Viver Sem Vergonha
como-meditar-corretamente

Como meditar corretamente de forma fácil

Se você deseja saber como meditar corretamente de maneira fácil, sem complicações, leia esse artigo com muita atenção, pois nele eu vou te dar várias dicas capazes de te ajudar a meditar em casa de forma correta.

A meditação é bastante simples, entretanto, a maioria das pessoas aborda esta prática com ideias pré-concebidas sobre como fazê-la. Assim, aprender a meditar corretamente pode ser difícil, mas com algumas dicas úteis, você pode evitar as armadilhas e economizar tempo.

dicas de como meditar corretamenteComo qualquer outra coisa na vida em que queremos alcançar a perfeição, é preciso prática e esforço para alcançar o domínio sobre o básico. E com a meditação não é diferente. 

No entanto, se esforçar para aprender e dominar os fundamentos da meditação é uma atitude que pode te trazer recompensas imensas durante toda a sua vida, dando-lhe acesso espontâneo à paz, alegria, facilidade, maior foco, e muito mais.

À medida que você começar a praticar, é importante lembrar que a meditação pode ser um desafio, e é fácil se perder fazendo isso, pode acreditar. Se você ficar preso, a regra número um é: relaxe, não se preocupe com isso, e continue no caminho.

Às vezes você vai se questionar se está fazendo tudo corretamente, é comum se perguntar coisas como “Será que estou realmente meditando?”.

O importante é não deixar a dúvida e o desânimo derrubar os seus esforços e estragar a sua meditação. Mais uma vez, mantenha-se firme no caminho.

Como meditar corretamente: algumas dicas para te ajudar

Agora eu vou te dar algumas dicas muito úteis sobre como meditar corretamente. Essas dicas são valiosas, e podem te ajudar a não desistir de meditar, portanto, leia com bastante atenção.

Preparando-se para Meditar

Antes de começar a meditar, eu recomendo que você compreenda essas dicas de forma bastante profunda, assim ficará muito mais tranquilo e certeiro o seu início na prática de meditação:

1 – Relaxe

Faça o exercício abaixo para te ajudar a relaxar:

  • Inspire pelo nariz acentuadamente, com uma curta e uma longa inalação Tencione todo o corpo até que ele vibre com energia
  • Agora prenda a respiração e a tensão por cinco segundos
  • Expire pela boca com força, com uma curta e uma longa exalação
  • Ao mesmo tempo, relaxe o corpo, liberando a tensão

Repita várias vezes esse pequeno exercício.

2 – Faça uma pequena oração

Comece a sua meditação com uma oração. Isso ajudará você a se lembrar por que está meditando! Você também vai estar convidando o Divino, ou o seu Eu Superior, para ajudá-lo em sua prática de meditação.

3 – Posição correta do corpo

Para meditar corretamente você precisa adotar uma posição confortável, isso é muito importante, pois você não deve ficar mexendo o corpo durante a meditação, afinal, isso atrapalhará todo o seu esforço para meditar.

Para evitar ficar se mexendo, tente pensar em seu corpo como uma rocha sólida e imóvel. Recuse-se a se mover durante os primeiros cinco minutos de meditação (isso pode ser bem difícil nas primeiras vezes, mas não desista), e você vai descobrir que seu corpo vai ceder calmamente a sua vontade.

Com a prática, ficará cada vez mais fácil se manter imóvel durante a meditação. Para alcançar esse estado, você deve ser firme nos primeiros tempos, quando o seu corpo teimará em se mexer.

Uma dica para encontrar uma boa postura para meditar é testar balançando o corpo para esquerda e direita, para frente e para trás. Faça isso até que você encontre o seu ponto de equilíbrio. 

O abdômen deve ficar ligeiramente saliente, empurre a cabeça um pouco para cima, o queixo para trás e o nariz em linha com o estômago. Durante a meditação a boca deve ser fechada, com a língua descansando no palato. Inicialmente, esta posição pode parecer muito complicada, mas com a prática vai se tornar muito natural.

4 – Os olhos

Uma boa sugestão sobre como meditar corretamente, é esta ação básica: os olhos não devem ficar totalmente abertos, para evitar distrações, ou completamente fechados, para evitar cair no sono! Mantenha-os ligeiramente entreabertos, e foque-os em um ponto cerca de um metro de distância.

Quanto tempo meditar

Isso é com você, afinal, só você sabe como é o seu dia. Mas certifique-se, no entanto, para que haja tempo suficiente para todo o trabalho de escolha da postura correta, e ainda apreciar o estado meditativo calmo. 

Para os iniciantes, 5 a 15 minutos por dia é muito, mas à medida que você se torna mais experiente, e adquire o hábito, 30 minutos a uma hora e meia lhe proporcionará um benefício muito maior. Você pode até fazer isso duas vezes por dia, se assim desejar!

Onde Meditar

Se possível, reserve uma área exclusivamente para a meditação. Com o tempo essa área vai se tornar saturada com as vibrações espirituais. Uma pequena sala, ou até mesmo um canto do seu quarto pode ser suficiente, desde que seja bem ventilado.

Mantenha-o simples, não invente adereços e coisas desnecessárias. Tudo o que você realmente precisa é de uma cadeira ou uma pequena almofada para se sentar, e talvez um pequeno altar. Se possível, coloque um cobertor de lã ou seda no chão para isolar o seu corpo das correntes magnéticas sutis da terra.

Mais um pouquinho sobre a postura para meditar

Além de sentado em uma cadeira de encosto reto, existem outras maneiras de se posicionar para fazer meditação. Você pode sentar-se no chão em qualquer uma das várias poses: pose de pernas cruzadas, meio-lótus, ou pose de lótus completa (essa última posição é mais indicada para quem já é experiente).

Duas coisas, porém, são essenciais: a sua coluna deve estar reta, e você deve ser capaz de relaxar completamente sem se curvar.

Como meditar corretamente: passo a passo

O que se segue é uma técnica de meditação muito simples que você pode aprender em cinco minutos, você aprenderá como meditar corretamente de forma simples e fácil.

Respire Uniformemente

Inspire lentamente, contando até oito. Segure a respiração por oito segundos, depois expire lentamente para a mesma contagem. Sem parar, inspire novamente – espera – expire, cada um para a contagem de oito. Isto é chamado o exercício de respiração medido. Repeti-lo três a seis vezes.

Você pode variar a contagem de acordo com a sua capacidade pulmonar, mas é importante mantê-la sempre igual durante a inalação, prendendo, e exalando. Termine a sua prática inalando profundamente, e exalando completamente.

Técnica Hong-Sau de Concentração

Agora espere a próxima respiração, quando isso acontecer, diga mentalmente Hong. Desta vez, não segure a respiração, mas expire naturalmente. Ao fazer isso, diga mentalmente Sau.

Hong-Sau é um mantra em sânscrito antigo (um mantra é uma palavra, sílaba, ou grupo de sílabas, que pode transmitir poder espiritual quando pronunciado corretamente, muitas vezes com repetição). Significa “Eu sou Ele” ou “Eu sou Espírito”. Tente sentir que sua própria respiração está silenciosamente fazendo os sons de Hong e Sau.

Não faça nenhuma tentativa de controlar a sua respiração. Basta observar como ela entra e sai naturalmente.

No começo você pode estar na maior parte consciente da manifestação física do processo de respiração, como seu diafragma e tórax se expandem e contraem.

Quando a respiração se tornar bem calma, tente tornar-se consciente de seu fluxo nas narinas, então, gradualmente, transferir sua consciência mais e mais alto nas passagens nasais.

Com os olhos fechados, dirigir o olhar para cima para o ponto médio entre as sobrancelhas em sua testa. Concentra-se ali. Esta é a sede da consciência espiritual no corpo, também chamado de olho espiritual, ou Cristo Center. Com o tempo, tente sentir o fluxo da respiração perto do olho espiritual dentro de sua testa.

Mantenha seu olhar firme no ponto entre as sobrancelhas em toda a sua prática. Não permita que seus olhos parem de seguir o movimento da respiração. Se você perceber que sua mente está divagando, gentilmente traga ela de volta a uma consciência da respiração e do mantra.

Sente-se na quietude

Termine a sua prática de Hong-Sau pela inalação de uma vez através do nariz, em seguida, três vezes expirando pela boca, e, em seguida, esquecer a respiração.

Concentre-se profundamente no ponto entre as sobrancelhas. Mantenha a mente focada e sua energia interiorizada. Absorver-se na paz gerada por sua prática.

Continuar por pelo menos cinco minutos. Termine com uma oração ao Divino, oferecendo-se para a luz de Deus.

Últimas palavras:

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos que querem ou precisam aprender como meditar corretamente! Leve este benefício às pessoas que você também gosta e admira.

Recomendados Para Você: