Como escolher produtos para cabelos cacheados

Como escolher produtos para cabelos cacheados? Certamente esse é um processo que exigirá de você muitos testes, um estudo sobre qual o seu tipo de cabelo, mas, sobretudo, muito amor pelos seus cachinhos.

Neste artigo você encontrará inúmeras dicas que facilitarão sua vida à partir de hoje. Você vai aprender como escolher produtos para cabelos cacheados e não ter mais problemas com produtos que podem prejudicar seu cabelo.

Vale destacar que cada cabelo possui suas características singulares, logo um produto que pode produzir ótimos resultados para um tipo de cabelo não é tão bom para outros. O melhor então é ter atenção na escolha dos produtos e não ter medo de fazer pequenos testes.

Entenda qual o seu tipo de cabelo/cacho

É essencial saber qual o seu tipo de cabelo, pois assim será mais fácil escolher os produtos para cabelos cacheados. Alguma vez você já se perguntou por que os cremes que a sua amiga cacheada elogia tanto não funcionam para você?

Como escolher produtos para cabelos cacheadosO motivo é bem simples, são os cachos e a estrutura dos fios que são diferentes! Os cabelos de um modo geral têm uma classificação que os separa, conforme as características de cada um. A separação é feita por números e letras de 1 a 4C, vejamos!

As pessoas que estão na categoria de 1 até 1C são as que possuem cabelos lisos em todas as sua variações. Agora, as que estão na categoria 2 têm um cabelo  que começou a sair do grupo dos lisos e apresenta um leve ondulado.

O cabelo 2A ainda é liso, mas com ondas do meio até as pontas dos fios. O 2B é um cabelo cheio de ondas desde raiz. O tipo 2C tem mais ondulações, mas são bem largas e não formam um molinha, o formato se assemelha muito com a letra S, repare na foto, logo abaixo.

Tipos de cabelos cacheados

Já os cabelos da categoria 3 são cheios de caracóis. O de número 3A tem cachos bem abertos, normalmente a raiz é um pouco mais lisinha. Quem tem esse tipo cabelo necessita de produtos mais fortes para definir e segurar os cachinhos.

Os cabelos 3B têm os cachos bem formados e um pouco menores. Os fios 3C são cachos em formato de espiral bem miudinhos, são chamados de cabelos crespos. Os que estão na categoria 4 são os cabelos afros com suas inúmeras variações.

O 4A tem o formato de espiral bem definido, no entanto, é super pequeno e juntinho. O cabelo 4B tem praticamente as mesmas características do A, só que já começa a perder a definição. Por fim, o 4C são os cabelos que não têm cachos definidos e com muito volume.

Essas são apenas algumas premissas do que pode ser os cachos, pois nem sempre os cabelos se encaixam unicamente em uma única categoria. Normalmente há uma misturinha de alguns fios em cada cabecinha, por isso, a importância de manter os fios sempre bem hidratados, pois quanto mais hidratados forem os cachos, mais definidos.

Quanto mais encaracolados forem os cabelos menos a hidratação natural originada do coro cabeludo alcançará toda a extensão dos fios, principalmente as pontas, por isso, é preciso dar sempre uma forcinha com cuidados diários.

Como escolher produtos para cabelos cacheados

Os tipos de cachos, a estrutura do cabelo, e a espessura dos fios determinam muito qual tipo de produto escolher. É bem delicado falar qual é o melhor, pois são experiências pessoais e os resultados são bem diferentes, dependendo muito das condições dos fios (por exemplo, se passou por química ou se está ressecado).

Tenho cabelos cacheados 3A com raiz bem cacheada, mas estou passando por um processo de transição já faz um ano, e estou em fase de experimentação, por isso, passo horas pesquisando, assistindo e vendo resenhas de produtos. Acabei descobrindo quais são os melhores produtos para os cabelos cacheados, por isso, mais adiante vou apresentar uma lista com os produtos que estão sendo mais usados atualmente.

produtos

Os cabelos ondulados que estão nas categorias de 2A e 2B exigem os mesmos tratamentos dos cacheados, no entanto, o 2C (aquele com formato de “S”) nem sempre suporta muito bem os cremes específicos para cacheados, pois são produtos muito densos e podem deixar os seus cabelos sem volume.

As donas dos cachos do grupo 3 vão precisar de produtos mais pesados, mais fortes, pois normalmente eles são mais difíceis de definir. E os cabelos tipo 4 exigem um cuidado ainda mais especial no momento de fazer a fitagem. É necessário separar camadas bem pequenas e usar uma pequena proporção de creme em cada uma. É um cabelo mais seco, por isso, necessita de mais hidratação com óleo, o que pode ajudar a dar mais brilho nos fios que são naturalmente mais opacos.

Veja abaixo a lista de alguns dos produtos mais usados para modelar os cachos. Eles não estão listados por ordem de importância, a eficácia de cada um dos produtos pode variar muito, conforme os fios. Experimente alguns desses e depois nos conte nos comentários qual foi a sua experiência e os resultados.

  • Salon line – é um creme bem consistente
  • Yenzah – ativador forte
  • Payot – hidratação intensiva, contribui para a hidratação dos fios, deixando-os macios e brilhantes.
  • Wella Pro series (segura bem os cachos, porém, proporciona sensação de maior oleosidade).
  • Yamasterol – é um creme bem ralinho, mas que incrivelmente sustenta bem os cachinhos. Ele é muito usado como leave in e contribui muito para redução do frizz.
  • Seda Cocriações – cachos comportados e definidos (definição e aspecto bonito, mas o cabelo fica pesado).
  • Seda Keraforce – óleo extraordinário (não segura os cachos mais abertos, e tem um cheiro forte).
  • Niely Gold Extra brilho – segura bem os cachos, porém deixa os cabelos opacos/sem brilho.
  • Pantene – deixa os cachos definidos
  • Natu Hair – tem uma consistência bem grossa e proporciona bastante brilho aos fios.
  • Keraform – Nutre óleos
  • Muriel – Umidi Liz
  • Lola – Milagre
  • Lola – Creoula
  • Moroccanoil – produto importado que é muitíssimo recomendado por todas as cacheadas, pois é um excelente definidor dos cachos e produz um efeito bem hidratante nos fios.

Como pode ver, existem uma infinidade de produtos para cuidar bem do seu cabelo. Tenho certeza que você conseguirá encontrar um bom produto para seu cabelo que cabe no seu bolso.

Lembre-se que a tarefa de aprender como escolher produtos para cabelos cacheados não termina por aqui, todos os dias é possível aprender, basta você observar melhor seu cabelo e como ele se comporta com cada produto que você usa.

Considerações finais sobre como escolher produtos para cabelos cacheados

Não há dúvidas de que os cabelos cacheados exigem muitos cuidados, e que para saber se se o produto será bom para os seus cabelos será preciso testá-lo. Muitas vezes, em um primeiro momento, talvez o efeito não seja como o esperado, depois de um tempo o mesmo produto produz um efeito positivo. Isso acontece por causa das diferenças provenientes da condição em que os cabelos se encontram.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender como escolher produtos para cabelos cacheados!

Recomendados Para Você: