Como lavar o carro em casa com 7 passos práticos

Nada melhor do que andar em um carro limpo e cheiroso! Para isso é importante aprender a cuidar do seu veículo caso você não queira depender de lavadores de carro especializados. Neste post você vai conferir um passo a passo de como lavar o carro em casa e não ter nenhum problema.

Não existe mistério na hora de lavar um carro, mas é importante tomar alguns cuidados. Caso contrário você poderá arranhar ou manchar partes da pintura do seu veículo.

Esta atividade para algumas pessoas é muito prazerosa, enquanto para outras é apenas mais uma obrigação chata do dia a dia. A questão é que muitos não gostam da atividade pois não sabem como lavar o carro corretamente, é possível sim fazer da limpeza do seu carro uma atividade prazerosa.

Agora, caso você não tenha tempo e interesse em cuidar do seu veículo pessoalmente o melhor é encontrar um bom profissional para cuidar do seu veículo. Procure alguém de confiança, peça referência a amigos e familiares. No fim das contas é melhor pagar alguém do que deixar o veículo todo sujo.

Confira a seguir então os principais passos de como lavar o carro em casa. Você vai perceber que qualquer um consegue fazer isto em casa.

Como lavar o carro em casa:

1 – Prepare-se para lavar o veículo:

dicas de como lavar o carro sem sair de casaO primeiro passo é preparar para lavar o seu veículo.

Antes de mais nada prepare sua roupa, como é um serviço braçal e que envolve o uso de água, sabão e outros produtos é interessante que você utilize uma roupa mais velha e que te dê liberdade para esticar bem os braços.

Pegue todos os materiais que você vai precisar, pelo menos os seguintes materiais:

  • Mangueira;
  • Baldes de plástico;
  • Esponja para lavar o carro;
  • Panos para secar o carro;
  • Escova para lavar as rodas e pneus;
  • Detergente automotivo ou detergente neutro;
  • Aspirador de pó;
  • Panos para limpar o painel do carro.

Antes de começar a lavar seu carro é indicado posicioná-lo fora do alcance do sol. Isso facilitará seu serviço, a água e espuma secaram de forma mais lenta e você não corre o risco de manchar seu veículo.

2 – Comece pelos tapetes e retire todo o lixo:

Em seguida é importante que você retire todo o lixo que estiver dentro do seu carro.

É comum encontrar papeis nos nichos das portas, lixeiras penduradas no câmbio de macha, embalagens antigas e até mesmo folders de divulgação que são entregues durante o dia a dia no trânsito. Aproveite para eliminar tudo que você não precisa no seu porta luvas.

Após retirar todo o lixo do seu veículo é hora de lavar os tapetes. Retire os tapetes do seu carro e os coloque no chão, molhe os tapetes com água e utilize uma escova com sabão para retirar toda a sujeira.

Agora é só colocá-los para secar. É importante lavar os tapetes primeiro pois eles são os únicos elementos da parte interna do seu veículo que serão lavados com água corrente e precisam estar secos para serem colocados em seu devido lugar ao fim da limpeza do carro.

3 – Molhe todo o seu veículo para retirar os excessos de sujeira:

Agora é hora de molhar o seu veículo para retirar os excessos de sujeira. Essa etapa é fundamental, principalmente se seu veículo estiver com muita poeira ou com barro.

Para isso, utilize a mangueira. Tome cuidado com a pressão do jato de água, caso o jato de água seja muito forte é possível que surjam pequenos arranhões na pintura.

O jato de água deve ser lançado sempre de cima para baixo. Este procedimento é importante para que você não corra o risco de que entre água pelas frestas do veículo.

Molhe todo seu veículo com abundância, sempre começando pelo teto. Caso seu veículo esteja posicionado na sombra você terá menos trabalho para concluir esta etapa.

4 – Ensaboe seu carro com uma esponja:

O quarto passo de como lavar o carro em caso é ensaboar todo o veículo com uma esponja limpa e uma solução de detergente automotivo e água.

Você deve lavar o carro por partes. É interessante que você siga uma ordem de lavagem, como a indica abaixo:

  • Teto;
  • Vidros;
  • Capô;
  • Porta-malas;
  • Laterais;
  • Para-choques;
  • Rodas.

O melhor procedimento é ensaboar e enxaguar em seguida a parte ensaboada. Não deixe para enxaguar o veículo por completo no final, o detergente poderá secar e causar algumas manchas no seu carro. Lembre-se sempre de lavar cada parte por completo.

Você vai encontrar algumas sujeiras mais difíceis de serem removidas, como fezes de pássaros e insetos. Para limpar este tipo de sujeira existe um produto específico que você aplica e limpa com um pano úmido.

Caso você não encontre este produto nas autopeças de sua região a solução é limpar com bastante água e esfregar com um pano com muito cuidado.

5 – Seque o seu veículo com um pano adequado:

O quinto passo de como lavar o carro em casa é secar o veículo com um pano de microfibra ou algodão.

Você deve passar o pano lentamente sobre o veículo, assim você terá seu carro seco rapidamente. Mesmo nesta etapa é interessante que seu carro esteja posicionado na sombra.

Algumas pessoas deixam que o veículo seque naturalmente. Entretanto, sempre surgirão pequenas manchas de água escorrendo, em especial, nos vidros.

Secar o veículo também é importante para prepara o carro para as etapas seguintes.

6 – Limpe o interior do seu veículo com cuidado:

Agora é hora de começar a limpar o carro por dentro.

O primeiro passo é aspirar o interior do carro com um aspirador de pó. Você irá eliminar grande parte da sujeira. Passe o aspirador no carpete e até mesmo no estofado do banco.

Esta etapa é fundamental, principalmente se você utiliza o carro para carregar crianças. Elas sempre podem deixar cair um biscoito ou sujar o carpete com os sapatos sujos de barro.

Após aspirar todo o carro é hora de eliminar toda a poeira do seu veículo, utilize um pano para limpar o painel, portas, volante e câmbio de marcha. Aproveite para limpar todos os nichos.

Em seguida você deve limpar o estofado do seu veículo. Caso você perceba alguma mancha utilize um pano úmido com produto de limpeza para remover sujeiras.

Por fim, algumas pessoas gostam de deixar o painel com um tom mais brilhante e o carro aromatizado. Você pode utilizar um pouco de solução de silicone aromatizado para dar um brilho a mais no painel do seu carro. Tome cuidado com o excesso, pois pode dar uma sensação de que o carro está pregando.

7 – Finalize a limpeza do seu carro:

O último passo de como lavar o carro é a finalização. A finalização é composta por duas etapas o enceramento da lataria e a pintura do pneu com o famoso pretinho.

Estas etapas não são fundamentais, mas colaboram com a boa aparência do veículo.

Encerar o veículo não colabora apenas com a aparência, também protege a pintura do veículo, em especial quando ele fica muito tempo exposto no sol.

É hora de finalizar!

Estou certo de que agora você tem condições de começar a lavar o seu carro em casa, você não terá nenhum tipo de problema. Você vai perceber que a primeira vez pode ser um pouco demorado, mas com um pouco de prática tudo fica mais fácil.

Utilize sempre bons produtos para lavar seu veículo. É fácil encontrar produtos de limpeza em casas especializadas, como as autopeças.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender como lavar o carro em casa, você também pode ajudar outras pessoas.

Recomendados Para Você: