Viver Sem Vergonha
como organizar um guarda roupa

Como organizar um guarda-roupa: facilite sua vida!

Principalmente as mulheres sabem bem o quanto um guarda-roupa desorganizado dificulta a vida, especialmente quando aquela peça desaparece no momento em que você mais precisa, quando está atrasada para o trabalho, ou tem um compromisso importante. Com certeza cada pessoa encontrará uma maneira que mais se identifica e saberá como organizar um guarda-roupa de acordo com a sua realidade de forma que facilite a sua vida.

Não basta organizar o guarda-roupa a cada mês ou a cada semestre, é necessário criar o costume de sempre colocar nos mesmos lugares as peças retiradas.

Começar a fazer esse exercício de recolocar nos seus lugares as peças, objetos e sapatos depois que experimentar ou usar diariamente, é um hábito que manterá por mais tempo o seu guarda-roupa organizado.

Mesmo já com esse costume de manter as peças nos lugares, chega o momento em que é necessário fazer uma vistoria e organizar o seu guarda-roupa ao menos de 6 em 6 meses, para se certificar que todas as peças que estão guardadas ainda te servem, se tem alguma peça ou item que precisa de ajuste ou conserto, ou se você vai se desfazer de algumas peças para dar lugar a outras.

Como organizar um guarda-roupa: as possibilidades

como organizar um guarda roupa de forma simples e prática

Existem as mais variadas possibilidades para organizar um guarda-roupa. Você pode criar recursos para aproveitar espaços e abusar da criatividade! Em cada arrumação é possível descobrir novas formas de como organizar um guarda-roupa da maneira que lhe seja mais prático.

Você pode optar por fazer uma separação das peças por dias da semana, basta usar etiquetas para facilitar a identificação. Seguindo essa linha, fica mais fácil separar as peças de trabalho e as peças de passeio.

Uma outra possibilidade que proporciona um visual bem harmonioso, é ordenar as peças por cores das mais claras para as mais escuras. Como o nosso objetivo é facilitar a vida, essa separação também pode ser feita por categorias, como camisetas, manguinhas e manga comprida. Então ficaria todas as camisetas brancas, bege, amarelas e sucessivamente até as cores mais escuras. Seguindo a sequência para as peças de manguinhas e as peças de manga comprida.

Para que seu guarda-roupa fique mais espaçoso, você pode fazer a separação das peças por estação do ano. Em períodos mais quentes, você pode deixar os agasalhos e as blusas mais quentes em sacos plásticos ou caixas, em lugar à parte das peças de uso do momento, e vice e versa.

O uso dos cabides

no cabide

Existem diferentes tipos de cabides, cada modelo é destinado a um tipo de roupa. Os mais queridinhos, e que não ocupam muito espaço, são os cabides de acrílico, pois eles não fazem marcas nas roupas.

Entre variados modelos, existe o chamado gancho gaúcho. Ele é bem versátil, e nele podem ser colocados até dois vestidos de alcinha, sendo que você pode colocá-los um de cada lado do cabide. Os vestidos maiores podem ser colocados dobrados. Você tem a opção de colocar prendedores nos cabides e pendurar saias e shorts, uma peça de cada lado.

Os cabides de madeira são mais resistentes ao peso das roupas, mas ocupam mais espaço. Eles são muito indicados para se pendurar paletó, casaco, jaqueta, enfim, roupas mais pesadas.

Os cabides de plástico e arame não são muito indicados, pois são menos resistentes ao peso das roupas. Eles também podem marcar as peças.

Para pendurar os cabides, a forma que visualmente fica mais bonita é quando todos ganchos estão virados para dentro do guarda-roupa, dessa forma também facilita para retirar as peças.

Peças menores…

Separar as peças menores em gavetas com divisórias facilita muito no momento de necessidade. Por isso, vale a pena investir nesse recurso. Nas gavetas você pode colocar calcinhas, cuecas, meias, cintos e lenços. As divisórias podem ser compradas ou produzidas por você, com papelão ou tiras de madeira. Basta colocá-las com cola escolar e adequá-las ao tamanho das gavetas.

Para a organização dos acessórios, as divisórias também são bem-vindas. Para os colares você pode utilizar ganchinhos que podem ser fixados nas portas ou laterais do guarda-roupa, ou utilizar organizadores com cabides.

foto 1

Para quem não dispõem de muito espaço para pendurar cabides, os shorts e saias podem ser empilhados. Para que a pilha fique bem organizada, basta inverter os cós colocando um para baixo outro para cima.

Organizadores para bolsas e sapatos

Existem muitos organizadores que podem lhe ajudar no momento de guardar bolsas e sapatos. Se tiver espaço disponível no seu guarda-roupa, existem organizadores com cabides que podem ser colocados sapatos e bolsas. Há também caixas organizadores específicas para se guardar sapatos, elas veem com furinhos e podem ser empilhadas em um cantinho do guarda-roupa.

Por outro lado, se você observar bem no momento da compra, existem móveis que têm espaço próprio para guardar sapatos.

Para organizar as bolsas fora do guarda, pode-se usar também cabides ou nichos.

fotos2

Para finalizar

Enfim, existem inúmeras possibilidades quando se pensa em como organizar um guarda-roupa de forma que facilite o nosso dia a dia.

Como já foi dito, cada pessoa encontrará a maneira que mais lhe agrade, que seja mais compatível com a sua realidade. Pode ser que além dessas sugestões, você crie novas possibilidades sempre é possível melhorar o que já é bom.

Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais, tenho certeza que você poderá ajudar muitas pessoas que tem dificuldade em aprender como organizar um guarda-roupa.

Recomendados Para Você: