Viver Sem Vergonha
Como cuidar dos cabelos cacheados

Como cuidar dos Cabelos Cacheados: as melhores dicas!

Sem dúvidas, o cabelo é uma boa carta de apresentação das mulheres! Mas por dificuldades em lidar com o volume e a indisciplina dos cachinhos, sem saber como cuidar dos cabelos cacheados, muitas de nós buscamos meios de alisar os cabelos.

Porém, nem sempre essa é a melhor opção, pois lidar com o cabelo com química pode ser tão trabalhoso quanto lidar com o cabelo cacheado.

Para mantê-lo bonito é necessário estar sempre escovando, bastante hidratação devido o uso da química, além da manutenção da química em períodos muito curtos.

Como cuidar dos cabelos cacheadosO cabelo cacheado se tornou um bem muito apreciado entre as mulheres morenas, negras e mulatas, sendo muito propagado pelas celebridades. Os caracóis possuem seu charme e sensualidade. Especialistas afirmam que a mulher fica muito mais feminina, jovem e sensual com os cachos.

No entanto, se você está na mesma condição que eu, e quer se livrar da química e deixar a chapinha de lado, vamos buscar juntas informações de como cuidar dos cabelos cacheados e exibir por aí cabelos cheios de vida!

Como cuidar dos cabelos cacheados para que fiquem bem hidratados

Naturalmente os cabelos cacheados tendem a ser mais secos, pois os caracóis impedem que o óleo produzido pelo couro cabeludo desça pela extensão dos fios.

Aí está a importância de se buscar produtos próprios para os cachos, xampus, cremes e óleos que poderão contribuir para repor a oleosidade que falta aos cabelos.  Mesmo que não pareça, eles são mais sensíveis, mais propensos a se quebrarem, pois os fios são muito finos, por isso, a importância de saber como cuidador dos cabelos cacheados corretamente.

Para mim, chega de cabelos chapados! Depois de insistir tanto em alisá-los com produtos químicos, infelizmente eu levarei um bom tempo para conseguir os meus cachos de volta.  Enquanto isso, preciso redobrar os cuidados diários com o meu cabelo.

Para te ajudar a cuidar bem dos seus cabelos, vamos aprender passo a passo como cuidar dos cabelos cacheados!

Como lavar os cabelos cacheados corretamente?

A lavagem dos cabelos deve ocorrer sempre que necessário, pois existem cabelos cacheados que têm a raiz oleosa e necessitam ser lavados mais vezes. Mas uma dica é que sejam lavados no máximo 3 vezes por semana, um exemplo seria lavar nas terças, quintas e ao sábados.

Devo usar xampu em todas as lavagens?

Não. Pois quando o cabelo é seco não é recomendado que se use xampu em todas as lavagens. Deve-se usar no máximo uma vez por semana, assim, evita-se um maior ressecamento dos cachos.

Lembre-se que o xampu deve ser usado no couro, depois estender o que resta do produto para as pontas. O condicionador deve ser usado do comprimento até as pontas, nunca no couro cabeludo. Ele deve ser usado sempre em porções generosas.

Todos os xampus são iguais?

Não. Especialistas em tratamento de cabelos cacheados recomendam que se use um xampu que não produza espuma, ou seja, um produto que não tenha em sua composição o sulfato.

A espuma produzida pelo xampu não é sinônimo de limpeza, ao contrário, os produtos que formam a espuma são agentes químicos tão pesados que podem retirar a proteção natural dos fios, além de ressecar ainda mais os cabelos.

É correto usar condicionador como creme sem enxague?

Pois bem, existem opiniões divergentes quando se trata desse assunto. Há pessoas que consideram que os cabelos ficam mais propícios à queda. No entanto, existem profissionais que recomendam que o condicionador não seja retirado totalmente.

