Viver Sem Vergonha
lidar-com-pessoas-toxicas

Cuidado com as pessoas tóxicas

Cuidado! As pessoas tóxicas podem acabar com a sua energia e te deixar exausto, com baixa autoestima e com um desagradável sentimento de culpa.

As pessoas tóxicas estão por toda parte, e muito provavelmente você se relaciona com pelo menos uma delas com muita frequência.

O que são pessoas tóxicas?

Pessoas tóxicas são aquelas pessoas que quando você se relaciona com elas, te colocam para baixo, e você fica com aquela sensação desagradável de que perdeu energia de uma forma desconhecida, afinal, não entende como é possível se sentir tão cansado apenas com uma conversa.

lidar-com-pessoas-toxicasNormalmente elas gostam de intriga, e arrumam sempre um jeito de arrumar brigas ou discussões na maioria das vezes sem sentido algum.

Elas são exigentes, e cobram demais. Se fazem de vitima para você se sentir culpado, e quando suas exigências não são atendidas, elas simplesmente enlouquecem e despejam um monte de desaforos e reclamações, e quando você tenta dialogar pautado na lógica, elas te atacam, te acusando de mil coisas.

Pessoas tóxicas na maioria das vezes são carentes, e não entendem que cada um tem o direito de viver sua própria vida e de fazer suas próprias coisas. Elas são sedentas por atenção e carinho, e pensam que os outros são obrigados a suprir todas as suas necessidades de amor e atenção.

Normalmente são muito faladoras. Falam de si mesmas, de suas necessidades, e de como as pessoas não entendem que elas (as pessoas tóxicas) precisam de carinho e atenção. É comum falarem mal de outras pessoas, acusando-as de não as compreenderem.

Elas são sempre as coitadinhas, as injustiçadas, as sofredoras. Estão sempre em busca de um ouvido para despejar uma tonelada de reclamações e cobranças.

Pessoas tóxicas são extremamente críticas, e não perdoam qualquer deslize. Logo que percebem que não conseguirão toda a atenção e amor que desejam, partem para o ataque, e buscam a todo custo destruir a autoestima da pessoa com a qual estão se relacionando.

Como lidar com essas pessoas

Infelizmente, durante a vida é comum nos relacionarmos com uma porção de pessoas tóxicas, portanto, para evitar sofrimentos e confusões desnecessárias, o melhor caminho é aprender a lidar com esse tipo de pessoa difícil.

  • Dica 1- A primeira dica é a mais óbvia: afaste-se dessa pessoa: Se ao fazer isso você se sentir muito melhor, então terá certeza de que realmente estava se relacionamento como uma pessoa tóxica. Em alguns casos pode ser difícil se afastar de pessoas assim, nesse caso, tente seguir as outras dicas que vamos apresentar em seguida.
  • Dica 2 – Defenda-se com energia: Você precisa conversar seriamente com essa pessoa, dizer que não gosta do comportamento dela com você, e que não aceitará ser desrespeitado. Ao fazer isso, muito provavelmente a pessoa tentará ridicularizar a sua dignidade e sua tentativa de se posicionar, no entanto, é preciso aguentar firme e expor a sua opinião e o seu desejo de dar um basta nos abusos.
  • Dica 3 – Haja com respeito: Para não perder a razão, e também para não agir com injustiça e truculência, você precisa ser respeitoso. Não use xingamentos e nem ataque a dignidade da pessoa. Defender-se não quer dizer agir com violência ou desrespeito, é simplesmente exigir ser respeitado.
  • Dica 4 – Procure maneiras de fortalecer a sua autoestima: Quem tem a autoestima forte não se deixa levar pelas loucuras das pessoas tóxicas, portanto, é muito importante que você procure aumentar o seu autoconhecimento, e invista em recursos que te ajudem a lidar de forma mais serena com as diversas situações e pessoas que você encontra na sua vida. Nesse sentido, recomendamos que você procure fazer meditação, pois isso te ajudará a lidar melhor com os seus próprios sentimentos e com as situações que as pessoas tóxicas criam para te atingir.

Recomendados Para Você: