Viver Sem Vergonha
como fazer uma boa maquiagem

Como fazer uma boa maquiagem: regras simples

Saber como fazer uma boa maquiagem fará de você uma mulher mais segura, pois estará pronta para se produzir para qualquer ocasião… regras simples diminuem as possibilidades de errar nas escolhas.

Uma boa maquiagem depende de regras simples, que quando são bem aplicadas produzem uma pele com efeito mais bonito, natural e impecável.

Para você estar com uma maquiagem perfeita, a sua pele deve estar muito bem preparada, para saber como fazer uma boa maquiagem confira essas 7 regrinhas de ouro.

Como fazer uma boa maquiagem: 7 regras simples

1° Regra: Conhecer o seu tom de pele

como fazer uma boa maquiagemA primeira dica de como fazer uma boa maquiagem é conhecer qual é a cor de fundo da sua pele pode lhe ajudar muito nas escolhas dos produtos e no efeito da maquiagem.

Todos nós temos um subtom ou fundo na pele que faz com que algumas cores se destaquem mais quando colocadas sobre ela, essa característica não tem nada a ver com a raça.

A questão é que algumas pessoas possuem o subtom da pele mais amarelado, o que normalmente é chamado de pele quente. Outras têm a pele mais acinzentada, denominado tom frio.

Vejamos alguns exemplos e observe qual tipo de acessório fica mais harmônico na sua pele, o dourado ou prateado.

Se o dourado ficar mais harmônico, provavelmente a sua pele é quente. Já se for o prateado, você tem uma pele fria.

Se sua pele fica bronzeada com facilidade, e se raramente ela descasca, certamente ela tem o fundo amarelo.

Para as pessoas que possuem o subtom amarelo (quente), as tonalidades que avivam mais o fundo amarelo da pele são os tons terrosos, bronze e dourado. O vermelho, amarelo, laranja e verde-oliva realçam mais nesse tipo de pele.

Ao contrário, quem tem o subtom cinza (frio), as cores que mais são favoráveis são o prata nos acessórios, a cor preta, branca, azul e rosa em tonalidades mais suaves, tons bege e acinzentados, roxo e vermelho cereja.

Outra dica para saber identificar o seu subtom é observar as cores das veias do seu antebraço. Se elas tiverem a tonalidade verde, você tem o fundo da pele amarelada, agora, se forem azuladas, o fundo da sua pele certamente tem a tonalidade cinza.

Por outro lado, há algumas pessoas que combinam com tudo, essas são as sortudas de tom de pele neutra, e os testes não darão errado, pois todas as cores vão ficar bem.

2° Regra: Limpeza

A limpeza da pele com produtos indicados para você e a hidratação vão contribuir para um resultado mais bonito e maior durabilidade da maquiagem.

Para saber qual produto é melhor para o seu tipo de pele, vale a pena buscar orientações de um profissional.

É bom usar um sabonete de limpeza antes de iniciar a maquiagem e um tônico, eles podem ser usados antes da maquiagem e depois, auxiliam na limpeza e ajudam a fechar os poros.

Ao lavar o rosto, use água gelada, ela ajuda a fechar os poros. Dificilmente consegue-se um efeito bonito em uma maquiagem sem estar com os poros bem fechadinhos.

3° Regra: Primer

Inicie a maquiagem com o Primer, que significa pré-maquiagem, ele é um produto que promete valorizar ainda mais a sua produção.

O Primer deve ser aplicado alguns minutinhos antes da base. O produto tem um grande valor para os maquiadores, pois suaviza as linhas de expressão, contrai os poros, diminui o brilho da pele e ajuda a fixar a base.

Para as pessoas de pele oleosa, o mais indicado é utilizar o produto somente na zona t, ou seja, testa, nariz e queixo.

4° Regra: Corretivo

O corretivo é indicado para quem tem olheiras, ou deseja disfarçar alguma manchinha. É bom que ele seja aplicado embaixo dos olhos, nas olheiras, na pálpebra móvel, pois ajudará a fixar a sombra, nas laterais do nariz e ao redor dos lábios, se for necessário.

Existe no mercado corretivos coloridos, cada um deles tem uma especificação. O corretivo verde é mais indicado para quem tem manchinhas vermelhas. Já o amarelo é para aquelas pessoas que têm olheiras bem pigmentadas, manchinhas marrons e roxas. A base cobre perfeitamente o corretivo, especialmente as de alta cobertura.

5° Regra: Base

A base é determinante para se conseguir um bom efeito na maquiagem, acertar no tom da base pode ser um desafio. Para saber qual tom é ideal para seu tipo de pele é preciso testar, especialmente em luz natural.

A sugestão é que você experimente o produto na loja e vá até a rua para observar como ela está à luz do dia, ou experimente, depois vá para casa e retorne à loja no outro dia, se gostar do resultado.

Lembre-se de testar a base no rosto, pois as outras partes do corpo podem ter tonalidades diferentes.

Nem sempre é possível encontrar uma base que tenha o tom exato da sua pele, por isso, às vezes será preciso comprar duas tonalidades diferentes e misturá-las.

Para aplicá-la utilize um pincel indicado para base, esponja ou os próprios dedos. Aplique o produto em todo o rosto e pescoço para que a pele fique bem uniforme.

Dica: para que você consiga a cor real do batom, aplique a base nos lábios. Além de uniformizar o tom dos lábios, ela também contribui muito para a fixação do batom ou gloss.

Para finalizar a maquiagem, é bom aplicar o pó compacto, principalmente quem possui a pele mista e oleosa. Ele não é um produto necessário para quem tem pele seca.

Quando o pó é aplicado com pincel proporciona um efeito mais natural. É bem indicado nos dias mais quentes, pois ajuda a segurar a maquiagem e retira o brilho do rosto.

6° Regra: Blush

Praticamente toda mulher usa blush, porém nem todas sabem o modo correto de usar. O efeito do blush na pele deve ser de um aspecto saudável, suave e que valorize a tonalidade natural da pele.

Você pode passar o blush de duas formas. A primeira é encontrar o ossinho da maçã do rosto, depois passar o pincel de forma bem suave, da direção do ossinho para fora.

A outra maneira lhe dará a sensação que seu rosto está mais fino, basta passar o pincel embaixo do ossinho da maçã do rosto, aquele local que vai marcar bem quando você faz um biquinho. Por fim esfumace bem o produto para não ficar marcado e dar um efeito natural.

blush

Para as meninas de pele branca e clara, combinam com tonalidades rosadas, pêssego, malva, bronze e alaranjado.

As morenas e negras podem usar cores como rosa queimado, tons terrosos, vinho, laranja, coral, vermelho, bronze, acobreados e café.

contorno

7° Regra: Contorno

Fazer o contorno do rosto nem sempre é hábito das meninas que fazem a maquiagem em casa, produção que costuma ficar mais restrita aos profissionais, talvez pelo medo de errar.

O contorno tem o poder de disfarçar algumas “imperfeições”, como testa grande, narizes mais largos e até as bochechinhas gordinhas.

Lembre-se que o traço deve ser imperceptível, basta usar um pó mais escuro, sombra, base ou blush nos locais que pretende disfarçar e esfumar bem.

Na maquiagem, o que se pretende “esconder” deve dar profundidade, ou seja, escurecer. E o que se quer realçar deve-se clarear ou iluminar, assim irá para frente. A imagem ao lado vai indicar as possíveis partes em que você poderá aplicar o contorno, caso considere necessário.

Finalizando…

Estou certa de que agora você aprendeu como fazer uma boa maquiagem com dicas simples e práticas. Você viu como pode ser fácil arrasar em sua maquiagem!

Aproveite para compartilhar este artigo com suas amigas que também querem aprender como fazer uma boa maquiagem!

 

 

Recomendados Para Você: