Viver Sem Vergonha
dicas práticas de como cultivar suculentas

Como cultivar suculentas com 5 dicas práticas

As suculentas são ótimas opções para quem deseja ter belas plantas que precisam de poucos cuidados. Mas, dizer que elas precisam de poucos cuidados não é o mesmo que dizer que elas não precisam de cuidados. Confira neste artigo dicas simples e práticas de como cultivar suculentas e ter um belo jardim.

Existe uma infinidade de tipos de suculentas que podem ter variações no formato das folhas, na textura e na cor. Inclusive os cactos fazem parte da família das suculentas.

Para quem mora em um apartamento ou casa pequena também é possível cultivar as suculentas. Você pode cultivá-las em pequenos vasos e coloca-las em prateleiras, mesas ou na área de serviço. O importante é cuidar para que o local seja adequado conforme as dicas que virão a seguir.

Quem começa a cultivar suculentas se encanta com tanta facilidade que rapidamente passa a ser um colecionador. O fato de exigirem poucos cuidados colabora e facilita na escolha de aumentar o número de plantas dentro de casa.

Você verá nas dicas a seguir que qualquer pessoa pode aprender como cultivar suculentas e ter um lindo jardim dentro de casa.

5 Dicas sobre como cultivar suculentas:

1 – Plante as suculentas em um solo adequado:

dicas práticas de como cultivar suculentasO primeiro cuidado para ter sucesso com o cultivo de suculentas é o tipo de solo escolhido.

Estas plantas estão acostumadas com um solo que tem boa capacidade de drenagem, ou seja, com uma presença maior de areia e pedregulhos. Elas não exigem um solo próprio para plantio, como a terra vegetal, pelo contrário, um solo muito úmido pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Para você que está cultivando suas primeiras mudas o ideal é fazer uma mistura de terra, areia e pedrinhas. Você pode utilizar porções iguais para cada elemento. As pedrinhas utilizadas pode ser as pedrinhas encontradas na areia grossa. (Veja uma boa explicação aqui).

Em hipótese alguma utilize areia do mar, pois a salinidade da areia irá prejudicar suas plantas.

Agora se você tem dificuldades em fazer esta mistura é possível comprar nas lojas especializadas um composto para cactos e suculentas. Isso irá facilitar sua vida, em especial para quem mora em apartamento.

2 – Coloque suas suculentas em um local que receba luz do sol:

A segunda dica de como cultivar suculentas é escolher um local para suas plantas que receba incidência direta do sol.

A maioria das suculentas precisam de uma exposição ao sol de duração entre 2 a 3 horas por dia. Algumas suculentas mais sensíveis precisam estar sempre protegidas do sol.

O melhor a fazer é escolher um local em sua casa ou jardim em que o sol incida apenas parte do dia. Assim as suculentas receberão a luz do sol e com o passar do dia elas estarão protegidas.

Você também pode fazer isso manualmente, colocando suas suculentas no sol na parte da manhã e depois mudando elas para a sombra.

Vale ressaltar que muitos tipos de suculentas se desenvolveram em regiões com climas adversos, como desertos, montanhas com clima frio, e até mesmo locais úmidos e salgados. Isso faz com que elas sejam bem resistentes as intempéries do dia a dia.

3 – Regue suas plantas com regularidade:

Muita gente acredita que as suculentas não gostam de água, mas a história não é esta. A verdade é que elas não precisam de muita água e não se adaptam a solos muito úmidos.

Então, o melhor a fazer é regar suas plantas com regularidade. Em boa parte do ano você pode regar suas plantas uma vez por semana, no máximo duas vezes por semana.

Em períodos muito secos você pode aumentar um pouco a frequência, passando para três vezes por semana.

Quem cultiva suculentas tem o hábito de não regar as plantas da maneira convencional. O seu objetivo não é molhar a planta e sim o solo, é interessante que você tenha este cuidado, tente regar o solo e não as folhas de suas suculentas.

Lembre-se que elas não se desenvolvem muito bem em solos muito úmidos, você não precisa encharcar o solo.

4 – Cuidados com as podas de suas suculentas:

A quarta dica de como cultivar suculentas é sobre podar suas plantas. A boa notícia é que elas não precisam de podas.

Você poderá podar suas plantas caso queira que elas se multipliquem. É muito fácil fazer mudas de suculentas, você precisa apenas de uma folha da suculenta ou um pequeno galho.

Você deve colocar esta folha sobre o solo preparado para cultivo de suculenta e regar com a mesma frequência de uma planta em idade adulta. Rapidamente você perceberá que brotará raiz e pequenas folhinhas na folha que você colocou no vaso.

Não existe segredo na hora de multiplicar suas plantas, você vai perceber que este processo é fácil e muito simples.

Agora, caso você não tem o desejo que suas plantas se multipliquem você não precisa se preocupar com as podas.

5 – Como evitar pragas e doenças nas suculentas:

Como falado anteriormente as suculentas são plantas muito resistentes e que se desenvolvem em ambientes adversos para a maioria das outras plantas. Isso faz com que as suculentas tenham poucas doenças.

Grande parte das doenças surgem com o manejo inadequado. Por isso você deve estar atento às dicas acima, pois as doenças podem surgir pela falta de exposição ao sol, tipo de solo inadequado ou pelo excesso de umidade no solo em que a suculentas foi plantada.

Para corrigir o problema é só voltar a fazer um manejo adequado e rapidamente suas suculentas voltarão a prosperar.

É indicado que os substratos dos vasos sejam trocados todo ano, para garantir a qualidade do material. Isso irá fazer com que as suculentas se desenvolvam ainda mais.

Últimas palavras sobre as suculentas

Como pode ver, as suculentas são plantas especiais para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim ou acaba se esquecendo de regar as plantas. Elas precisam de poucos cuidados e podem se desenvolver com facilidade em climas adversos, uma ótima opção para qualquer jardim.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre como cultivar suculentas.