Viver Sem Vergonha
dicas sobre como lidar com as birras das crianças

Como lidar com as birras do seu filho com 5 dias práticas

O desafio de muitos pais é aprender como lidar com as birras do seu filho. Por mais comum que a birra possa ser, ela é uma situação constrangedora para a criança e para os pais.

Antes de mais nada é importante dizer que a criança está em fase de formação, por isso, ela não está pronta para muitas situações que acontecem no dia a dia, isso faz com que elas não saibam se comportar da maneira adequada.

Entretanto, existem situações em que a criança já percebeu que ela recebe mais atenção e tudo que quer quando faz seus pais passarem por esta situação constrangedora. Ou seja, a criança já não está passando por um momento difícil, mas percebeu que a birra pode ser uma ótima ferramenta para fazer o que quer.

É certo que os motivos de uma birra podem variar de criança para criança, dependem de sua idade e também do relacionamento que tem com seus pais. Por isso, não existe uma receita pronta de como lidar com as birras do seu filho.

Contudo, é possível entender melhor a birra de seus filhos e lidar de uma maneira mais adequada com esta situação tão constrangedora.

5 Dicas práticas sobre como lidar com as birras do seu filho:

1 – Não perca o controle diante de qualquer situação:

dicas sobre como lidar com as birras das criançasA primeira dica para os pais que estão aprendendo a lidar com a birra é não perder o controle em qualquer situação.

Lembre-se que seu filho ainda é uma criança e é você que deverá ajudá-lo a superar certas situações. O que acontece muitas vezes é que muitos pais entram em pânico quando seus filhos começam uma birra.

Alguns pais se sentem reféns das birras, não sabem se xingam seus filhos, se fazem o que eles querem, se negligenciam o choro e gritos. Simplesmente perdem o controle junto com a criança.

Esta perca do controle faz com que os pais tomem decisões precipitadas e acabam se arrependendo delas pouco tempo depois. Como por exemplo, falar coisas inadequadas com os filhos, corrigir de maneira errada, passar dos limites na correção, ou então fazer todas as vontades dos filhos.

O primeiro passo então é em qualquer situação de birra respirar fundo e colocar sua cabeça para funcionar. Não faça nada apenas no calor da emoção.

2 – Lembre-se que isto não é uma queda de braços com seu filho:

A segunda dica de como lidar com as birras de seu filho é entender que você não pode fazer das birras de sua criança uma queda de braços com intuito de demonstrar poder e autoridade.

Na relação entre pais e filhos não pode haver competição, não existe um perdedor e um vencedor. Ou os dois perdem ou os dois ganham. Quando você acha que venceu seu filho em uma birra é possível que você tenha perdido junto dele.

Comece a perceber a birra como ela realmente é e não como um instrumento de seu filho para desafiar sua autoridade.

Lembre-se que as crianças ainda estão em formação e muitas vezes não sabem como lidar com situações difíceis de frustração, perda ou ausência de alguém importante.

3 – Tente entender seu filho, olhe o mundo com os olhos dele:

Outra dica importante é tentar entender seu filho. Para isso, é necessário olhar o mundo pela perspectiva de sua criança.

Lembre-se que você já é um adulto e já tem sua consciência formada sobre o mundo e as situações, sua criança ainda não. Situações que são simples para você são situações ainda complexas para ela.

O cotidiano que já é cheio de coisas ordinárias e comuns para você é um mundo de descoberta e cheio de novidades para ela.

Para lidar bem com as birras do seu filho é importante começar a entender sua criança. Por isso, observe os motivos verdadeiros que fazem sua criança ter ataques de birra, perceba como as birras começam e como elas podem ser evitadas.

Tentar entender como as crianças percebem o mundo é importante para os pais. Isso irá ajuda-los não só a lidar com birras, mas a educar seus filhos de maneira adequada e ainda compreender o comportamento das crianças em diversas situações da vida.

4 – Não faça tudo que seu filho quer apenas para encerrar a birra:

Como foi falado no início do artigo, as birras podem ter origem em situações complicadas vividas pela criança, mas também podem ser apenas uma ferramenta para a criança chamar a atenção ou conseguir o que quer de seus pais.

Caso a birra seja um instrumento utilizado pelo seu filho para ter vocês nas mãos dele, é importante aprender a driblar esta situação.

O mais importante é não atender às birras de seu filho, evite dar tudo que ele quer, mesmo que isso faça com que a birra se prolongue por mais algum tempo.

O melhor a fazer é não perder a paciência, esperar a criança se acalmar e explicar com tranquilidade os motivos do que está acontecendo. Fale com tranquilidade com seu filho, se possível fique na mesma altura de seu filho e converse com ele.

Demonstre respeito e confiança. A partir daí tente mudar a atenção de seu filho, mostre coisas novas, conte uma história, ou divirta-se com ele.

5 – Pratique ações preventivas para a birra:

A última dica sobre como lidar com as birras do seu filho é não agir somente de forma paliativa, mas preventiva. Essa é a melhor das dicas, você pode evitar as birras de seu filho agindo com criatividade.

Lembre-se que você é a pessoa que mais conhece seu filho. A partir do momento que começa a observar seu comportamento você é capaz de descobrir quais são os gatilhos para as birras de sua criança.

Por exemplo, ao chegar em um supermercado peça ajuda seu filho para pegar as coisas que estão na lista, desvie a atenção dele para o que é importante para a família e não o deixe livre caminhando pelas prateleiras à procura de algo para pedir para você.

Evite também passar dos limites com seus filhos. Lembre-se que eles são crianças e não estão preparados para festas longas, em especial, festas nos horários em que deveriam estar dormindo. Alguns pais esperam que seus filhos se comportem como adultos e isso é um grande erro.

Além disso, crie uma rotina adequada para seu filho. Crianças gostam de saber o que vão fazer, o que podem fazer e o que não podem. Os limites quando bem definidos ajudam muito a criança a lidar com as situações do dia a dia.

Por fim, a melhor das dicas, tenha uma relação de amor com sua criança. Construa um relacionamento onde seu filho confie em você e se espelhe no seu comportamento.

Finalizando

Estas dicas são simples, mas são um grande desafio. Pois, falar deste assunto é muito fácil, o difícil é colocar tudo isso em prática. Muitos pais de primeira viagem sofrem com as birras, se envergonham e até mesmo se sentem culpados, entretanto isso é muito normal em algumas idades.

O que você deve fazer é aprender a lidar bem com a situação e ajudar seu filho a amadurecer, mesmo em situações complicadas.

Para complementar tudo que conversamos, indico para vocês um vídeo muito bacana sobre crianças que dão muita birra (para assistir o vídeo clique aqui).

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também querem aprender como lidar com as birras, você poderá ajudar muitas pessoas.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.