Viver Sem Vergonha
passo a passo de como fazer um cartão de crédito que compensa

Como fazer um cartão de crédito em 5 passos

Acabou-se o tempo em que para ter um cartão de crédito exigia-se muito tempo em filas de banco e ainda uma boa dose de burocracias. Neste artigo você vai aprender como fazer um cartão de crédito de forma simples e fácil, e ainda aprender dicas para ter sucesso com o uso do seu cartão.

Existem inúmeras formas de você conseguir o seu cartão. Você pode conseguir um cartão por meio do banco que você utiliza, em uma loja que você compra com frequência e até mesmo pela internet, sem sair de sua casa.

Todas as opções possuem vantagens e desvantagens. O melhor a fazer é sempre avaliar as condições de cada cartão. É realmente ler as letras miúdas de cada contrato e os termos de uso de cada opção, caso você não faça isso é possível que se decepcione com alguma condição de seu cartão no futuro.

É importante destacar desde início que ter um cartão de crédito facilita consideravelmente o consumo. Cria-se a ilusão de que você não está gastando dinheiro, mas esta ilusão é colocada abaixo quando chega a primeira fatura.

Por isso, é importante avaliar se você tem condições e ter um cartão de crédito. Caso você faça compras compulsivas e tenha facilidade em contrair dívidas, ter um cartão pode tornar-se um problema em um futuro muito próximo.

Veja então um passo a passo de como fazer um cartão de crédito com sucesso.

5 Passo de como fazer um cartão de crédito

1 – Escolha o tipo de cartão:

passo a passo de como fazer um cartão de crédito que compensaExistem uma infinidade de opções de cartão de crédito no mercado. Cada opção possui características importantes para o consumidor. Cada cartão possui um valor de anuidade, planos de pontuação e limites de crédito.

Você deve ficar atento à renda mínima exigida para cada cartão. Alguns cartões são mais acessíveis, enquanto outros cartões exigem uma renda mínima acima de 7 mil reais, por exemplo.

Vale ressaltar mais uma vez a necessidade de você ler todas as condições de cada opção de cartão.

2 – Faça o seu cadastro inicial:

O segundo passo de como fazer um cartão de crédito é fazer seu cadastro inicial. Este cadastro pode variar conforme cada tipo de cartão e de instituição financeira que você optou.

Por exemplo, se você escolheu um cartão de crédito de um banco que você já possuiu conta corrente este cadastro será facilitado. Agora se você está escolhendo um cartão de uma empresa independente você deverá fornecer diversas informações importantes.

É comum ser solicitado em um cadastro as seguintes informações:

  • Dados pessoais;
  • Informações de contato;
  • Endereço;
  • Dados profissionais;
  • Informações financeiras.

3 – Comprove a sua renda:

Em seguida você deverá comprovar a sua renda declarada no cadastro realizado. A sua renda é fundamental para a escolha de um cartão adequado e em seguida para a definição do limite do seu cartão.

Quanto maior a sua renda, maiores serão suas opções de cartão de crédito e maior será o seu limite, algumas opções de cartão não possuem nem limites conforme a sua renda.

Para comprovação da renda você poderá utilizar os seguintes documentos:

  • Holerite ou contracheque;
  • Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Fatura de outro cartão de crédito com indicação de pagamento dos últimos dois meses;
  • Recibo de declaração de imposto de renda;
  • Informe de rendimento do ano vigente.

Estas são as formas mais comuns para comprovação de renda, mas cada instituição financeira poderá ter suas próprias exigências.

4 – Defina o limite do seu cartão:

O quarto passo de como fazer um cartão de crédito é definir um limite de gastos. Como falado anteriormente, este limite pode variar de acordo com a sua renda mensal.

Quanto maior a sua renda, maior será o seu limite de crédito. Você poderá conseguir até mesmo um cartão ilimitado, ou seja, você poderá utilizar o seu cartão da forma que desejar, sem alcançar um teto definido.

O limite de um cartão também pode ser adequado conforme o tempo de utilização e suas boas referências de pagamento. Ou seja, com o tempo você poderá solicitar um limite maior para a mantenedora do cartão de crédito.

5 – Receba e desbloqueie seu cartão:

O último passo de como fazer um cartão de crédito é receber o seu cartão em casa e fazer o procedimento para desbloqueá-lo.

Este desbloqueio é necessário para identificar que você recebeu seu cartão corretamente e que não houve nenhum extravio. Após o procedimento de desbloqueio você poderá iniciar o uso do seu cartão sem nenhum tipo de problema.

Finalizando

Espero que este guia te auxilie a escolher o melhor cartão de crédito para você. Vale destacar que manter um cartão de crédito pode não ser tarefa fácil, é importante um ótimo controle financeiro e ter consciência do seu limite, gastar além da conta pode levar você a ter sérios problemas com o endividamento.

Confira mais uma vez os 5 passos para ter seu cartão de crédito:

  • Escolha o tipo de cartão;
  • Faça o seu cadastro inicial;
  • Comprove a sua renda;
  • Defina o limite do seu cartão;
  • Receba e desbloqueie seu cartão.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e ensine outras pessoas a como fazer um cartão de crédito.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.