Viver Sem Vergonha
saiba-como-economizar-dinheiro-ganhando-pouco

Como economizar dinheiro ganhando pouco: 5 dicas práticas

Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco? Se você respondeu sim a essa pergunta, então parabéns, pois isso demostra responsabilidade e também inteligência, pois não são todas as pessoas que pensam em economizar o dinheiro que ganham.

Existem várias coisas que você pode fazer para economizar o seu dinheiro, e para te ajudar, vamos apresentar nesse artigo 5 dicas muito úteis a respeito do assunto como economizar dinheiro ganhando pouco.

5 Dicas práticas sobre como economizar dinheiro ganhando pouco

Algumas pessoas dizem que não economizam dinheiro porque ganham pouco, no entanto, se parassem para analisar mais detidamente a maneira como lidam com o dinheiro, certamente perceberiam que não economizam simplesmente porque gastam muito mal todo o dinheiro que ganham.

saiba-como-economizar-dinheiro-ganhando-poucoÉ claro que existem exceções, contudo, infelizmente, muita gente não sabe lidar com o dinheiro, e se deixa levar pelo impulso e acaba gastando bem mais do que deveria.

Mas você quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco, então, você é diferente dessas pessoas, valoriza seu dinheiro e quer fazer mais pelo seu bem-estar futuro.

Para te ajudar nessa jornada, separamos 5 dicas muito interessantes sobre como juntar dinheiro mesmo ganhando um salário baixo.

1 – Pare os vazamentos de dinheiro

O primeiro passo para a mudança, é fazer um mapeamento completo da sua vida financeira. Você precisa saber exatamente quanto ganha e quanto gasta mensalmente. Ao fazer isso, certamente ficará chocado quando descobrir quanto de dinheiro gasta todos os meses com coisas absolutamente supérfluas.

Ao mapear a sua vida financeira, ficará mais difícil mentir para si mesmo a respeito da quantidade de dinheiro que você gasta desnecessariamente, e te dará uma visão mais clara a respeito dos pontos que pode melhorar.

Além disso, o mapeamento da sua vida financeira te ajudará a criar uma estratégia para custear o seu modo de vida de maneira inteligente, de forma que viva bem e ainda sobre dinheiro para guardar todos os meses.

2 – Conte para alguém que você vai se esforçar para economizar dinheiro

Os cientistas sociais têm demonstrado que sempre queremos ser vistos pelas outras pessoas como consistentes e verdadeiros. Essa nossa tendência pode nos ajudar na hora de economizar dinheiro, visto que o próprio fato de dizermos a outras pessoas que vamos fazer algo aumenta as chances de realmente nos esforçamos para fazer.

A dica aqui é contar para algumas pessoas que você deseja guardar dinheiro todos os meses. Você pode contar para o seu cônjuge, irmãos, pai, mãe e alguns amigos. Ao fazer isso, você aumenta a sua motivação para se esforçar para realmente economizar todos os meses.

As outras pessoas também podem acabar cobrando isso de você, e esse acontecimento por si só já é um fator que pode aumentar as chances de você realmente conseguir economizar dinheiro todos os meses.

3 – Utilize as ferramentas certas

Para facilitar o mapeamento da sua vida financeira, o controle dos seus gastos e também das suas economias, você precisa utilizar as ferramentas certas.

Planilhas do Excel para controlar as suas despesas, ou aplicativos de finanças pessoais, são ferramentas que você deve aprender a utilizar, pois elas podem facilitar e agilizar todo o seu controle financeiro pessoal. Qualquer uma dessas ferramentas te ajudará a economizar muito dinheiro, se você as utilizar com consistência e corretamente, é claro.

Se você não gosta muito de tecnologia, e prefere fazer as coisas do jeito antigo, então pode encontrar na caneta, no caderno e na calculadora os aliados ideais. Some tudo o que ganhou no mês, lance no caderno, em seguida, some tudo o que gastou no mês, e lance no caderno. Depois, compare o quanto ganhou no mês com o quanto gastou no mesmo período. Em seguida, analise com calma para descobrir onde pode economizar.

4 – Tome cuidado com as compras por impulso

As compras por impulso muitas vezes são as grandes causadoras dos gastos desnecessários. Mas você pode acabar com esse problema recorrendo a boa e velha lista de compras. Não é nada muito animador, mas funciona.

Antes de sair para o shopping ou supermercado, faça uma lista com aquilo que você realmente precisa comprar. Isso te ajudará a manter o foco, e comprar apenas os itens que realmente precisa, e evitar ser apanhado pela emoção e comprar coisas que você pode muito bem passar sem.

5 – Faça um plano

Você precisa ter um plano, ou seja, uma ideia clara do motivo pelo qual deseja economizar. Você precisa saber exatamente para onde deseja que o seu dinheiro vá.

Você quer economizar para comprar uma casa? Quer economizar para garantir uma aposentadoria mais confortável? Deseja economizar para fazer uma viagem?

Ao fazer um plano, você gastará menos dinheiro com coisas que não são realmente importantes para você, e terá mais dinheiro para gastar com coisas que realmente precisa. Fazer um plano te ajudará a economizar toneladas de dinheiro a longo prazo, e alcançar os seus objetivos financeiros mais rapidamente.

Faça um plano, economize muito dinheiro, e mude a sua vida financeira para sempre!

Considerações finais

Se você incorporar essas dicas simples no seu dia-a-dia, certamente notará uma diferença muito positiva na saúde da sua vida financeira e na riqueza da sua conta bancária.

Então, você já sabe como economizar dinheiro ganhando pouco, por isso, não há melhor momento do que agora para começar a tomar medidas para economizar o seu dinheiro.

O que está esperando? Pare agora mesmo os vazamentos de dinheiro, conte para algumas pessoas que você vai começar a economizar, utilize as ferramentas certas, evite comprar coisas por impulso e faça um bom plano para o seu dinheiro.

Recomendados Para Você: