Viver Sem Vergonha
dicas práticas de como ter um bom relacionamento

Como ter um bom relacionamento com 5 dicas especiais

Todos vivem em um mundo cheio de relações. Relações familiares, relações de amizade, relações profissionais, relações amorosas e tantos outros tipos de relações. Neste artigo você vai conferir pontos importantes sobre como ter um bom relacionamento.

Antes de mais nada é importante ressaltar que não existe relacionamento perfeito. Simplesmente pelo fato de que ninguém é perfeito. Ao se relacionar com alguém você precisa ter consciência desta verdade.

Por isso, os relacionamentos são recheados de momentos difíceis. Momentos onde um decepciona o outro ou momentos de incompreensão. É natural, pois toda relação é reflexo do que as pessoas são.

Caso você se relacione com pessoas difíceis e de temperamento forte é esperado que o relacionamento de vocês também tenha um pouco destas características. Da mesma forma que você se relaciona com uma pessoa mais dócil e sensível o relacionamento carregará um pouco destas características.

Mesmo com tantas dificuldades ninguém vive bem e feliz sem se relacionar com o outro. Ter um relacionamento é fundamental para o homem, nascemos para viver em comunidade e não isolados. Os bons relacionamentos são verdadeiros tesouros na vida de cada um. Confira a seguir como ter um bom relacionamento com dicas especiais.

5 Dicas sobre como ter um bom relacionamento:

1 – Fortaleça a confiança entre as partes:

dicas práticas de como ter um bom relacionamentoA confiança é um elemento fundamental para ter um bom relacionamento. Sem confiança é impossível ter um relacionamento verdadeiro.

Para conquistar a confiança de alguém é necessário tempo e dedicação, agora é possível perder a confiança em poucos instantes.

A confiança é fortalecida pela postura de cada uma das pessoas diante das situações do dia a dia. A fidelidade anda lado a lado da confiança e é fundamental.

Características como sinceridade, capacidade de guardar segredos, discrição e cumplicidade colaboram ainda mais com o crescimento da confiança entre as partes envolvidas em um relacionamento.

É comum encontrar relacionamentos que são frágeis e podem se desfazer com pequenas situações, pois não há confiança. Situações que seriam simples e fáceis de resolver para pessoas que confiam uma na outra se tornam quase impossíveis para quem não tem confiança.

2 – Aprenda a abrir mão de algumas coisas:

A segunda dica de como ter um bom relacionamento é aprender a abrir mão de algumas coisas.

Quando você decide se relacionar com alguém você também decide em fazer parte da vida da outra pessoa e que a outra pessoa também faça parte de sua vida. Para que isso dê certo é fundamental que ambas as partes saibam abrir mão de algumas coisas.

Por exemplo, duas pessoas que desejam se casar precisam abrir mão da vida de solteiro e dos hábitos de solteiro, para assim poderem viver a vida de casados.

Vale salientar que abrir mão de algumas coisas não quer dizer que a vida de um ou de outro será pior. Será apenas diferente, pois você também ganhará o que não tinha antes.

O importante é entender que em um relacionamento é fundamental aprender a abrir mão de algo menor para ganhar algo maior.

3 – Esteja mais pronto em servir do que ser servido:

Outro ponto fundamental sobre como ter um bom relacionamento é saber que você deve estar mais pronto para servir do que para ser servido.

Muitas pessoas esperam apenas receber em seus relacionamentos. Acabam mal-acostumados com a criação familiar, onde sempre recebiam tudo pronto de seus pais e não precisam se esforçar para fazer sua parte no relacionamento.

Crianças mimadas tem uma grande dificuldade de ter bons relacionamentos, pois pensam que todos que relacionam com ela estão ali para servi-la.

Mas, para você ter bons relacionamentos é fundamental que você esteja pronto para servir em primeiro lugar.

Entregar-se pelo outro torna-se muito mais prazeroso do que ser servido. Em especial quando esta entrega está motivada pelo verdadeiro amor. Pois o verdadeiro amor é um amor de entrega e não apenas de sentimentos e sensações.

Por isso, esteja pronto para não ser serviço e sim para servir. Relacionamentos que possuem esta característica tem grandes chances de serem sucedidos, pois ambas as partes se preocupam primeiro com o bem do outro e não de si mesmos.

4 – Aposte no diálogo para resolver os conflitos:

A quarta dica de como ter um bom relacionamento é apostar no diálogo para resolver todos os conflitos que surjam com o tempo.

É natural que em um relacionamento surjam conflitos e desavenças, mas é importante que se encontrem soluções para os problemas. A maneira mais simples de chegar em um consenso é por meio do diálogo.

Muitas pessoas têm dificuldade de ser relacionarem bem com os outros pois não conseguem ter um diálogo verdadeiro e sincero. É comum encontrar pessoas que tem receio em dialogar sinceramente, pois acreditam que assim estarão expostas demais para o outro. Outras pessoas já possuem uma dificuldade natural de expressar o que sentem e tem grande dificuldade em dialogar.

Mas, é importante que todos se esforcem em função de um diálogo produtivo e que pode trazer muitos benefícios para cada uma das pessoas.

Vale ressaltar que o diálogo irá se aprimorar com o tempo, em especial à medida que a confiança se fortalece e que ambas as pessoas entendam melhor a maneira de cada um se comportar e responder às situações do dia a dia.

5 – Utilize os gestos do cotidiano para fortalecer o relacionamento:

A última dica de como ter um bom relacionamento é utilizar as pequenas oportunidades do dia a dia para fortalecer o relacionamento.

Engana-se quem imagina que são os grandes eventos ou grandes presentes que mantém um relacionamento de pé.

Um bom relacionamento é construído no dia a dia, com pequenos gestos e pequenas atitudes. As atitudes verdadeiras e simples do cotidiano é que demonstrarão o quão um relacionamento é maduro e fortalecido.

Por isso, dedique-se para que na correria do dia a dia você tenha disponibilidade de cuidar do seu relacionamento. Demonstre no meio da correria o cuidado, o carinho e o zelo pelas pessoas que você ama.

É claro que comemorar datas importantes e dar um bom presente às pessoas que amamos não tem problema algum, mas apenas isso não funciona. É importante estar disposto a se doar um pouco a cada dia pelas pessoas que você ama.

É hora de finalizar!

Colocando estas cinco dicas em prática você terá condições de ter um relacionamento forte e feliz. É claro que todo relacionamento sempre terá algo a melhorar e cada um sempre poderá amadurecer um pouco mais. O importante é não se acomodar.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também desejam aprender um pouco mais sobre como ter um bom relacionamento.