Viver Sem Vergonha
dicas práticas de como fazer uma horta em casa

Como fazer uma horta em casa com 7 passos simples

Ter verduras e legumes frescos em casa todos os dias é um grande privilégio que poucas pessoas tem. A melhor forma de conseguir este privilégio é ter uma horta em casa. Neste artigo você vai conferir um passo a passo sobre como fazer uma horta em casa.

Com o passar dos anos muitas pessoas tem tomado consciência de que para uma boa alimentação é ideal o consumo de legumes e verduras. Entretanto, para ter sucesso na escolha dos legumes e verduras é necessário conhecer a procedência destes alimentos e como eles são produzidos.

Muitos agricultores, hoje em dia, utilizam inúmeros inseticidas e produtos químicos em suas plantações para garantir boa produtividade. Isto faz com que os benefícios do consumo de verduras sejam colocados em risco visto.

como cuidar de orquídeas

Para escapar de tudo isto o melhor é ter sua própria horta. Assim, você pode ter certeza de que suas verduras e legumes estão perfeitos para uma boa alimentação, garantindo a saúde de toda a família.

Ter uma boa horta em casa não é complicado, mas exigirá compromisso e dedicação. Além de um constante aprendizado sobre a melhor forma de plantar alguns tipos de legumes e verduras.

Passo a passo sobre como fazer uma horta em casa

1 – Escolha um bom local para sua horta:

dicas práticas de como fazer uma horta em casaO primeiro passo sobre como fazer uma horta em casa é a escolha do local. Para escolher um bom local você deve estar atento a alguns critérios.

O local precisa ter o espaço suficiente para você plantar tudo que deseja, este espaço depende também da disponibilidade do seu quintal. Começar com uma horta menor e ir ampliando ao longo do tempo é uma boa opção.

Além do espaço é interessante escolher locais que tenham uma boa luminosidade. A luz do sol é fundamental para o crescimento das verduras e legumes. Não é preciso que a luz do sol incida o dia todo sobre as plantas, mas pelo menos por um bom período.

Em casas que não possuem um quintal apropriado para uma horta é possível utilizar a criatividade para cultivar seus alimentos. Existem as hortas verticais e também as hortas elevadas que podem ser construídas com uma estrutura de concreto ou madeira.

2 – Prepara bem o solo da sua horta:

Ter um solo de qualidade também é importante para que sua horta prospere. Alguns tipos de solo já são próprios para o plantio e não necessitam de adubação.

É importante que seu solo tenha pelo menos estas características a seguir:

  • O solo precisa ter boa profundidade;
  • O solo precisa ser macio para o bom desenvolvimento da raiz;
  • O solo precisa ter qualidade para o plantio.

Quanto à profundidade é importante evitar solos muito rasos, pois podem impedir o bom desenvolvimento de algumas raízes e também secam com muita facilidade.

Para garantir que o solo esteja macio é necessário afofar a terra. Você pode fazer isso manualmente com uma enxada. As raízes das verduras e legumes são muito sensíveis e não conseguem se desenvolver em solos duros.

Um bom solo para o plantio, na maioria dos casos, tem uma coloração mais escura, em alguns lugares chamada de terra preta. Para melhorar a qualidade do solo da sua horta você pode recorrer aos adubos, em especial ao adubo orgânico que é o esterco de origem animal.

3 – Faça canteiros elevados e prepare os acessos de sua horta:

O terceiro passo de como fazer uma horta em casa é preparar os canteiros e definir onde serão os acessos.

Os acessos são os locais onde você vai caminhar para alcançar todos os pontos de sua horta. Vale destacar que você não plantará nada nestes acessos, pois caminhando diariamente sobre eles rapidamente a terra deixará de ser fofa nestes pontos.

Os canteiros precisam ser um pouco elevados em relação aos acessos, assim você evita que a água da chuva emposse sobre sua horta.

É interessante também separar seus canteiros para diferentes tipos de legumes e verduras. Pense numa forma estratégica para que as verduras e legumes que precisam de mais cuidados fiquem em um ponto que seja mais fácil sempre ter acesso.

4 – Prepara uma boa irrigação para sua horta:

Uma boa horta precisa sempre ser bem irrigada. Em especial na fase inicial das plantas.

Caso você tenha interesse em fazer uma grande horta é interessante pensar em uma irrigação com o auxílio de equipamentos mais sofisticados, como os irrigadores mecânicos.

Agora casos sua horta seja menor, é possível irriga-la de duas formas bem simples, como o uso de um regador ou com auxílio de uma mangueira.

Ou irrigar sua horta com a mangueira é preciso tampar um pouco a extremidade da mangueira para que a água seja aspergida em pequenas gotas sobre as plantas. Um fluxo de água constante da mangueira poderá prejudicar algumas de suas plantas, em especial na fase inicial.

5 – Escolha o que vai ser plantado na sua horta:

O quinto passo de como fazer uma horta na sua casa é escolher o que vai ser plantado.

Para escolher corretamente os legumes e verduras que serão plantados na sua horta você deve estar atento a alguns pontos.

O primeiro deles é escolher as plantas que se desenvolvem melhor na sua região. As plantas são muito influenciadas pelo clima de cada região e podem não se desenvolver bem em locais de muito calo ou de muito frio.

Também fique atento ao período do ano que você deseja plantar seus legumes e verduras. Cada planta possui um período do ano ideal para ser plantada, caso você tente burlar estes períodos você não conseguirá uma boa produtividade.

Para quem está começando a primeira horta é importante começar com legumes e verduras mais simples. Assim você terá menos trabalho enquanto aprende a lidar da melhor maneira possível com sua horta.

6 – Prepare as sementes e as mudas para sua horta:

Em seguida você deverá preparar as sementes e mudas para começar a plantar sua horta.

Existem alguns legumes e vegetais que são plantados diretamente na horta em forma de sementes. Outros precisam ser plantados em forma de mudas, que são tiradas diretamente de outras plantas em idade adulta, um exemplo disso é a couve.

Para as plantas que precisam ser plantadas em forma de semente é possível utilizar duas estratégias.

A primeira é plantá-las diretamente na horta, mas poucos dias após o nascimento você deverá remover algumas mudinhas, deixando apenas as maiores e melhores. Isso é feito para que as plantas tenham espaço para se desenvolverem adequadamente.

A segunda forma é utilizar uma bandeja própria para semear as sementes e depois fazer o transporte das mudinhas da bandeja para a horta definitiva. As mudinhas deverão ser plantadas em espaço adequado.

7 – Faça a manutenção constante de sua horta:

Agora que você já está com sua horta pronta é hora de você fazer a manutenção diária.

Esta manutenção consiste em cuidar diariamente dos legumes e verduras que você plantou. Será necessário irrigar os canteiros, eliminar as pragas que podem nascer entre seus legumes e verduras e renovar sua horta à medida que os legumes e verduras são colhidos.

Você vai perceber que todo trabalho vale muito à pena e que ao colher as primeiras verduras você será muito bem recompensado.

Uma dica é estar sempre aprendendo sobre qual a melhor maneira de plantar e cuidar de cada tipo de verdura e legume. Você pode encontrar muitas informações nas embalagens de sementes e também pesquisando na internet.

Finalizando

Agora que você já sabe os principais passos para ter uma horta em casa é hora de colocar a mão na massa. Você vai perceber que os benefícios de uma horta vão muito além da alimentação, construir e manter uma horta é uma verdadeira terapia.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender como fazer uma horta em casa.

Recomendados Para Você: