Como dormir bem: saiba como ter uma boa noite de sono

Você é daquelas pessoas que não conseguem dormir bem, ou que acordam mais cansadas do que quando se deitaram?! Afinal, como dormir bem e acordar completamente descansado? Esta é uma dúvida que persegue muitas pessoas, é hora de solucionar este problema e voltar a ter um sono de qualidade.

Nesse texto vamos analisar alguns pontos que poderão lhe ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e ter uma noite tranquila e relaxante.

Aproveite cada dica e comece logo a colocar em prática. Vale ressaltar que os melhores resultados só serão obtidos como passar do tempo, por isso, não deixe para depois as mudanças que você já pode fazer para melhorar o seu sono.

Quero saber como dormir bem!

Para saber como dormir bem, a partir de hoje lhe convido a observar cuidadosamente tudo que você costuma fazer antes de ir para cama. Isso mesmo, pois alguns hábitos que temos cotidianamente podem comprometer significativamente a qualidade do nosso sono, por isso, fique atento!

como dormir bemO ideal é que você faça o teste, ou seja, modifique alguns hábitos por um período de 1 a 2 meses, se não notar resultados e nem melhoras na qualidade do seu sono, procure um médico especialista, pois dormir mal pode trazer danos a sua saúde.

Cuidados para dormir bem

Primeiramente defina o seu quarto como um lugar reservado só para dormir, isso mesmo, evite levar trabalho, estudos, assistir TV e se alimentar nesse ambiente. Deixe bem claro para o seu organismo que esse é um local reservado para dormir e dormir bem. A única atividade que deve se abrir uma exceção no quarto é para o ato sexual.

Devemos nos disciplinar quanto ao sono, por isso, especialistas recomendam que seja estabelecido um horário de dormir e de se levantar, todos os dias!

Tenha cuidado com esse ambiente tão precioso que é seu quarto, se necessário, invista em cortinas para bloquear a luminosidade. A ausência de luz ou pouca luminosidade pode ser favorável para um sono de mais qualidade.

O ambiente escuro fará com que o corpo produza em maior proporção um hormônio essencial para qualidade do sono, esse hormônio é chamado melatonina. Aqueles que não conseguem dormir no escuro, a sugestão é que se reduza ao máximo a luminosidade.

O colchão e o travesseiro devem lhe dar uma sensação de conforto e não provocar dores no corpo, nem no pescoço. Vale lembrar que o travesseiro deve ser adaptado à posição que você está mais habituado a dormir, busque orientações profissionais antes de escolher o seu.

O que fazer antes de ir para cama

Certamente esse é um hábito difícil de desfazer, até mesmo porque, normalmente, usamos aparelhos eletrônicos até o momento de dormir, e às vezes até os levamos para cama conosco. Mas a sugestão é ficar longe de aparelhos eletrônicos ao menos 60 minutos antes do momento de ir para cama. O mesmo vale para aquelas coisas que podem lhe deixar alerta.

Para uma boa noite de sono busque atividades que sejam tranquilas, que lhe proporcionem bem-estar, como ouvir uma música mais relaxante, ler um livro, tomar uma ducha, ter uma boa conversa, entre outros.

Os cuidados com a alimentação são essenciais para dormir bem. Comer em excesso antes de ir dormir pode lhe proporcionar um sono mais agitado e às vezes fragmentado, por isso, invista em lanches leves e moderados.

Evite bebidas e alimentos que contenham cafeína, pois são estimulantes que podem interferir no seu sono. São exemplos de comidas e bebidas que você deve evitar consumir horas antes de dormir: café, chá preto, chocolate e refrigerantes.

O cigarro também pode atuar como estimulante no organismo devido à nicotina, por isso, se você fuma, procure não fumar antes de ir dormir. Faça um intervalo de ao menos 60 minutos do último cigarro até o momento de ir para a cama.

O álcool também não é bem-vindo quando se pensa em ter um sono tranquilo, pois ele provoca um relaxamento excessivo nos músculos e isso abre as vias aéreas, por isso, corre-se o risco de passar a noite com oscilações na sua respiração e com sono totalmente fragmentado.

Considerações finais

Enfim, entre tantos outros cuidados, não podia faltar à atividade física! Quando praticada diariamente, ao menos trinta minutos, ela pode contribuir muito com você que deseja saber como dormir bem.

No entanto, ela deve ser evitada nas últimas 3 horas que antecedem o horário de ir para a cama. A atividade física provoca um aumento da temperatura do corpo e o aumento da pressão arterial, fatores que podem impedir uma boa noite de sono.

Como você pode ver, todas as dicas são simples e podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Agora você tem tudo para melhorar a sua noite de sono. Caso você tome todos os cuidados necessários para uma noite de sono e mesmo assim ainda permanece com problemas para dormir é necessário procurar um médio especialista.

Atente-se a esses pequenos cuidados e durma bem!

Recomendados Para Você: