Viver Sem Vergonha
crencas-limitantes-e-seu-poder-negativo

Crenças limitantes: cuidado com elas

As crenças limitantes são algo que emperra a vida de muita gente, no entanto, muitas pessoas dificilmente entendem que muitas vezes não alcançam os seus objetivos e sonhos simplesmente porque possuem crenças disfuncionais que acabam por dificultar à concretização daquilo que desejam alcançar na vida.

Como as crenças limitantes são formadas

Durante toda a nossa vida somos influenciados de forma positiva e também de forma negativa pelas pessoas com as quais convivemos. Além disso, somos influenciados também pelas situações que vivenciamos ao longo dos anos.

crencas limitantes e seu poder negativoTudo isso acaba servindo como base para a formação de nossos modelos mentais e percepções a respeito do mundo, entretanto, nem sempre eles são formados de acordo com a realidade, muitas vezes são fantasiosos e não refletem o que de fato a realidade apresenta. É dessa forma que surgem as crenças limitantes.

As influências negativas de outras pessoas, aliadas às situações ruins que experienciamos, nos levam a acumular imagens mentais negativas sobre nós mesmos, a vida e outras pessoas. Assim, acabamos por utilizar essas imagens mentais negativas para interpretar o mundo e as pessoas ao nosso redor, isso provoca uma série de problemas, pois na maioria das vezes a realidade nada tem a ver com a imagem mental que temos a respeito dela.

Os problemas que surgem em decorrência disso são muitos, como, por exemplo, ideias distorcidas a respeito da própria capacidade de realizar algo, dificuldades para se relacionar, dificuldades para lidar com situações tensas, dificuldades para lidar com frustrações e desafios.

As crenças limitadoras ainda podem prejudicar a nossa capacidade de mudança, pois quando tentamos mudar, essas crenças podem acabar nos sabotando, assim, sempre fracassamos e alimentamos ainda mais os pensamentos negativos a respeito da nossa própria competência, e a respeito da possibilidade de alcançarmos coisas melhores na vida.

Essas crenças são fortes e muitas vezes difíceis de derrubar, afinal, desde a infância somos alimentamos com ideias e percepções distorcidas a respeito de nós mesmos, das pessoas e do mundo. Os pais são os maiores influenciadores na infância, e se eles carregam muitas crenças limitantes, a chance de transmitirem todas elas para os filhos é muito grande.

No entanto, não podemos ficar presos às dificuldades, precisamos lutar para eliminar as crenças limitantes, de maneira que consigamos viver plenamente, sem medo de realizar as coisas boas que desejamos para a nossa vida.

Para eliminar essas crenças é necessário recorrer a instrumentos que nos ajudem a construir imagens mentais mais positivas a respeito do mundo, das outras pessoas e de nós mesmos.

Como acabar com as crenças limitadoras

Para eliminar essas crenças precisamos ressignificar a nossa vida. Precisamos dar novo sentido as nossas experiências, as nossas relações com as pessoas, com o mundo e com nós mesmos.

Esse processo de ressignificação pode ser realizado com a ajuda de instrumentos como terapia, coaching, Meditação, Yoga.

Não é um processo fácil, no entanto, os benefícios são imensos. Ao ressignificar as suas experiências e imagens mentais você conseguirá perceber a realidade de um ângulo muito mais positivo, e conseguirá agir com segurança, energia e perseverança para conquistar aquilo que deseja.

A respeito dos instrumentos que podem te ajudar nesse processo de ressignificação, destaco o Yoga, uma prática incrível que pode te ajudar a ter uma vida muito melhor. Para saber mais a respeito, recomendo que leia o texto Yoga para iniciantes.

Recomendados Para Você: