Viver Sem Vergonha
dicas de como escolher a melhor grama para jardim

Como escolher a melhor grama para jardim

Uma boa grama é essencial para um belo jardim. Existem inúmeras opções de gramas, como diversos tamanhos, formatos e coloração, cada uma pode combinar de forma harmônica com diferentes tipos de jardim. Neste artigo você vai aprender a escolher a melhor grama para jardim.

Escolher a grama para seu jardim pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas quando você leva em conta diversos aspectos, que vão além da beleza, você pode ficar um pouco confuso em relação à melhor opção.

Caso você tenha um projeto de paisagismo tudo fica mais simples. Um bom arquiteto sempre irá indicar a grama ideal para que você tenha um jardim perfeito.

como cuidar de orquídeas

Confira primeiro os principais tipos de grama para seu jardim e em seguida você vai aprender dicas especiais para não falhar na escolha de sua grama.

7 Tipos de grama para jardim

dicas de como escolher a melhor grama para jardim1 – Grama Santo Agostinho:

Este tipo de grama é ideal para jardins que não receberão grande fluxo de pessoas, visto que não possui boa resistência a pisoteio. Uma de suas grandes vantagens é que esta planta se desenvolve bem em regiões litorâneas, onde a salinidade do solo é maior.

As principais características desta grama são as folhas lisas com pontas arredondadas e uma coloração de verde que tende para o azulado.

 

2 – Grama São Carlos:

Esta grama é especial para quem deseja um gramado que será muito utilizado, pois possui boa resistência o pisoteio. Por isso é amplamente utilizada em grandes jardins e campos de futebol.

Este tipo de grama possui folhas largas e lisas, forma um gramado denso, mas de desenvolvimento lento o que reduz a frequência das podas para manter um gramado bonito.

3 – Grama Batatais:

A grama batatais pode ser adotada em diversos tipos de locais, pois resistem bem ao pisoteio e também tem boa aparência para compor pequenos jardins. Este tipo de grama também é utilizado, em alguns casos, como revestimento de solos que estejam passando por processos erosivos.

Este tipo de grama possui folhas estreitas, bem verdes e pontudas. Uma das vantagens é que este tipo de grama exige poucos cuidados e pode ser plantada em solos de baixa qualidade.

4 – Grama Amendoim:

A grama amendoim se diferencia dos outros tipos de grama para jardim. É uma opção para locais que não recebem fluxo de pessoas, pois não possuem resistência ao pisoteio.

A grama amendoim possui características de uma pequena planta rasteira, como uma forragem, ela possui pequenas folhas verdes e no período da primavera e verão apresenta pequenas flores amarelas. Esta grama também é muito utilizada como pastagem para animais.

5 – Grama Bermuda:

A grama bermuda é uma das melhores opções para locais que receberão grande fluxo de pessoas, como campos de futebol. Além de ter boa resistência ao pisoteio esta grama tem ótima capacidade de regeneração.

Suas principais características são folhas bem estreitas e verdes. Esta grama possui boa adaptação ao frio. Um inconveniente é a frequência de poda, que é em intervalos mais curtos devido o rápido desenvolvimento da grama.

6 – Grama Esmeralda:

Este tipo de grama é uma das mais utilizadas no Brasil. Possui origem japonesa, mas se adaptou muito bem às características de solo e temperatura do Brasil. Esta grama tem boa resistência ao pisoteio e também se desenvolve bem em ambientes com sombra.

O desenvolvimento de suas folhas é lento, as folhas são estreitas e possuem uma coloração que lembra uma pedra esmeralda. São plantadas em tapetes e exigem poucos cuidados de manutenção.

7 – Grama Carpete:

A grama carpete é uma ótima opção para regiões frias. Além disso, ela resiste bem ao pisoteio, tem bom desenvolvimento e não é exigente quanto ao tipo de solo.

Suas folhas são mais largas e possuem um verde intenso. Esta grama é muito utilizada em jardins extensos e gramados de campo de futebol. Por se desenvolverem rapidamente exigem uma manutenção mais frequente.

5 Dicas de como escolher grama para jardim

1 – Leve em consideração a utilização:

O primeiro aspecto para não errar na hora de escolher a melhor grama para seu jardim é levar em consideração a utilização do espaço.

O seu jardim será apenas decorativo ou receberá trânsito de pessoas ou até mesmo prática esportiva? Você deverá escolher uma grama que seja compatível a este tipo de utilização.

2 – Observe o clima da região de seu jardim:

Outro ponto importante é o clima da região que você mora. Algumas gramas não se desenvolvem bem em ambientes frios ou com muita sombra. Observe bem como são as estações de inverno e se o tipo de grama que você deseja se adéqua às características da sua região.

3 – Pense na sua disponibilidade para cuidar do seu jardim:

Algumas gramas exigem cuidados mais rotineiros, como podas e irrigação. É importante você refletir se terá tempo suficiente para cuidar do seu gramado ou pagar alguém para que cuide por você.

Outros tipos de grama para jardim são mais rústicas e exigem menos cuidado, ideal para pessoas com uma agenda cheia e pouco tempo específico para jardinagem.

4 – Escolha uma grama com aparência que te agrade:

Outro aspecto importante na escolha de uma grama par jardim é na aparência de cada opção.

É importante que você escolha uma grama que te agrade e que você estará feliz em vê-la diariamente. Como mostrado nos tipos de grama acima, existem muitas opções com diferentes tonalidades de cor e tipos de folha.

5 – Consulte um profissional especializado:

Caso você ainda tenha dúvidas quanto ao tipo de grama ideal para seu jardim o melhor é consultar uma pessoa especializada no assunto. Assim você não terá problemas na escolha de sua grama.

Finalizando

Estou certo de que você está apto a escolher o melhor tipo de grama para seu jardim. Agora é hora de colocar a mão na massa e construir um belo jardim para sua casa.

Não se esqueça de colocar as dicas acima em prática e escolher uma boa grama para jardim. Caso você falhe na escolha terá muito trabalho para cuidar do seu gramado ou nunca verá seu gramado se desenvolver como imaginava.

Vale a pena rever as dicas para escolher uma boa grama para jardim:

  • Leve em consideração a utilização;
  • Observe o clima da região de seu jardim;
  • Pense na sua disponibilidade para cuidar do seu jardim;
  • Escolha uma grama com aparência que te agrade;
  • Consulte um profissional especializado.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender a escolher uma boa grama para um jardim.

Recomendados Para Você: