Viver Sem Vergonha
dicas para evitar estrias na gravidez

Como evitar estrias na gravidez: dicas preciosas

As estrias são grandes vilãs que assombram as gestantes, elas costumam aparecer a partir dos primeiros três meses e também nos últimos três meses da gestação, pois são nesses períodos em que a barriga cresce mais. Confira neste artigo dicas preciosas de como evitar estrias na gravidez.

As pesquisas apontam que apenas 10% das mulheres passam a gestação sem nenhuma estria! As razões do aparecimento desse problema são diversas, entre elas está a predisposição genética da mulher, o ganho repentino de peso, a má alimentação, a falta de hidratação da pele, entre outras.

As estrias são formadas por lesões que se formam na pele devido ao grande estiramento, e é muito comum aparecem nas pessoas devido a um grande ganho de peso ou ganho súbito de massa muscular. É importante se precaver para não ter grandes problemas com as estrias, em alguns casos elas podem se tornar irreversíveis.

Como evitar estrias na gravidez com uma boa alimentação

dicas de como evitar estrias na gravidezNão há dúvidas de que uma alimentação rica em nutrientes (em que o indivíduo prioriza alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras) ajuda a evitar estrias na gravidez e em qualquer outro momento da vida.

Sabe-se bem que os tratamentos externos sozinhos não são suficientes para a regeneração da pele.

Certamente os efeitos serão mais positivos se a alimentação for equilibrada ao longo da vida, não somente na gravidez.

Escolha alimentos ricos em vitaminas C, como a semente de lichia, melão, brócolis, inhame, mandioca, couve, limão, laranja, kiwi, acerola, uva, abacaxi, morango e melancia. Fontes de vitamina E, como aveia, oleaginosas (avelã, castanha-do-pará, nozes), cereais integrais, batata doce, banana, cenoura, ovo, abacate, tomate, entre outros. Estudos comprovam que as vitaminas C e E participam ativamente da produção de colágeno no organismo.

Hidratação da pele para evitar estrias

A segunda dica de como evitar estrias na gravidez é investir na hidratação. A hidratação da pele pode contribuir significativamente para prevenção de estrias na gravidez, uma vez que a pele hidratada é mais resistente aos estiramentos.

Existe uma infinidade de produtos no mercado destinados às gestantes, das marcas mais populares às internacionais para prevenção do aparecimento de estrias durante a gravidez.

Veja algumas das marcas que estão disponíveis no mercado:

  • O Boticário (Boti Mammy)
  • Natura (Emulsão para prevenção de estrias)
  • Bepantol (Mamy)
  • Purcelli Oil (Bio-oil)
  • Gramado (Creme corporal de ureia e óleo de semente de uva)
  • Bayer-Schering (Luciara)
  • Payout (Maternité)
  • Cosmiatric (Materskin)
  • Dermage (Preventin)
  • Mantecorp (Hidramami)
  • Dermatus (Body Concept)
  • Palmer´s (Cocoa Butter Formula)
  • Expanscience (Mustela)

Pois bem, esses são alguns dos produtos mais famosos e mais usados para ajudar a evitar estrias na gravidez, alguns deles podem ser encontrados facilmente em drogarias, outros em lojas virtuais.

Além de todos esses produtos, existe também uma receitinha caseira muito simples e muito querida para a prevenção de estrias. Ela é preparada misturando-se pomada Hipoglós, óleo de amêndoas e o creme Nivea da latinha azul. Ou se preferir você pode usar somente o óleo de amêndoas, ou óleo de uva, eles prometem bons resultados.

No entanto, antes de optar por qualquer um desses produtos, vale a pena buscar a orientação de um dermatologista.

Exercícios físicos

As atividades físicas de nível leve são bem-vindas para as gestantes, pois contribuem para o seu bem-estar e consequentemente do bebê.

Os exercícios podem contribuir para melhorar as dores nas costas, diminuir a fadiga, a insônia, prisão de ventre, o inchaço e a condição cardiorrespiratória. Eles também ajudam a controlar o peso, e podem ser grandes aliados para se prevenir contras as estrias.

Portanto, as atividades físicas devem ser de baixo impacto, tais como corrida de nível moderado, natação, caminhada, Pilates, Ioga, Hidroginástica, no entanto, antes de praticar qualquer atividade física é importante procurar orientação do seu médico.

Conclusão

Além dos cuidados com a alimentação, hidratação da pele e práticas físicas, para evitar estrias na gravidez especialistas recomendam que se evite banhos com água quente. Dê preferência a sabonetes neutros e evite passá-los em locais que são mais propensos a aparecer estrias, tais como seios, barriga, costas, glúteos e coxas.

Outros fatores que devem ser observados são as roupas. Dê preferência para roupas de algodão que facilitem a respiração da pele.

É muito importante se esforçar para resistir à coceira que o crescimento da barriga causa, pois a atitude de coçar pode te deixar marcas.

Tenha o cuidado de usar sempre o protetor solar para evitar as manchas na pele.

Fique atenta quanto ao ganho de peso. De acordo com especialistas, não precisa passar de 1 kg por mês. Não descuide da alimentação, faça refeições de 3 em 3 horas e beba ao menos 2 litros de água diariamente.

Boa sorte! Espero que você passe toda a gravidez livre das estrias. Aproveite para compartilhar este texto com suas amigas que também querem aprender como evitar estrias na gravidez.

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.