Viver Sem Vergonha
dicas de como cuidar de um filhote de cachorro

Como cuidar de um filhote de cachorro com 5 dicas práticas

Este artigo é especial para as pessoas que estão enfrentando o desafio de ter seu primeiro animal de estimação e não sabem como cuidar de um filhote de cachorro. Por mais que as pessoas insistem em complicar as coisas atualmente, cuidar de um filhote não é problema e você conseguirá passar com tranquilidade por esta etapa.

Ter um animal não é o mesmo que ter um brinquedo. Um filhote de cachorro irá exigir de seu dono atenção e cuidados diários, é importante ter consciência das exigências de um animal antes de ter seu primeiro cachorro.

Os cuidados com um filhote são básicos, como preparação de um ambiente acolhedor, disponibilidade de água fresca, alimentação adequada para o desenvolvimento do cão e a presença do dono para dar carinho e educar o filhote para conviver bem com as regras da família.

Com um mercado mais que aquecido, você poderá encontrar em lojas inúmeros produtos destinados a filhotes, que você pode ou não adquirir. No fim das contas não fará muita diferença se você fizer o essencial bem feito.

Vale lembrar que seu tempo e carinho valem muito mais para seu cão do que bugigangas que você pode comprar em um pet shop.

5 Dicas práticas de como cuidar de um filhote de cachorro:

1 – Prepara um ambiente acolhedor para seu filhote:

dicas de como cuidar de um filhote de cachorroO primeiro passo para um dono de filhote de primeira viagem é cuidar para que seu cachorro tenha um ambiente agradável para dormir.

Precisa ser um ambiente aconchegante, mas isso não quer dizer que precisa ser a casinha mais cara que você encontrar no pet shop, na maioria dos casos apenas a casinha não é capaz de criar um ambiente bacana para seu filhote.

Para ter um bom ambiente você precisa no início de ter um caixa (pode ser de papelão), que o fique acima do nível do solo, longe de umidade e corrente de ar. É importante forrar a caixa com uma manta ou cobertor que você não usa mais, pois o ambiente deve ser macio e quente para seu filhote.

Como o filhote foi separado de sua mãe e seus irmãos recentemente, ele poderá sentir falta de todos eles, em especial à noite quando estiver sozinho. Para evitar que ele fique chorando é comum colocar um ursinho de pelúcia perto dele e uma camisa ou roupa com cheiro seu, para que ele sinta que não está sozinho.

2 – Tenha sempre disponível água fresca e ração:

Outro item fundamental sobre como cuidar de um filhote de cachorro é ter sempre disponível água fresca e ração.

Para isso você precisa ter dois vasilhames, um para água e outra para ração. Estes vasilhames devem estar sempre limpos e disponíveis para cão. Posicione os vasilhames de forma que fiquem longe de umidade ou sol quente.

Os cuidados com a água são simples, você pode utilizar água potável. O importante é mantê-la sempre fresca. Conforme a raça do seu cão ele poderá beber muita água, por isso, fique atento a este detalhe,

Quanto à ração é importante utilizar uma ração específica para filhote, estas rações possuem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de seu cão. A ração adulta deve ser utilizada a partir de 1 ano.

Caso seu cão seja resistente à ração que você oferece é importante insistir, no início você pode molhar com água morna, até que seu cão se acostume com a ração.

3 – Faça as vacinações conforme planejado pelo veterinário:

A terceira dica de como cuidar de um filhote de cachorro é fazer todas as vacinações conforme indicado pelo veterinário que cuida de seu filhote.

As principais vacinas que um cachorro precisa receber são:

  • Vacina óctupla canina;
  • Vacina antirrábica;
  • Vacina contra gripe;
  • Vermífugo.

A vacina óctupla previna inúmeras doenças e é aplicada em três doses, a primeira dose é feita quanto o cão estiver com idade entre 45 e 60 dias. A segunda dose deve ser ministrada depois de 30 dias após a primeira dose e a terceira depois de 60 dias após a segunda dose.

A vacina antirrábica é aplicada juntamente com a terceira dose da vacina óctupla. Já o vermífugo é ministrado inicialmente junto com a primeira dose da vacina óctupla.

A vacina contra a gripe pode ser ministrada após qualquer dose da vacina óctupla, sendo que esta vacina possui duas doses com intervalo de 30 dias.

Vale destacar aqui o papel do veterinário. Um bom veterinário irá te auxiliar a cuidar bem do seu filhote, por isso, encontre um profissional bem capacitado e de confiança para te ajudar manter a saúde de seu cachorro em dia.

4 – Não saia de casa com seu cachorro nos primeiros dias:

Um cuidado importante é não sair com seu filhote para passear quando ainda estiver novo e não tenha completado suas vacinas. Ou seja, o filhote deve permanecer distante de outros cães até receber a terceira dose da vacina óctupla.

Além dos passeios você não deverá levar seu filhote no pet shop para banhos ou deixa-lo na casa de amigos que tenham outros animais de estimação.

Este cuidado é importante para que seu cão não seja contagiado por nenhuma doença. Por isso, é importante fazer uma vacinação adequada e aguardar que seu cãozinho adquira uma boa imunidade para dar os primeiros passos fora de casa.

Durante este tempo é você que deverá fazer os cuidados básicos de higiene, como banho e limpeza das orelhas.

5 – Esteja presente no dia a dia do seu filhote de cachorro:

A última dica de como cuidar de um filhote de cachorro é estar presente no dia a dia de seu cão.

Como falado no início deste artigo, ter um cachorro não é o mesmo que ter um brinquedo, o cachorro presença da companhia de seu dono para se desenvolver bem e aprender a conviver com outros animais e outras pessoas.

Por isso, dedique um tempo de seu dia para passear com seu cãozinho, brincar com ele e também se divertir. Seu cachorro poderá se tornar um amigo fiel e companheiro em todos os momentos de sua vida.

Esta presença não é só importante para que seu cão recebe um pouco de carinho, mas para que você tenha a possibilidade de perceber algum comportamento estranho que indique uma possível doença e também educa-lo e adestra-lo corretamente.

Finalizando

Como pode ver, estas dicas são simples e fáceis de serem colocadas em prática. Não existe mistério, um filhote de cachorro não exige nada de especial, mas os detalhes acima não podem ser negligenciados.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também querem aprender estas como cuidar de um filhote de cachorro, você poderá ajudar inúmeras pessoas.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.