Como organizar a vida pessoal com 5 dicas eficientes

A rotina da maioria das pessoas nos dias de hoje é muito estressante, são inúmeros compromissos, muito trabalho e um cuidado extra com a família. O grande problema é que algumas pessoas não sabem como organizar a vida pessoal e acabam se perdendo entre inúmeras atividades.

A grande questão é que a maioria das pessoas não se perdem apenas pelo número de compromissos, mas sim por não se organizarem. Ou seja, o problema não é apenas o número de atividades, mas sim a falta de organização e prioridades.

Pessoas organizadas conseguem realizar todas as atividades e ainda sobra tempo para se divertirem e aproveitarem a vida como desejam.

Neste artigo você encontrará dicas eficientes para aprender como organizar a vida pessoal, por isso, não deixe de ler até o final e começar a colocar em prática tudo que você irá aprender.

5 Dicas sobre como organizar a vida pessoal:

1 – Comece organizando o ambiente que vive no dia a dia:

dicas práticas de como organizar a vida pessoalO primeiro passo para ter uma vida mais organizada é melhorar o ambiente que você vive no seu dia a dia.

Ou seja, é importante organizar sua casa, seu ambiente de trabalho, seu guarda-roupa e tantos outros locais importantes. Isso é fundamental para que você tenha um ambiente agradável e propício para uma vida organizada.

Para fazer isso da melhor forma possível é necessário desfazer do que não é mais útil para você. Você pode doar roupas antigas, jogar fora papeis antigos, vender um móvel que não te serve mais, estas coisas simples irão facilitar sua vida na hora de organizar as coisas.

Aprenda a ter o essencial, evite os excessos. O essencial é simples de organizar e muito prático, você perceberá que organizar um guarda-roupa não é difícil quando você tem o essencial.

2 – Compre uma agenda e comece a planejar seus compromissos:

Outra dica fundamental é comprar uma agenda. É claro que não é apenas comprar uma agenda, mas também utilizar esta agenda bem.

A maioria das pessoas ganham agendas todo ano, mas não a utilizam de maneira adequada e acabam deixando a agenda de lado no início do ano. O segredo está em utilizá-la bem.

O importante é começar a planejar suas atividades. Planejar o que você vai fazer no dia seguinte é um ótimo passo para começar a organizar seus dias. Coloque na sua agenda tudo que você precisa fazer, mas somente o essencial, escolha 5 tarefas importantes no máximo e no sobrecarregue seu dia com muitas atividades.

Você vai perceber que ao planejar o dia seguinte sobrará mais tempo para descansar e ter momentos de lazer. Aos poucos você conseguirá planear sua semana e aproveitar melhor ainda seu tempo.

3 – Para de procrastinar as atividades importantes:

A terceira dica de como organizar a vida pessoal é parar de procrastinar as atividades importantes que você precisa fazer.

Ou seja, a partir do momento que você planeja fazer determinada atividade não deixe de fazer. Cumprir seu planejamento é essencial para que você não tenha um dia desorganizado.

A procrastinação pode fazer com que você tenha uma vida sempre enrolada, com inúmeros compromissos a serem resolvidos e dificuldade em finalizar tarefas importantes para seu dia a dia.

Parar de procrastinar pode ser um grande desafio, pois é um hábito que muitas pessoas cultivam ao longo de suas vidas. Caso tenha dificuldades comece eliminando tudo que te distraia durante o desenvolvimento de tarefas importantes e comece a criar um sistema de recompensas para você ao finalizar suas tarefas mais importantes.

4 – Livre-se do que não é importante na sua vida:

Outra dica importante é se livrar de tudo que não é importante na sua vida. Essa dica já foi mencionada no primeiro tópico, mas de maneira incompleta. Lá dissemos que era importante se livrar dos objetos que são desnecessários, como roupas, móveis e objetos de decoração.

Agora é hora de avaliar o que realmente é importante na sua vida, como por exemplo, os compromissos que você firma, os programas de televisão que assiste, as inúmeras séries que acompanha, os compromissos a mais que faz no trabalho, e tantas outras atividades que você tem e que não são essenciais.

Ou seja, elimine o que realmente não é importante, você vai perceber que sobrará mais tempo para aproveitar com seus filhos, com seu esporte favorecido e com as pessoas que você ama.

Você não precisa parar de assistir televisão ou série, mas não passar dos limites. Ou seja, não perder seu tempo com o que é desnecessário.

5 – Use a tecnologia a seu favor e não contra você:

A quinta dica de como organizar a vida pessoal é utilizar a tecnologia a seu favor e não para escravizar você.

Hoje em dia é comum encontrar muitas pessoas que são escravas da tecnologia e não a utilizam a seu favor. São escravos das redes sociais, do excesso de informações, dos aparelhos de celulares, dos computadores e tantos outros equipamentos eletrônicos disponíveis.

A questão não é que estes aparelhos e ferramentas sejam ruins, mas o uso descontrolado e excessivo pode acabar com o tempo de qualquer pessoa.

Pessoas que não deixam as redes sociais ou os sites de notícia perdem horas do seu dia sem perceber. Ou seja, acabam não tendo tempo para nada e ao fim do dia parece que não fizeram nenhuma tarefa importante.

Por isso, caso você tenha uma certa dificuldade em utilizar de maneira adequada qualquer tipo de tecnologia é hora de olhar com cuidado essa situação.

Finalizando

Estou certo de que estas dicas irão te auxiliar a ter um dia mais organizado e uma rotina equilibrada. Você terá tempo suficiente para o trabalho, tempo para seus compromissos familiares, tempo para amigos e até mesmo tempo para momentos de lazer.

Com tantas vantagens é melhor é aprender o mais rápido possível como organizar a vida pessoal e aproveitar melhor todos os dias de sua vida.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também ter mais qualidade de vida e aprender como organizar seu tempo, você poderá ajudar inúmeras pessoas.

Recomendados Para Você: