Como cuidar de um cachorro com 7 dicas fundamentais

Ter um animal de estimação exigirá de você diversos cuidados especiais. O seu cachorro precisará se adaptar à nova casa, mas também você deverá se adaptar a uma nova rotina que exigirá tempo para cuidar adequadamente do seu cão. Neste artigo você vai aprender 7 dicas fundamentais sobre como cuidar de um cachorro.

Vale ressaltar mais uma vez, que ter um animal de estimação exigirá de você responsabilidades e caso você não tenha tempo adequado para isso é melhor rever a sua decisão em ter um animal de estimação.

Colocar estas dicas em prática ajudará você a ter um cachorro saudável em casa, que saiba respeitar os espaços delimitados e que seja sociável com suas visitas.

O comportamento de um cachorro é reflexo da forma como foi tratado e adestrado. Em muitos casos um comportamento inadequado de um cão é apenas o reflexo da ausência de algum tipo de cuidado, como carinho ou espaço para exercícios físicos.

Uma dica especial é escolher uma data de cachorro com um perfil que seja mais adequado à sua residência e também ao seu perfil. Assim você não sentirá dificuldades em colocar as dicas a seguir em prática.

7 Dicas fundamentais sobre como cuidar de um cachorro de estimação

1 – Forneça uma alimentação adequada para seu cão:

dicas fundamentais sobre como cuidar de um cachorro com segurançaA primeira dica sobre como cuidar de um cachorro é fornecer uma alimentação adequada para seu cão. Hoje em dia, a forma mais simples de alimentar bem seu cachorro é com uma ração de qualidade, evite dar restos de comida ou alimentos que são indicados para pessoas.

Alguns tipos de alimentos podem ser muito prejudiciais aos cães, por isso, evite doces e comidas gordurosas. Além da ração, é possível alimentar seu cão de forma adequada com uma alimentação natural, esta alimentação é específica para cães e deve ser balanceada.

Tome cuidado também com a quantidade de comida que você deixa a disposição de seu animal de estimação, comida em excesso pode leva-lo à obesidade.

Junto com a comida é indispensável deixar à disposição de seu cão água fresca em abundância. Lembre-se sempre de limpar os vasilhames onde o cão se alimenta.

2 – Escolha um bom local para o seu cachorro dormir:

Durante o dia a maioria dos cachorros não precisam de muitas regalias para se sentirem bem, entretanto, como são animais domésticos eles também gostam de um certo conforto na hora de dormir.

Por isso, é importante que você prepare um bom local para ser a casinha do seu cachorro ou então um local específico para seu cão dormir à noite.

Caso o seu cão fique somente no quintal é importante que ele tenha um local para que fique protegido da chuva, do frio e do calor excessivo. Prepare também uma cama adequada, para que seu cão tenha o conforto necessário.

3 – Faça visitas regulares ao veterinário:

A terceira dica sobre como cuidar de um cachorro de forma adequada é fazer visitas regulares ao veterinário.

Quando você tem um filhote é necessário estar atento à várias vacinas importantes para a saúde e para o futuro do animal. Mesmo animais adultos precisam de certas vacinas preventivas durante sua vida.

Além do cuidado com as vacinas, as visitas regulares ao veterinário irão auxiliar você a prevenir problemas mais complicados com a saúde do seu cão. Além disso, é importante um acompanhamento do peso e das características físicas de seu cachorro de estimação, assim é possível garantir boa qualidade de vida ao seu animal.

4 – Cuide da higiene do seu cachorro de estimação:

A higiene também é um cuidado essencial para quem deseja cuidar bem do seu cachorro de estimação.

O primeiro cuidado quanto à higiene é com o local onde o seu cão fica e com os vasilhames que ele utiliza. É importante que você mantenha tudo limpo, assim você cria um ambiente mais agradável não só para o cão, mas também para você.

Além do cuidado com o ambiente é necessário estar atento à higiene do próprio animal. Por isso, dê banhos regulares e cuide para que seu cão esteja sempre limpo, livre também de pulgas e carrapatos.

5 – Dê atenção e carinho ao seu cão:

A quinta dica sobre como cuidar de um cachorro é dar atenção e carinho ao seu animal de estimação.

Os cães são animais que criam um grande laço emocional com seus donos, por isso eles acabam se sentindo parte da família. Logo, eles precisam de carinho e atenção.

Muitos cães possuem um comportamento inadequado por falta de atenção de seus donos. No fim das contas eles querem chamara a atenção e são capazes de fazer inúmeras coisas para isso.

Por isso, dedique tempo ao seu cão. Seja carinhoso e atencioso com ele, mostre também para ele que você cuida e ama seu animal de estimação.

6 – Proporcione momentos para seu cão se exercitar:

Além do carinho e da atenção os cães precisam de momentos para se exercitarem e colocarem toda sua energia para fora.

Por isso, a sexta dica de como cuidar de um cachorro é proporcionar ao seu animal de estimação momentos diário de exercícios físicos.

Cada raça possui características específicas, algumas necessitam de exercícios mais intensos e outras necessitam apenas de caminhadas calmas. Logo, você deve ficar atento às características de seu cão e perceber qual a necessidade de atividade física dele.

A falta de atividade física pode trazer inúmeros problemas, como a obesidade e também um comportamento inadequado em sua casa. Cães muito agitados podem apenas estar demonstrando que precisam de mais espaço e mais tempo para exercitarem.

7 – Você precisa educar o seu cão:

Por fim, a última dica importante sobre como cuidar de um cachorro é referente à educação que você deve dar ao seu cão.

Grande parte dos cães precisam ser educados e treinados adequadamente para que o bom convívio seja mantido. Os cães conseguem entender que certos comportamentos são inadequados e é você que precisa indicar isso para ele.

A educação do cão deve abordar diversos aspectos como:

  • O comportamento adequado dentro de casa;
  • Local específicos para fazer as necessidades especiais;
  • Comandos básicos para o cão;
  • Truques elaborados para raças mais inteligentes;
  • Socialização com outras pessoas e outros animais.

Mais uma vez é válido ressaltar que o comportamento inadequado de muitos cães é função de uma criação ineficiente. É importante educar o seu cão, para a qualidade de vida do animal e também para você ter tranquilidade em lidar com seu cachorro de estimação no dia a dia.

Finalizando

Antes de finalizar este artigo é válido ressaltar que ter um cão exige inúmeras responsabilidades, mas é muito gratificante. Os cães são muito amorosos com seus donos e sabem corresponder a todo carinho e atenção que são despendidos.

Entretanto, algumas raças de cães são mais exigentes em alguns pontos. Alguns cães precisam de mais exercícios físicos ou outros cães precisam de donos mais experientes, que saibam educa-los de forma adequada. O melhor é escolher um cão adequado à sua realidade, assim tudo ficará mais fácil de ser realizado.

Veja um resumo de todas as dicas antes de encerrar o artigo:

  • Forneça uma alimentação adequada para seu cão;
  • Escolha um bom local para o seu cachorro dormir;
  • Faça visitas regulares ao veterinário;
  • Cuide da higiene do seu cachorro de estimação;
  • Dê atenção e carinho ao seu cão;
  • Proporcione momentos para seu cão se exercitar;
  • Você precisa educar o seu cão.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender como cuidar de um cachorro de forma adequada.

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *