Como tomar conta de idosos durante a noite

Tomar conta de idosos durante a noite não é tarefa simples. Exige certos conhecimentos específicos e muita disposição. É verdade que esta não é uma tarefa para qualquer um e neste artigo você encontrará dicas para viver melhor este período e não se perder no que fazer durante a noite.

Nos casos em que a pessoa idosa é acompanhada por um cuidador profissional tudo fica mais simples. Afinal, este cuidador tem uma formação específica para lidar com os desafios desta tarefa.

Agora, em muitos outros casos o idoso é acompanhado por familiares e amigos que não possuem os mesmos conhecimentos de um profissional. Neste caso é importante que a pessoa esteja disposta a aprender um pouco antes de começar a tomar conta de idosos durante a noite.

Outro ponto importante é que a pessoa que está disposta a cuidar de uma pessoa idosa também deve se cuidar. Ou seja, é importante estar com o sono em dia e livre de qualquer tipo de problema que impeça o bom desempenho do seu papel.

Pontos importantes sobre como tomar conta de idosos durante a noite:

1 – Saiba que a noite de cada idoso é diferente:

dicas práticas para tomar conta de idosos durante a noitedicas práticas para tomar conta de idosos durante a noiteEsta dica é muito importante para as pessoas que cuidam de mais de um idoso. É importante entender que cada um possui uma personalidade diferente e costumes diferentes para dormir.

Mesmo que os cuidados sejam similares é necessário entender as peculiaridades de comportamento de cada um e trata-los de maneira diferente, conforme o que for melhor para cada um.

Alguns idosos dormem mais, outros menos, alguns passam por momentos de insônia durante a noite, outros tem um sono profundo.

Ao começar a cuidar de um idoso no período noturno é importante que você entenda as características do sono que cada pessoa tem. À partir daí tudo se tornará mais simples e fácil.

2 – Prepare o idoso para uma boa noite de sono:

Uma noite de sono não se resume ao momento em que o idoso vai para a cama. Existem cuidados que favorecem uma boa noite de sono e você deve estar atento a eles.

O primeiro deles é evitar que a pessoa idosa assista televisão antes de dormir, em especial filmes que possam causar ansiedade e medo. Este tipo de atividade pode prejudicar o sono da pessoa.

Outro ponto importante é evitar conversas que mexam com a emoção da pessoa idosa antes de dormir. Estas emoções podem inibir o sono e ainda causar sonhos que sejam desagradáveis à pessoa idosa.

Tome cuidado também com a alimentação do idoso. Muitas bebidas podem prejudicar o sono da pessoa idosa, como o café, o chá preto e as bebidas alcoólicas. O cigarro também pode trazer prejuízos às noites de sono da pessoa idosa.

3 – Proporcione um ambiente agradável para o sono:

Outra dica importante sobre como tomar conta de idosos durante a noite é proporcionar um quarto agradável para que o idoso possa dormir.

Este ambiente é fundamental para que o idoso tenha um sono tranquilo e agradável.

É necessário manter a cama limpa, com lençóis e fronhas sempre trocadas. Também se preocupe com o colchão adequado e com o travesseiro do idoso, eles devem ser adequados à idade e em casos especiais seguir as prescrições médicas.

Quando possível também devem seguir o gosto da pessoa idosa, alguns preferem um colchão mais firme, enquanto outros preferem um colchão mais macio.

Evite ter equipamentos eletroeletrônicos ligados no quarto, a luminosidade pode atrapalhar o sono da pessoa.

É importante que a pessoa se sinta bem no seu quarto e tenha o mínimo conforto necessário para esta fase da vida.

4 – Esteja preparado para cuidar da higiene da pessoa idosa:

Um cuidado importante durante à noite é com a necessidade do idoso em utilizar o banheiro.

Existem casos em que a pessoa idosa ainda consegue se levantar para ir ao banheiro. Nestes casos é importante que o cuidador esteja atento a auxiliar o idoso a encontrar com facilidade o banheiro e caso necessário acompanha-lo para que faça suas necessidades.

Deixar a luz do banheiro acesa durante a noite pode facilitar muito a vida da pessoa idosa.

Também existem casos em que a pessoa já usa fraldas geriátricas. Então é necessário ficar atento à necessidade de trocar esta fralda à noite. A falta deste cuidado pode prejudicar a noite do idoso.

5 – Mantenha-se sempre atualizado quanto aos cuidados médicos:

A última dica sobre como tomar conta de idosos durante a noite é estar atento aos cuidados mais especializados que a condição do idoso exige.

Por exemplo, é comum que pessoas idosas tenham que tomar remédios durante à noite. Nestes casos é tarefa do cuidador ministrar a medicação conforme a indicação do médico.

Além da medicação pessoas idosas podem passar por doenças relacionadas à idade que exigem maior preparo do cuidador. Nestes casos é necessário que o cuidador esteja atento aos sintomas que o idoso possa apresentar durante a noite, em decorrência de possíveis doenças que a pessoa tem.

Caso você não tenha contato diário com a pessoa idosa é importante ter uma conversa detalhada com familiares e outros cuidadores. Converse sobre a saúde do idoso e a necessidade de atenção especial para algum tipo de problema.

Quanto mais esclarecido da situação do idoso, melhores serão as possibilidades de cuidado que você terá.

Finalizando

Como pode ver, estas dicas de como tomar conta de idosos durante a noite são simples e práticas. Mesmo assim, são importantes para que a noite de sono do idoso seja agradável, afinal o sono é muito importante para a saúde de todas as pessoas.

Vale lembrar, que esta atividade é um grande desafio. Mas, também uma grande oportunidade de demonstrar amor pelas pessoas importantes ou até mesmo pelo próximo que você mal conhece.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também querem aprender como tomar conta de idosos durante a noite, você poderá ajudar muitas pessoas.

Recomendados Para Você: