Viver Sem Vergonha
dicas de como limpar estofados de carro

Como limpar estofados de carro com 5 passos práticos

Uma das partes mais complicadas de limpar em um carro são os estofados. É nesta hora que muita gente se complica e tem a necessidade de contar com o auxílio de um profissional. Neste artigo você vai conferir como limpar estofados de carro com dicas simples e práticas.

Levar o carro em uma empresa especializada pode gerar um grande custo que muita gente não está disposta a pagar. Em especial para pessoas que tem crianças, manter o carro sempre limpo é um grande desafio.

Existem inúmeros produtos no mercado que podem ser utilizados para limpar os estofados do carro. Entretanto é possível realizar uma boa limpeza com uma receita caseira que é um sucesso.

Tudo que você vai precisar é muita disposição e alguns ingredientes que são encontrados em qualquer residência com facilidade.

Antes de prosseguir com a limpeza do seu veículo é sempre bom tomar cuidado para não utilizar produtos que possam manchar ou estragar o estofado. Evite produtos que você não conhece a procedência e também não raspe o estofado do seu carro com nada pontiagudo.

Passo a passo de como limpar estofados de carro

dicas de como limpar estofados de carroConfira agora um simples passo a passo de como limpar estofados de carro sem correr o risco de manchar ou estragar seu veículo. É hora de colocar a mão na massa.

1 – Elimine toda poeira do seu veículo:

O primeiro passo é eliminar toda a poeira que esteja no estofado do seu veículo.

Para isso, utilize um aspirador de pó. Isso também vai retirar qualquer pequena sujeira, como restos de alimentos ou pequenas pedrinhas.

Aspirar o veículo deve ser um procedimento feito com regularidade. Tente fazer isso semanalmente, mesmo que você não tenha tempo para colocar em prática estes 5 passos faça pelo menos este primeiro.

2 – Prepare uma mistura para eliminar qualquer tipo de sujeira:

Esta mistura é um sucesso entre pessoas que costumam sempre limpar seus veículos em casa. Ela é própria para eliminar manchas que surgem no dia a dia. Isso tornará sua limpeza mais eficiente.

A mistura é composta pelos seguintes ingredientes:

  • 500 ml de água potável;
  • 60 ml de álcool (1/4 de xícara);
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de amaciante de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de vinagre branco.

A água é utilizada como base para toda a mistura, enquanto o álcool auxilia na secagem rápida após a aplicação, o bicarbonato auxilia na limpeza, o amaciante perfuma o ambiente e o vinagre auxilia a desinfetar o seu estofado.

Tome cuidado para não exagerar na quantidade de cada um dos ingredientes, o importante é ser o mais fiel possível a esta receita.

3 – Passe a mistura no estofado com pano úmido:

Em seguida é hora de passar a mistura no estofado com pano úmido. Para isso você deverá ter em mãos um pano limpo e mergulhá-lo na mistura. Torça o pano até eliminar o excesso e ter um pano apenas úmido e não encharcado.

Passe o pano sobre toda superfície e em locais onde a sujeira estiver mais evidente, como em locais com manchas, você poderá passar a mistura mais de uma vez.

Vale lembrar que você deve utilizar um pano macio para limpar seu veículo. Ter em caso um pano específico para esta tarefa é o ideal.

4 – Deixe seu carro aberto para secar o estofado:

O quarto passo de como limpar estofados de carro é o mais simples de todos, mantenha seu veículo aberto por um período para que ele possa secar completamente.

Fechar seu carro imediatamente após a limpeza pode fazer com que os fungos e bactérias se proliferem devido a presença da umidade. O mal cheiro em muitos veículos é consequência da ausência deste cuidado tão simples.

Por isso, não deixe de secar bem seu carro. Deixar as portas abertas em um dia de sol é a maneira mais fácil de fazer isso.

5 – Faça um kit de limpeza preventivo para seu veículo:

O último passo é uma dica preciosa. É hora de montar o seu kit de limpeza preventivo e deixa-lo preparado em seu carro.

Caso você seja um motorista que preze por ter seu carro sempre limpo é bom se preparar para os imprevistos que podem ocorrer durante o dia a dia. Por isso, ter em mãos algumas coisas poderá facilitar sua vida.

Para manter seu carro sempre limpo é bom ter em mãos pelo menos os seguintes objetos:

  • Sacos de lixo para eliminar todo tipo de sujeira;
  • Pano macio para limpar o veículo ou retirar o excesso de água em algum imprevisto;
  • Escova para limpar os estofados e carpetes quando necessário.

Em muitos casos limpar a sujeira na hora facilitará sua missão de conservar seu carro sempre limpo e com bom cheiro.

Finalizando

Agora que você já aprender como limpar estofados de carro é hora de colocar a mão na massa e deixar seu veículo sem nenhuma sujeira ou mancha. Lembre-se sempre de deixar seu carro secar após a limpeza, isso é essencial.

Vale a pena rever os passos que foram passados neste artigo:

  • Elimine toda poeira do seu veículo;
  • Prepare uma mistura para eliminar qualquer tipo de sujeira;
  • Passe a mistura no estofado com pano úmido;
  • Deixe seu carro aberto para secar o estofado;
  • Faça um kit de limpeza preventivo para seu veículo.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas!

Recomendados Para Você: