Viver Sem Vergonha
passos sobre como montar uma loja de roupas

Como montar uma loja de roupas e ter sucesso

Se você está em busca de informações de qualidade sobre como montar uma loja de roupas, saiba que nós preparamos um artigo super completo com os principais passos necessários para montar uma loja lucrativa.

O segmento de vestuário é hoje um dos mais lucrativos do mercado, e por isso mesmo existe uma grande competição, contudo, isso não quer dizer que não existe espaço para novos empreendedores, quer dizer apenas que você precisa planejar bem o seu negócio e criar formas de ser diferente da concorrência.

Agora vamos saber quais os passos necessários para abrir uma loja de roupas que seja capaz de gerar lucros continuamente.

Como montar uma loja de roupas: roteiro

passos sobre como montar uma loja de roupasSaber como montar uma loja de roupas com potencial de gerar altos lucros é essencial para quem deseja ter um negócio de sucesso que dê retorno durante muitos anos.

Confira os principais passos que você deve seguir para montar a sua loja.

1 – Fazer pesquisa de mercado

Definir o seu público-alvo é algo que você precisa fazer antes de qualquer outra coisa, afinal, todo o planejamento da empresa vai depender desse fator.

Para ter uma loja de sucesso você precisa saber em quem vai focar os seus esforços. Precisa saber quem deverá ser atingido pelas suas estratégias de marketing, quais pessoas deverão receber a sua mensagem.

Quando o empresário define bem seu público-alvo, sua divulgação atinge as pessoas certas, isso otimiza os resultados e diminui os custos. Focar os seus esforços no público errado pode causar grandes prejuízos e levar o seu negócio ao fracasso.

Faça uma pesquisa de mercado e descubra quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo. Descubra os que eles desejam e o que esperam de uma loja de roupas. Descubra também qual o sexo do seu público, faixa de renda, idade.

Isso pode dar um pouco de trabalho, mas se você fizer tudo direitinho, suas chances de montar uma loja de roupas que gere altos lucros se tornam muito maiores.

2 – Defina um nicho de mercado e escolha os produtos certos para vender

Quando você terminar de fazer a pesquisa de mercado, logo em seguida precisa definir um nicho de mercado mais específico para atuar. Não tente atender todo mundo, foque os seus esforços em um grupo de pessoas, e não nas pessoas em geral. Mas por que isso?

Hoje em dia existem lojas gigantes que vendem roupas a um preço muito baixo, portanto, um lojista que tenha uma loja pequena simplesmente não consegue competir com essas lojas. O segredo para fugir da competição com essas lojas maiores é escolher um nicho de mercado e focar os esforços em um determinado público-alvo.

Você deve escolher um nicho onde as pessoas tenham um poder aquisitivo razoável e que tenham o hábito de comprar roupas com frequência. Procure conhecer a fundo os hábitos e preferências dessas pessoas, e com base nessas informações, defina quais roupas a sua loja irá vender.

Evite diversificar muito, e se esforce bastante para colocar na sua loja aqueles produtos que atendam exatamente à demanda das pessoas que pertencem ao nicho de mercado que você escolheu para atuar.

A definição do nicho de mercado é importante também até mesmo para a decoração da sua loja. Se você definir que vai vender roupas esportivas para mulheres na faixa etária dos 20 aos 38 anos, e que gostam de fazer academia, então a decoração da sua loja deve ser adequada para atender a esse público.

Todos esses detalhes fazem a diferença, e muitas vezes são determinantes para levar uma loja ao sucesso.

Vamos seguir então com os passos sobre como montar uma loja de roupas.

3 – Procure e escolha o ponto para abrir a sua loja

Só comece a procurar o ponto para abrir a loja depois que tiver definido muito bem o nicho de mercado em que irá atuar, e depois que tiver uma boa ideia a respeito dos hábitos e preferências do seu público-alvo.

O ponto para abrigar a sua loja deve ser localizado em um local com muita movimentação de pessoas. Deve ser de fácil acesso, inclusive, é preciso que seja acessível a pessoas com deficiência, como cadeirantes, por exemplo.

Na hora de escolher o ponto, observe se nas imediações não existe nenhuma loja de roupas de grande porte, ou shoppings. Caso exista, talvez seja melhor procurar um lugar onde a concorrência não seja tão pesada.

Visite o imóvel em vários momentos do dia, e em dias diferentes, para observar se o fluxo de pessoas é constante o dia inteiro e durante toda a semana. A escolha do ponto é essencial para o sucesso da sua loja, portanto, tome muito cuidado para não errar.

4 – Defina se você vai atuar no mercado online

A quarta dica sobre como montar uma loja de roupas é fundamental nos dias atuais.

Com o crescimento das vendas de produtos pela internet, não é mais possível ao empresário fechar os olhos para as oportunidades que existem online, portanto, ao planejar a abertura da sua loja, é importante que você pense na possibilidade de vender os seus produtos também pela internet.

Os custos de trabalhar com um e-commerce são bem menores que os custos de uma loja física convencional. Contudo, para ter sucesso com uma loja virtual é preciso fazer um planejamento muito bem feito e contar com ferramentas tecnológicas que facilitem todo o processo de venda dos produtos.

Para montar uma loja virtual você precisará procurar a ajuda de profissionais especializados em comércio eletrônico. É importante também fazer alguns cursos para entender como funciona um e-commerce e como aumentar as chances de sucesso.

5 – Faça um levantamento detalhado de todos os custos

Agora você já sabe muita coisa sobre como montar uma loja de roupas, mas outro fator muito importante que deve ser encarado com toda a atenção é quanto aos custos para abrir uma loja de roupas.

Você precisa ter dinheiro para montar a sua loja. Muitos empreendedores buscam financiamento em bancos para iniciar as suas empresas. Você pode tentar isso também, mas procure não abrir a sua loja apenas com capital emprestado de bancos.

Além do dinheiro para abrir a loja, você precisará também de capital de giro. O capital de giro é essencial para a sobrevivência do seu negócio, portanto, não abra a sua loja sem ter dinheiro em caixa para sustentar as despesas.

6 – Procure um bom contador para te ajudar a abrir a sua empresa

Para abrir a sua loja de roupas você vai precisar da ajuda de um contador. Esse profissional te orientará durante todo o processo a abertura de sua empresa, e depois cuidará de coisas importantes como o cálculo mensal dos impostos a pagar, folha de pagamento, declarações para os órgãos públicos.

Procure um contador de confiança, converse com outros empresários e pergunte quais contadores eles recomendam.

7 – Faça uma boa divulgação

O marketing é essencial para o sucesso da sua loja de roupas, portanto, não descuide dessa parte do seu negócio.

Antes mesmo de montar a loja planeje as suas ações de marketing, lembrando que as informações que obteve através da pesquisa de mercado são essenciais para que você crie ações de marketing que realmente atinjam o seu público-alvo e gere vendas.

Defina quais canais de comunicação você utilizará para levar a sua mensagem até o seu público-alvo. Defina também quanto de dinheiro investirá em propaganda.

Vale muito a pena investir em cursos que te ajudem a elaborar boas campanhas de marketing. Instituições como o Sebrae também podem te ajudar nessa parte tão importante do seu negócio.

Finalizando…

Muito bem, agora você já sabe como montar uma loja de roupas, mas não pare por aqui, busque mais informações sobre empreendedorismo e sobre o segmento de vestuário.

Antes de começar o processo de abertura da sua loja, procure estudar mais sobre o mundo dos negócios, aprenda sobre gestão e marketing. Isso te ajudará muito na sua vida como empresário.

Lembre-se, é importante fazer um plano de negócio muito bem feito, ele é essencial para favorecer o sucesso do seu empreendimento.

Recomendados Para Você: