Viver Sem Vergonha
dicas de como fazer seu filho comer melhor

Como fazer seu filho comer bem com 5 dicas práticas

Uma boa alimentação é fundamental para uma criança em qualquer idade. Entretanto, este é um desafio para muitos pais, que precisam se desdobrar para fazer seus filhos comerem um pouco melhor. Neste artigo você irá aprender dicas essenciais sobre como fazer seu filho comer bem, não deixe de ler até o final.

O primeiro ponto é entender que a alimentação das crianças é uma responsabilidade dos pais. Alguns pais entendem isso, e em alguns momentos são até exagerados e controladores, enquanto outros pais negligenciam esta tarefa e deixam a cargo da criança escolher o que eles querem comer.

Vale ressaltar que os pais são responsáveis pela alimentação da criança e devem tomar as decisões por ela. As crianças ainda não possuem maturidade para escolher o que é melhor e a responsabilidade das escolhas é dos pais.

manual da papinha

Dito isso, ainda é importante dizer que a experiência com os alimentos é um mundo cheio de novidades para as crianças. São novos gostos, novas texturas, novas temperaturas, e conforme a maneira como você lida com tudo isso pode ser uma experiência empolgante ou desastrosa.

Confira a seguir as dicas de como fazer seu filho comer bem e ter sucesso nesta árdua missão.

5 Dicas sobre como fazer seu filho comer melhor:

1 – Seja um bom exemplo para seus filhos na hora das refeições:

dicas de como fazer seu filho comer melhorA primeira dica é fundamental para que os pais estejam munidos de autoridade para exigir algo de seus filhos. Ou seja, você deve ser um exemplo para seus filhos na hora da refeição.

As crianças têm um grande potencial de aprendizado, elas aprendem mais com os hábitos dos adultos que estão à sua volta do que com palavras, mimos, chingos ou chantagens.

Por isso, seja o primeiro a se alimentar bem dentro de sua casa. Mostre na vida os benefícios de uma boa alimentação e seja um incentivo para seu filho.

Além de se alimentar de uma maneira saudável é importante que você dê um bom exemplo de comportamento na mesa. Você deve ser o primeiro a evitar distrações, como telefone celular e televisão. A postura que seus filhos terão na mesa será muito parecida com a sua, fique atento a isso.

O exemplo é o carro chefe de tudo, os filhos, na maioria dos casos, desejam ser como os pais. Então seja um bom exemplo durante as refeições.

2 – Corte todas as distrações durante a refeição:

Esta dica está se tornando cada vez mais importante nos dias atuais. Para você que quer aprender como fazer seu filho comer bem é importante cuidar do ambiente onde eles fazem as refeições, ou seja, da cozinha ou sala de jantar.

O primeiro cuidado é com as distrações, elas precisam ser eliminadas para que a criança tenha condições de se concentrar no que realmente é importante naquele momento.

Por isso, elimine a televisão do ambiente onde vocês fazem as refeições e deixe o celular de lado. Crie um ambiente propício para se alimentarem bem e ainda conviverem em família.

Você vai perceber que este cuidado com as distrações trará benefícios não só na fase da infância, mas também da adolescência e juventude. Seus filhos serão capazes de entender que o horário da refeição é um horário específico para se alimentar e conviver com a família.

3 – Entenda que seu filho ainda é uma criança:

A terceira dica sobre como fazer filho comer bem é entender que ele é uma criança, ou seja, que não se comportará como um adulto na mesa.

E sendo uma criança ele terá inúmeras fases com comportamentos diferentes. Em algumas delas a relação com a comida ainda não está muito bem definida e tudo pode ser uma enorme brincadeira para ela.

Lembre-se que os babadores existem para serem utilizados. Um erro de muitos pais é esperar que a criança aprenda a comer sem se sujar com muita rapidez. É necessário respeitar o limite de seu filho e entender que algumas posturas dependem da idade e do amadurecimento que é natural.

Sabendo que seu filho ainda é uma criança é importante ter criatividade para introduzir novos alimentos. Em especial quando seu filho apresenta resistência a algum sabor.

É importante que você não desista nas primeiras tentativas, você deve ser insistente e tentar novas formas de seu filho aceitar certos tipos de alimento. Lembre-se, os pais, é que tomam a decisão do que é melhor para seus filhos e não eles.

4 – Não utilize a chantagem como uma estratégia para seu filho comer bem:

Um erro que muitos pais cometem é querer chantagear seus filhos na hora das refeições. Querem fazer uma troca muito simples, caso seus filhos comam determinado alimentos eles poderão comer doces, brincar até mais tarde, entre tantas outras opções.

Utilizar este tipo de estratégia pode condicionar seu filho a acreditar que ele pode ter tudo e que tudo é uma questão de troca de interesses. Ele sempre estará disposto a trocar algo com você.

Este é um hábito que pode dificultar ainda mais a alimentação do seu filho. A princípio poderá até resolver um problema no momento, mas trará consequências ruins para o futuro da alimentação do seu filho.

A experiência com novos alimentos ou a tentativa de experimentar algo que não gostam sempre estará atrelada com alguma troca. Por isso, não ensine a chantagem com seus filhos, pois eles poderão utilizá-la com você.

5 – Tenha uma rotina bem definida para a alimentação do seu filho:

A última dica sobre como fazer seu filho comer bem é manter uma rotina alimentar. Ou seja, ter horários e hábitos bem definidos para que seus filhos possam seguir.

A rotina é muito importante para as crianças, ajudam elas a perceberem que cada coisa tem um horário adequado para ser feita, inclusive a alimentação. Os filhos precisam ter horário para brincar, para dormir, para estudar, ou seja, eles precisam ser conduzidos durante o dia no que fazer.

São os pais que ajudam os filhos a terem uma rotina adequada para cada idade. E isso é muito bom para as crianças, tanto para saúde do corpo quanto para o comportamento do seu filho no futuro.

Por isso, é interessante que você se programa para que seu filho se alimente sempre em horários regulares. Defina um horário para as refeições principais e um intervalo de tempo para as refeições intermediárias. Uma criança que se alimenta regularmente sempre terá um apetite melhor que uma criança que não tem uma rotina alimentar adequada.

Finalizando

Antes de encerrar este artigo eu gostaria que você percebesse um detalhe nestas dicas, todas elas se referem ao comportamento, ou seja aos hábitos que são construídos no dia a dia. Para que seu filho se alimente bem o segredo é que você o ajude a construir bons hábitos.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre como fazer seu filho comer bem.

Recomendados Para Você: