Viver Sem Vergonha
dicas práticas de como ser feliz no casamento

Como ser feliz no casamento com 7 dicas práticas

Todos se casam com o sonho de serem felizes para sempre, mas nem sempre é esta a história que acontece na vida de muitos casais. O problema não está no casamento, mas em não cultivar bom relacionamento. Neste artigo você vai conferir como ser feliz no casamento com dicas práticas, mas que são essenciais.

Para ter um casamento feliz é importante que os dois envolvidos estejam dispostos a abrir mão da vida de solteiro e embarcar de vez na grande aventura da vida a dois.

O casamento pode se tornar um grande desafio, pois coloca duas pessoas com hábitos e costumes diferentes dentro do mesmo lar. Entender estas diferenças será essencial para que o casamento prospere e tenha a tranquilidade necessária no dia a dia.

Além das diferenças de hábitos e costumes ainda existem as diferenças que são naturais. Onde homens e mulheres se preocupam com detalhes diferentes, é importante fazer destas diferenças algo que seja complementar e não concorrente.

Confira então dicas práticas de como ser feliz no casamento.

Como ser feliz no casamento com dicas práticas

1 – Aprenda a abrir mão de algumas coisas:

dicas práticas de como ser feliz no casamentoA primeira dica para quem deseja ser feliz em um casamento é aprender a abrir mão de algumas coisas. Em especial, abrir mão da vida que se tinha antes de casar.

Muitas pessoas se casam e acreditam que podem ter os mesmos hábitos da vida de solteiro, frequentar os mesmos lugares e fazer as mesmas coisas. Entretanto, um casamento exigirá certas mudanças, e entender que é necessário deixar algumas coisas para trás é importante para amadurecer e fazer bem o que foi proposto para o casamento.

É impossível ter um bom casamento e levar uma vida de solteiro paralela. Sempre haverá conflitos de interesse. Por isso, será necessário reduzir o tempo com os amigos para priorizar o tempo com a família e abrir mão de coisas que devem ficar para trás.

2 – Entenda que vocês dois são diferentes:

Outro ponto fundamental sobre como ser feliz no casamento é entender que os dois são pessoas diferentes, com hábitos diferentes e que foram criados de maneiras diferentes.

É importante que estas diferenças não sejam motivos de desavenças, mas que possam acrescentar ainda mais valor na vida dos dois. É claro que ambos terão que se adaptar a algumas coisas, que agora a vida é a dois e não uma vida individual.

Perceber as diferenças como um valor e não um problema irá facilitar o convívio diário de vocês. É certo que algumas coisas podem ser mudadas e que em consenso é possível adequar algumas situações que possam dificultar o convívio, mas faça isso conversando e explicando os motivos para tal adequação.

3 – Aprenda a perder algumas discussões:

A terceira dica fundamental para ser feliz no casamento é aprender que não é preciso vencer todas as discussões.

É comum em um relacionamento que ambas as partes não abram mão em algumas discussões. Entretanto, uma discussão acalorada não resolverá a vida de vocês, por isso, ao perceber que a discussão não levará a lugar nenhum não tenha medo de perder.

Abra mão da razão para que a discussão seja encerrada e vocês tenham condições de conversar sobre o assunto de maneira mais tranquila em outro momento.

Nunca de corda a discussões acaloradas e desnecessárias. O melhor a fazer é deixar o orgulho de lado e aprender a perder algumas discussões.

4 – Não perca o romantismo do tempo de namoro:

Para que um casal seja feliz em seu casamento é importante que o romantismo do tempo de namoro permaneça também no tempo de casado.

Por isso, cultive o carinho e o amor um pelo outro com gestos concretos. Não deixem de cuidar um do outro e sempre se lembrarem do motivo de estarem juntos e de se casarem.

Manter o romantismo do namoro irá ajudar o casal a passar por momentos difíceis e manter o carinho e o amor um pelo outro.

É importante que os jantares românticos permaneçam, os pequenos presentes do dia a dia, as flores, os elogios, os agradecimentos, os abraços, os beijos e tudo que pertence o tempo do namoro.

5 – Cuide bem da parte financeira:

Esta quinta dica prática é especial, pois muitos relacionamentos têm acabado por falta de honestidade financeira de uma das partes. Logo, para você aprender como ser feliz no casamento é importante cuidar bem da parte financeira.

A saúde financeira do casal é fundamental para que ambos tenham a tranquilidade no dia a dia. É claro que todo casal pode passar por momentos de dificuldades financeiras, isso não é problema. O grande problema é quando uma das partes não sabe destas dificuldades.

Esconder os problemas financeiros pode ser um grande problema para o relacionamento. Por isso, o ideal é que o casal cuide da vida financeira juntos e que ambos tenham conhecimento de todo que está acontecendo.

A honestidade neste ponto é imprescindível.

6 – Mantenham a confiança inabalável em vocês:

Também é importante trabalhar por manter a confiança inabalável. Para isso, é importante ser fiel e honesto em todos os sentidos.

A confiança leva anos para ser adquirida, mas pode ser perdida em poucos minutos. Por isso, é importante que não haja segredos entre os casais e que tudo seja feito às claras.

A fidelidade é fundamental para que o casamento prospere e os cônjuges sejam felizes. Um casamento que sempre convive com a insegurança de uma das partes sempre terá um ponto fraco.

Preservar e cultivar a confiança é fundamental para que o casamento tenha sempre um final feliz.

7 – Aprenda a perdoar e pedir perdão:

Por fim, a última dica de como ser feliz no casamento é perdoar e aprender a pedir perdão.

Não existe um relacionamento perfeito, onde nenhuma das partes cometa erros. Sempre existirá a necessidade de perdoar e pedir perdão, seja pelos pequenos erros ou grandes mancadas que acontecerem no relacionamento.

É importante que o perdão aconteça e que o relacionamento não seja cultivado com mágoas ou rancor.

Além do perdão é importante tomar a firme decisão de não voltar a cometer os mesmos erros, pois erros frequentes podem gerar calos no relacionamento que dificilmente serão superados no futuro.

Finalizando

Um casamento feliz é uma benção na vida de duas pessoas, mas a felicidade não acontece por acaso, é fruto dos bons hábitos cultivados e da dedicação ao matrimônio no dia a dia.

Ainda é importante deixar uma última dica. É necessário que o casal tenha objetivos em comum, que caminhem na mesma direção, só assim conseguirão prosperar juntos e construir uma família feliz.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender como ser feliz no casamento.

Recomendados Para Você: