Viver Sem Vergonha
dicas práticas e especiais sobre como escolher um colchão muito bom

Como escolher um colchão perfeito com 5 dicas práticas

Comprar um novo colchão é um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, ninguém compra colchão todo dia e na hora de comprar surgem inúmeras dúvidas. Neste artigo você vai aprender como escolher um colchão perfeito para você com 5 dicas práticas.

Existem bons colchões para todos os gostos e para todo tipo de condição financeira. Alguns preferem colchões macios, enquanto outros preferem colchões mais duros.

O importante é não querer exagerar, colchões muito macios podem prejudicar sua coluna e colchões muito duros não proporcionam uma boa noite de sono, podendo gerar dores nas articulações e musculatura.

É certo que a maioria dos brasileiros não são especialistas em colchão e acabam se tornando reféns das grandes lojas do mercado. Estas 5 dicas de como escolher um colchão irão te auxiliar a tomar a melhor decisão, mesmo sem o auxílio de um especialista.

Vale destacar que também que, pessoas com certos tipos de problemas de saúde precisam de colchões específicos. Neste caso, o melhor é abrir mão do colchão que você gosta e seguir a prescrição do médico corretamente.

Tipos de colchão e suas vantagens e desvantagens

Antes de partir para as dicas sobre como escolher um colchão vale à pena aprender um pouco sobre os tipos de colchão disponíveis no mercado. Confira a seguir as principais opções:

1 – Colchão de espuma:

dicas práticas e especiais sobre como escolher um colchão muito bomO colchão de espuma é leve e fácil de manusear. É constituído por uma esponja, esta esponja possui uma densidade variável, de acordo com o desejo do cliente. A maioria dos fabricantes indicam em uma tabela qual o colchão ideal conforme o peso e altura do usuário. É um colchão mais barato, mas com período de utilização curto, cerca de 4 a 5 anos. Além disso, é um colchão que absorve muita umidade e acumula com facilidade fungos, bactérias e ácaros.

2 – Colchão de mola:

O colchão de mola é outra opção muita utilizada pelo público brasileiro. Existem dois tipos de colchão de mola, o colchão de molas entrelaçadas e o colchão de molas ensacadas.

O colchão de molas entrelaçadas não é indicado para um casal, pois qualquer movimento de um lado, pode balançar muito a outra pessoa. Já o colchão de molas ensacadas não tem este problema, entretanto ele só pode ser utilizado de um lado.

3 – Colchão de látex:

Este colchão possui inúmeras vantagens pois tem duração superior ao colchão de mola e espuma e ainda possui um tratamento contra fungos, ácaros e bactérias.

Assim como o colchão e espuma, este modelo possui uma relação entre a densidade e as características do usuário, como peso e altura. É possível encontrar colchões muito confortáveis deste tipo de material.

4 – Colchão viscoelástico:

Este é o modelo de colchão mais caro dos citados até agora, por se tratar de tecnologia de ponta. Este modelo foi desenvolvido pela NASA.

O seu grande diferencial é a capacidade de se adaptar ao corpo do usuário, tema capacidade de suportar todo tipo de peso e altura. Este tipo de colchão pode gerar um grande conforto para seus usuários. Tem uma duração média de 8 anos.

Dicas sobre como escolher um colchão perfeito

Como você viu anteriormente, existe uma infinidade de opções de colchões. Além dos modelos e marcas é possível encontrar um colchão mais macio ou mais duro, de acordo com sua preferência. Siga as dicas a seguir e confira como escolher o seu colchão:

1 – Faça um teste-drive em seu colchão:

A primeira dica de como escolher um colchão perfeito é nunca comprar antes de experimentar na prática seu colchão.

Não fique tímido nesta hora, o melhor é deitar-se por alguns minutos no colchão de seu interesse e verificar se a densidade do colchão está realmente adequada ao seu gosto. Fique tranquilo, pois isso é natural e você não assustará nenhum vendedor com esta prática.

2 – Leve em consideração o custo benefício na hora de comprar:

Outra dica fundamental é levar em consideração o custo benefício do colchão na hora de comprar.

Por exemplo, existem colchões mais baratos, mas que possuem um período de utilização muito curto. Também é possível encontrar colchões com um preço maior que duram muito mais tempo.

Ou seja, é melhor comprar um colchão de boa qualidade por 800 reais que dure 8 anos, do que comprar um colchão de baixa qualidade por 400 reais que dure 4 anos.

3 – Não despreze suas características físicas:

A terceira dica de como escolher um colchão é estar atento às suas características físicas. Caso você seja mais pesado é necessário comprar um colchão com uma densidade um pouco maior, assim ele terá um período de vida útil adequado.

Caso você esteja comprando um colchão de casal é necessário levar em conta as características físicas da pessoa mais pesada.

4 – Não julgue um colchão apenas pela aparência ou pelo preço:

Um erro comum de quem compra um colchão é escolher o produto somente pela aparência ou pelo preço.

Existem colchões de ótima qualidade com preços acessíveis. Não pense que o colchão mais caro é o melhor para você. Leve em consideração tudo que já foi falado até aqui e compre seu colchão de maneira racional.

Coloque a beleza em segundo plano, dê prioridade ao seu conforto e à sua saúde. Além também de um bom preço pelo produto.

5 – Escolha em um colchão pensando em sua saúde:

A última dica de como escolher um colchão perfeito é não se esquecer de sua saúde na hora de comprar um colchão. Caso você tenha um problema específico de saúde você deve procurar um especialista para sanar suas dúvidas.

Por exemplo, para pessoas que possuem hérnia de disco e bico de papagaio o ideal é escolher um colchão mais firme. Já para pessoas que tem osteoporose é necessário dar preferência para colchões mais macios.

Finalizando

Tenho certeza que estas dicas irão te auxiliar a escolher o seu colchão perfeito. Lembre-se que um bom colchão deve ser escolhido conforme as características de seu corpo e sua preferência, por um colchão mais macio ou mais firme. Por isso, não compre apenas por indicação, o colchão que pode ser ótimo para seu amigo, pode não ser muito bom para você.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência sobre como escolher um colchão, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.