De acordo com esses profissionais, o excesso de condicionador que ficou nos cabelos após a lavagem deve ser retirado com um tecido de algodão. O uso da toalha não é recomendado, visto que o seu tecido causa atritos com os cabelos cacheados e pode ser um gerador de frizz.

Como e quando usar o leaven-in em cabelos cacheados?

O leaven-in pode ser usado logo após a lavagem dos cabelos. Esse é um creme sem enxague, que conforme as indicações, hidrata e protege os cabelos das agressões diárias. 

Ele também age como termoprotetor, protegendo os cabelos contra as agressões do secador. Além disso, pode ser usado para remodelar os cachos depois de um dia de trabalho, ou de uma noite de sono. Contudo, ele deve ser usado em pequenas porções, para que o cabelo não fique carregado de produto e nem com um aspecto oleoso.

A sugestão de profissionais é que o leaven-in seja diluído em água e aplicado com um borrifador.

E quanto ao uso do difusor?

Depois de passar o leaven-in nos cabelos você pode secá-los com o difusor.

Os cabelos devem ser colocados dentro do difusor em temperatura baixa até que os cabelos seguem. O difusor seca os cabelos de maneira uniforme sem desfazer os cachos, no entanto, o uso do difusor pode ocasionar algum frizz. No entanto, isso pode ser corrigido facilmente com algumas borrifadas de leaven-in diluído em água.

Mas a melhor maneira de evitar o frizz, realmente é deixar o cabelo secar naturalmente.

Quando pentear o cabelo cacheado?

Eu sempre brinco que eu não penteio o meu cabelo com o pente. Com esses estudos que realizei para escrever esse artigo, acabei confirmando que sempre estive certa.

Para preservar os cachos, é recomendável pentear o cabelo de baixo para cima com os dedos durante a lavagem. Em seguida, deve-se retirar o excesso de água. Você pode aplicar um creme sem enxague.

Os cabelos cacheados nunca devem ser penteados secos, pois isso pode danificar muitos fios, além de desfazer o formato dos cachos.

Como manter os cachos, após uma noite de sono?

As sugestões é que seja feito um “penteado” chamado de abacaxi. É bem fácil de fazer! Com uma gominha, faça um rabo ou um coque frouxo no alto da cabeça. Esse método é bem eficaz para quem não quer amassar os cachos. 

Eu não posso usar por enquanto, pois o meu cabelo está com muita química. Quem usar, por favor, volte aqui e nos conte se o resultado é realmente eficaz.

Afinal, o volume dos cachos faz parte do look?

Sim. Um fator muito importante quando se fala de como cuidar de cabelos cacheados é o volume.

Levei muito tempo para reconhecer que os cabelos cacheados não devem ser domados, e que o volume não deve ser reduzido a qualquer custo, pois esse também é o charme dos caracóis.

O investimento que se deve fazer é na hidratação para que os cabelos fiquem macios, brilhantes e com os cachos definidos. Portanto, o volume deve estar em toda a extensão dos fios, e não somente do meio para baixo, ou nas pontas.

Pode-se cair no erro de “grudar” a raiz com o auxílio de cremes e o volume concentrar-se em uma única região. Esse visual não fica bacana.

Sugestão de hidratantes naturais

É importante fazer a hidratação dos fios uma ou até duas vezes por semana, seja em casa ou no salão com profissionais.

Uma dica de hidratante natural é a mistura de ½ abacate com um iogurte natural, ou ½ abacate e uma clara de ovo. Pode-se também usar algum óleo antes de lavar os cabelos, como, por exemplo, o óleo de coco, que contribui muito para a hidratação dos cabelos.

Considerações finais

É importante lembrar que de nada adianta o uso de produtos nos cabelos, se você não está se alimentando corretamente e ingerindo muita água.

Vou continuar trazendo mais informações sobre como cuidar dos cabelos cacheados, e vamos juntas nos libertar da chapinha!

Leia Também:

Dicas para acabar com as estrias

Recomendados Para Você: