Viver Sem Vergonha
dicas de como impor limites aos filhos

Como impor limites aos filhos de maneira correta

Educar uma criança não é tarefa fácil, exige muita dedicação e esforço. Neste artigo reunimos algumas dicas fundamentais sobre como impor limites aos filhos de maneira correta. Veja como não perder o controle da situação e também não extrapolar na hora de educar seus filhos.

A educação das crianças passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. No passado era comum um relacionamento mais distante entre os pais e filhos, as regras eram claras e os castigos eram comuns.

Hoje em dia, é fácil perceber que muitos pais passaram da rigidez do passado para uma educação sem qualquer tipo de limite. É importante entender que nenhuma das duas situações é a ideal. É necessário ter equilíbrio, os filhos precisam ser amados e cuidados por seus pais, e os limites são fundamentais para isso.

Com uma cultura cada vez mais permissiva muitos pais se encontram em sérias dificuldades. Não conseguem transmitir aos filhos a educação que desejam e acabam entregues à vontade de uma criança.

Não deixe de ler este artigo até o fim e aprender dicas importantes de como impor limites aos filhos. Veja como fazer isso sem excessos e exageros.

Dicas práticas sobre como impor limites aos filhos:

1 – Seja claro ao impor algumas regras aos seus filhos:

dicas de como impor limites aos filhosÉ comum ao educar uma criança impor algumas regras para que a criança aprenda como se comportar com as outras pessoas e em determinados ambientes.

Mas, os pais não podem exagerar no número de regras e também nas explicações de cada uma das regras.

Quanto ao número de regras é necessário não exagerar. Evite as regras desnecessárias, fique apenas com o que é essencial. Alguns pais querem ter total controle em tudo que as crianças fazem e acabam criando regras sem nenhum sentido. Isso irá atrapalhar os pais na hora de impor limites aos seus filhos.

Além disso, evite dar explicações muito longas. As regras precisam ser claras para seus filhos, mas não precisam ter justificativas complicadas ou explicações sobre como elas serão boas para eles no futuro.

O mais importante não é explicar tudo no mínimo dos detalhes e sim fazer com que seus filhos entendam que você quer o melhor para eles e as suas regras e ordens são o melhor.

Para que isso ocorra é necessário um relacionamento de confiança entre os pais e os filhos. Com seus filhos se sentindo amados e confiantes será muito mais fácil colocar os limites.

2 – Não eduque com adulação ou suborno:

Um grande erro de muitos pais que ainda não aprenderam como impor limites aos filhos de maneira correta, é educar os filhos à base de subornos e adulação. Este é um erro que terá muitas consequências ruins no relacionamento entre pais e filhos, em especial, no longo prazo.

Um exemplo simples de como isso acontece é quando os pais dão uma ordem aos filhos e já oferecem uma recompensa caso eles cumpram o que foi pedido. Isso é tão viciante que os pais começam a propor recompensas aos filhos em todas as situações.

Além de não ensinar os filhos o que são os limites de verdade, isso pode criar uma relação superficial entre pais e filhos. Onde os filhos sempre esperarão recompensas materiais para tudo que fazem.

Por isso, é impossível educar com suborno ou adulação. Os pais que apenas usam este artifício estão fugindo de sua responsabilidade de educar adequadamente seus filhos.

3 – Crie uma rotina saudável para seus filhos:

Esta dica é especial, não apenas para auxiliar você a impor limites às crianças, mas também dar possibilidades às crianças de terem uma vida saudável e tranquila.

É importante criar uma rotina saudável para seus filhos. Isso irá facilitar na hora de impor regras, incentivar uma alimentação saudável, ter disposição para ir às aulas e cumprir todas as atividades do dia.

Por isso, é importante ter hora para acordar, horário para fazer as refeições, horário para estudar, fazer o dever de casa, horário para as brincadeiras e todas as outras atividades da criança.

Você pode imaginar que uma rotina e dura para criança, mas pelo contrário, uma boa rotina é fundamental para que a acriança entenda como a vida funciona e esteja preparada para tudo que irá encontrar na vida adulta. Além disso, a rotina é fundamental para que as crianças entendam melhor os limites que elas têm.

4 – Peça apenas uma vez e aprenda a utilizar seu tom de voz:

Uma dica importante para quem está começando a aprender como impor limites aos filhos de maneira adequada é não ficar repetindo seus pedidos ou ordens aos seus filhos.

Fale apenas uma vez e veja como seu filho se comportará. Caso você crie o hábito de pedir ou dar ordens várias vezes ele entenderá que pode deixar seus pedidos sempre para depois, e suas ordens não precisam ser levadas tão a sério assim.

Caso seu filho não atenda seu pedido é hora de agir. Converse seriamente com seu filho, para isso, deixe o que estiver fazendo e aproxime-se do seu filho. Agora é hora de utilizar um tom de voz adequado, fale com calma e transmita segurança para seu filho, mostre que você deu uma ordem e quer que ele a cumpra imediatamente.

Gritar e perder o controle não é a melhor opção. Manter a calma e a tranquilidade mostrará a seu filho que você está no comando.

5 – Cumpra o que você prometeu:

A quinta dica sobre como impor limites aos filhos é sempre cumprir o que você fala. Ou seja, é mostrar para seu filho que sua palavra é verdadeira.

Por isso é fundamental que você pense muito bem no que vai dizer aos seus filhos e nas regras que você colocará para ele, pois você não poderá voltar atrás ou mudar de ideia na hora que seu filho não respeitar o que foi pedido.

Caso você não tenha firmeza no que diz ao seu filho ele entenderá que não tem nenhum problema em desrespeitar suas ordens ou seus pedidos. E isso pode se tornar um ciclo vicioso, pois cada vez que seu filho se comportar desta maneira e você não tomar nenhuma providência ele se sentirá ainda mais livre para fazer o que desejar.

O melhor então é indicar para seus filhos as regras claras e agir quando necessário.

Finalizando

Estamos certos de que estas dicas serão muito úteis na hora de educar seus filhos. Lembre-se que limites são fundamentais para que seus filhos cresçam de maneira saudável e se sintam amados por vocês.

Lembre-se que a permissividade pode transmitir aos filhos uma sensação de abandono. Por isso, os limites são tão importantes para uma boa relação entre filhos e pais, em especial pensando em longo prazo. Afinal, filhos bem educados são uma grande alegria para os pais.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também querem aprender como impor limites aos filhos de maneira correta, você poderá ajudar muitas outras pessoas.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.