

Com essas dicas simples, você já tem uma boa ideia sobre como cuidar de orquídeas, no entanto, essas plantas guardam muitos segredos, e para descobri-los, é importante que você estude a respeito delas, assim, saberá como manter as suas orquídeas sempre bonitas e saudáveis.

Aproveite para compartilhar este artigo com suas amigas e amigos que também querem aprender a cultivar e cuidar bem das orquídeas. Afinal, as orquídeas são uma das flores mais lindas!

Recomendados Para Você: