Viver Sem Vergonha
como-melhorar-a-autoestima-exercícios

Como melhorar a autoestima: 7 exercícios práticos

De vez em quando sentimos uma grande falta de fé em nossas próprias forças e capacidades. Quando algo dá errado, sentimos uma grande vontade de desistir de tudo, e isso acaba diminuindo a nossa autoestima. Mas o que fazer para melhorar a autoestima mesmo quando tudo sai errado?

Nesse texto vamos falar de algumas coisas importantes que podem te ajudar a resgatar a sua autoestima, portanto, leia com bastante atenção.

Como melhorar a autoestima

dicas práticas de como melhorar a autoestima exercíciosAlgumas pessoas possuem a notória capacidade de ajudar a si mesmas a se recuperarem após sofrerem derrotas, isso se chama resiliência.

A resiliência é uma capacidade muito importante que pode te ajudar a se tornar uma pessoa mais forte, capaz de enfrentar desafios sem perder o gosto pela vida.

No que diz respeito à autoestima, você pode aprender a ser mais resiliente e fortalecer a sua autoimagem. Nesse sentido, nós vamos te mostrar 7 exercícios simples para te ajudar a trabalhar a sua capacidade de resiliência.

É claro que os exercícios que serão apresentados não são milagrosos. Eles são apenas tarefas para te ajudar a ter uma noção mais realista e positiva de suas próprias forças. O objetivo é te ajudar a perceber que você possui muitas potencialidades, e se tomar a decisão de desenvolvê-las, certamente conseguirá ir muito longe.

Para fazer os exercícios você deve utilizar apenas lápis e papel. Não use o computador. O ato de escrever no papel ajuda a formar uma ligação forte entre nosso cérebro e o que está sendo escrito, coisa que não acontece de forma tão intensa quando utilizamos o computador para escrever.

7 Exercícios para te ajudar a melhorar a autoestima

Utilizando lápis e papel, faça as seguintes tarefas:

1 – Escreva 7 qualidades fortes que você possui

Escreva isso agora, colocando uma qualidade abaixo da outra. Não deixe para depois, faça essa tarefa agora e só então passe para a próxima. Não vale apenas pensar, é preciso escrever.

2 – Escreva 7 características brilhantes que você possui

Mais uma vez, não vale simplesmente pensar, você precisa escrever. Não tenha pressa, faça esse exercício com calma. Não desista, o poder está dentro de você, deixe que ele flua.

Escreva, e só depois passe para o próximo exercício.

3 – Escreva o nome de 7 pessoas que você aprecia muito e que gostam muito de você

Gostamos de algumas pessoas simplesmente pelo que elas são como pessoas, e não por causa de coisas materiais que elas possuem. Algumas pessoas gostam de nós simplesmente porque nos apreciam verdadeiramente pelo que somos, e não pelo que possuímos.

Parentes e amigos verdadeiros são exemplos de pessoas que gostamos e que gostam de nós. Qual o seu caso?

Escreva!

4 – Escreva quais são os seus 7 maiores sucessos na vida

Não desista, e não deixe que as crenças limitantes te digam que você nunca teve nenhum sucesso. Pequenas coisas também podem ser sucessos, portanto, não deixe de escrever simplesmente porque acha que o que você já fez na vida é muito pequeno para classificar como grande sucesso.

Valorize as pequenas vitórias, assim você abre as portas para as grandes.

Escreva!

5 – Escreva 7 situações em que você ficou orgulhoso de si mesmo

Você tem o direito de se sentir orgulhoso de si mesmo! Não tenha medo de elogiar-se, afinal, aqui você está escrevendo uma lista para si mesmo, portanto, não existem motivos para ter medo.

Esse exercício é muito importante para a sua autoestima, portanto, não deixe de destacar aquelas situações reais que te deixaram orgulhoso de si mesmo. Lembre-se de que as pequenas coisas também são dignas de louvor.

6 – Escreva 7 coisas que você pode fazer perfeitamente bem amanhã

Você pode começar a colocar em prática conscientemente os seus dons e qualidades. Amanhã é um ótimo dia para começar o seu processo de transformação.

Anote as coisas que você pode fazer perfeitamente bem amanhã, e amanhã, faça essas coisas, e à noite anote as coisas que você pode fazer bem no dia seguinte… e assim por diante. Fazendo esse exercício todos os dias, no futuro você vai perceber que o que precisava era apenas dar uma chance para as suas capacidades fluírem.

Escreva, e aja!

7 – Escreva 7 objetivos que você deseja alcançar

Todos nós desejamos realizar sonhos e conquistar objetivos, e isso é muito bom, e nos ajuda a vencer os obstáculos que se interpõe no nosso caminho.

É importante que você saiba exatamente o que deseja alcançar, portanto, escreva 7 objetivos que você deseja muito alcançar. Depois de escrever todos eles, leia tudo o que você escreveu nos 7 exercícios. Percebe? Você tem muitas habilidades, já fez muitas coisas, e tem muitos sonhos!

Guarde esse papel, e o leia com frequência para se lembrar de que é o responsável pela sua própria felicidade.

Você está aqui na terra para viver plenamente e ser feliz, então, aproveite as suas qualidades, e trabalhe para o seu crescimento como pessoa. Dê chance as suas capacidades, e você vai se surpreender!

Aproveite para ajudar outras pessoas que também precisam aprender como melhorar a autoestima, ajude seus amigos a encontrarem o caminho de uma vida feliz e alegre!

Recomendados Para Você: