Viver Sem Vergonha
Como-meditar-em-casa-informações

Como meditar em casa: saiba como começar

Quer saber como meditar em casa? Então alegre-se, pois esse artigo vai te ajudar a ficar ainda mais motivada(o) para começar a praticar meditação no conforto de sua casa.

Como meditar em casa: os benefícios da meditação

Como meditar em casa informaçõesA ciência já comprovou: meditar traz vários benefícios para a saúde.

Várias pesquisas realizadas por renomadas universidades já comprovaram que a meditação ajuda a ter uma vida mais longa e feliz.

Além disso, na internet existem muitos depoimentos positivos de pessoas que praticam meditação com regularidade e que afirmam que essa prática realmente é uma ótima ferramenta para quem deseja ter uma vida melhor.

Agora vamos falar mais detalhadamente dos principais benefícios que a meditação pode proporcionar para você.

1 – Alivia a ansiedade

A meditação é excelente para ajudar a aliviar a ansiedade.

A prática diminui a frequência dos batimentos cardíacos e ajuda a respiração a entrar em sintonia com o resto do corpo, assim, a pessoa consegue relaxar e ter mais qualidade de vida.

É importante lembrar que a pessoa que medita regularmente consegue lidar com o estresse de forma mais produtiva, e se recupera mais facilmente quando precisa enfrentar situações muito tensas.

2 – Diminui as emoções negativas

Quem medita consegue reduzir as emoções negativas e aumentar a satisfação com a vida, assim, fica mais forte para lidar com os desafios do dia-a-dia.

3 – Melhora a concentração

 Meditar também aumenta a concentração, isso é um grande benefício, pois quem é capaz de permanecer atento enquanto realiza uma determinada atividade consegue melhores resultados no trabalho, por exemplo.

4 – Ajuda a combater o envelhecimento precoce

Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade da Califórnia constatou que meditar ajuda a inibir o encurtamento dos telômeros. Mas o que isso tem a ver com envelhecimento precoce?

Os telômeros são complexos DNA-proteína que ficam nas extremidades dos cromossomos. Vários estudos já apontaram que o encurtamento dos telômeros leva ao aparecimento de várias doenças relacionadas à idade, portanto, inibir o encurtamento desses tais telômeros pode melhorar a qualidade de vida apesar do avanço da idade.

5 – Favorece a perda de peso

Como já foi dito, a meditação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. É sabido que muitas pessoas que sofrem com o excesso de peso acabam comendo demais quando estão estressadas e/ou ansiosas, assim, meditar pode ajudá-las a evitar as comilanças quando estão enfrentando momentos que geram muita tensão emocional.

É difícil começar a meditar?

Meditar não é difícil, mas no caso de quem está iniciando, pode encontrar algumas dificuldades no início, no entanto, se você estiver realmente comprometida(o) com a sua qualidade de vida, facilmente conseguirá superar as dificuldades iniciais, e logo logo estará meditando e se sentindo muito bem com isso.

Algumas pessoas questionam que são muito ocupadas, que não têm tempo para fazer meditação. Essa é uma desculpa que não cola, afinal, não é necessário ficar horas meditando, 15 ou 20 minutos por dia já é o suficiente.

Como meditar em casa: o que você precisa para começar!

Para fazer meditação você só precisa de um lugar calmo, silencioso. Se quiser incrementar um pouco, pode preparar um lugar aconchegante com almofadas, música, tapetes, incenso e um pequeno altar, no entanto, a regra sempre é: quanto mais simples, melhor.

Agora eu recomendo que você confira o artigo onde falamos sobre como meditar corretamente.

Recomendados Para Você: