Viver Sem Vergonha
dicas de como funciona um cartão de crédito

Como funciona um cartão de crédito e dicas para não ter problemas

Grande parte das pessoas utilizam o cartão para fazerem suas compras, entretanto nem todo mundo sabe como funciona um cartão de crédito. Neste artigo você vai aprender tudo que precisa saber para não ter problemas com seu cartão e aproveitar da melhor forma possível todos os benefícios desta ferramenta de pagamento.

O cartão de crédito é um assunto que divide opiniões. Para alguns é uma ótima ferramenta que amplia as possibilidades na hora da compra, para outras pessoas é uma grande armadilha que no fim das contas irá apenas levar o consumidor ao endividamento.

O cartão por si só não é bom e nem é ruim. O que faz dele uma boa ferramenta ou uma ferramenta ruim é o modo como ele é usado. Por isso, existem usuários que se dão muito bem com os cartões, enquanto outras pessoas sentem até calafrios ao ouvir a palavra cartão de crédito.

Para ter tranquilidade e usar bem seu cartão é importante saber muito bem com o que você está lidando. Grande parte dos problemas com cartão surgem pela falta de conhecimento.

É hora de acabar com todas as dúvidas!

O que é e como funciona um cartão de crédito?

dicas de como funciona um cartão de créditoOs cartões de crédito atuais são instrumentos utilizados para disponibilizar crédito financeiro aos usuários. Grande parte dos cartões podem ser utilizados para fazer compras, pagar faturas e até mesmo fazer saques de dinheiro.

Os cartões são emitidos por instituições financeiras a seus clientes. Para a emissão de um cartão de crédito a instituição faz uma análise das condições financeiras da pessoa e libera um limite de crédito em relação aos ganhos mensais do usuário.

Ao pagar uma compra com um cartão de crédito o usuário gasta um dinheiro que não é dele, isso só é possível graças as instituições financeiras que garantem o crédito ao consumidor.

Por isso, ao confirmar uma compra o usuário se compromete a pagar por aquele produto na próxima fatura do cartão, ou nas próximas caso seja dividido em parcelas. O vendedor recebe o dinheiro da instituição financeira que forneceu o crédito para o usuário.

Caso você não pague a fatura, a sua dívida será com a instituição financeira e não com a loja onde você comprou seu produto, pois a instituição já pagou a loja quando a compra foi realizada.

Fisicamente o cartão é muito simples. A maioria dos cartões possuem os seguintes dados:

  • Numeração do cartão;
  • Nome do usuário do cartão;
  • Bandeira (Visa, Mastercard, entre outras);
  • Logomarca;
  • Chip;
  • Data de validade;
  • Agência e conta corrente, quando o cartão é emitido pelo banco;
  • Código de segurança.

Quais tarifas são cobradas no cartão de crédito?

Boa parte dos cartões de crédito possuem um custo para seus usuários, mesmo que não seja cobrada nenhuma taxa de adesão é possível que durante a utilização sejam cobradas tarifas para serviços específicos.

As tarifas básicas sobre os cartões de crédito são regulamentadas e saber quais são é o primeiro passo para aprender como funciona um cartão de crédito. As principais tarifas são:

  • Anuidade: a anuidade é cobrada de 12 em 12 meses, pode ser cobrada integralmente ou parcelada. Alguns cartões não cobram anuidade de seus clientes para tornarem seus serviços ainda mais atrativos;
  • Pagamento de contas: alguns cartões cobram uma tarifa sobre este tipo de serviço. Caso você pague contas de energia elétrica, telefone e tantos outros tipos de conta pelo cartão de crédito é possível que você pague alguma tarifa por este serviço;
  • Segunda via do cartão: este serviço também pode ser tarifado. Caso você perca ou estrague seu cartão você deverá pagar por um novo;
  • Avaliação emergencial de crédito: em alguns casos é possível que o usuário gaste acima do limite de crédito disponível no cartão. Neste caso uma tarifa pode ser cobrada para aprovar e avaliar este crédito considerado emergencial;
  • Saque: algumas instituições financeiras também disponibilizam para seus clientes a possibilidade de saque com o cartão de crédito. Quando os saques são realizados uma tarifa é cobrada pelo serviço.

Além das tarifas citadas acima o usuário deverá ficar atento a situações de inadimplência. Ao não pagar a fatura do seu cartão você será multado e ainda serão cobrados os juros sobre o valor não pago.

Geralmente a multa é cerca de 2% sobre o valor da fatura. O grande problema são os juros, que para este tipo de crédito são os mais caros do mercado. Os juros de um cartão giram em torno de 15% ao mês.

Dicas para não ter problemas com seu cartão

Como falado anteriormente, o cartão não é bom nem ruim. O que faz dele bom e ruim é a maneira como ele é utilizado. Veja a seguir pontos importantes sobre como funciona um cartão de crédito.

1 – Limite do cartão de crédito:

O limite do cartão de crédito é o valor máximo que a instituição financeira disponibiliza para cada usuário.

Este limite varia conforme a renda mensal do usuário e a confiança que a empresa adquiri no usuário ao longo dos anos. Ter um limite adequado à sua renda é fundamental para não passar dos limites na hora de comprar.

Um detalhe importante é que o limite do cartão é comprometido à cada compra feita, inclusive as compras parceladas.

Ou seja, caso o limite de um usuário seja de 500,00 reais e seja feita uma compra de 250,00 reais parcelada em 5 vezes o valor debitado no limite não será o valor da parcela e sim o valor da compra toda. O saldo disponível será então de 250,00 reais e não 450,00 reais.

Faça sempre a opção por um limite inferior à sua capacidade de pagamento. Ter um limite muito grande e uma renda pequena poderá te trazer sérios problemas no dia do vencimento da fatura.

2 – Data de fechamento e vencimento da fatura:

Uma data importante para o usuário do cartão de crédito é a data de fechamento. Esta data é diferente da data de vencimento.

A data de vencimento é a data limite para pagamento sem a cobrança de juros e multas. É como a data de qualquer outra conta ou fatura.

A data de fechamento é a data que a empresa utiliza para somar todas as compras realizadas em determinado período.

Por exemplo, a data de vencimento de uma fatura pode ser dia 10, mas o fechamento é realizado no dia 30. As compras feitas no intervalo do dia 30 ao dia 10 só serão cobradas na fatura seguinte.

Aproveitar para fazer compras neste intervalo poderá te dar alguns dias a mais de crédito. Mas, tome cuidado para não esquecer ou perder a data de vencimento da sua fatura, os juros são altíssimos.

3 – Pagamento da fatura do cartão:

O pagamento da fatura de cartão de crédito pode ser feito como de qualquer outra conta. O grande detalhe está na opção do pagamento de um valor de fatura mínima.

Esta opção é disponibilizada para todos os usuários e funciona da seguinte forma. Um usuário recebe uma fatura com valor de 1.000,00 reais, entretanto não tem dinheiro para pagar todo o valor e decide pagar o valor mínimo que pode ser 200,00 reais. O restante da fatura será cobrado no mês seguinte.

É claro que isto não é um favor da instituição financeira, você pagará e pagará caro por isso. No mês seguinte os 800,00 reais não será mais 800,00 e sim 920,00 reais, devido à taxa de juros de aproximadamente 15%.

Por isso, é importante tomar muito cuidado ao fazer a opção de pagar a fatura mínima do cartão de crédito.

4 – Tenha cuidado ao utilizar o cartão de crédito:

O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta para fazer compras e pagar as contas. Entretanto, quando mal utilizado poderá te colocar em uma bola de neve de dívidas, multas e juros.

Caso você seja uma pessoa controlada financeiramente e tem consciência dos seus gastos e da renda que possui o cartão de crédito será um grande aliado. Agora, caso você não tenha muito controle sobre suas despesas e ainda faça compras compulsivamente o cartão de crédito poderá ser um grande problema em sua vida.

Tudo dependerá da forma como você utiliza o crédito que está disponível para você.

Finalizando – Como funciona um cartão de crédito

Estou certo de que agora você sabe como funciona um cartão de crédito e está pronto para aproveitar todos os benefícios que um cartão pode trazer para sua vida. Fique atento aos limites do seu cartão e à data de vencimento da fatura, senão, as multas e juros poderão acabar com suas finanças.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender mais sobre como ser feliz no namoro mesmo a distância.